Confira os exames necessários para a saúde sexual
Vivenciar a sexualidade de forma satisfatória exige saúde física e mental, por isso se antecipar aos problemas é a forma mais inteligente de garantir a sua saúde – isso é prevenção em saúde.
Conversamos com nossa ginecologista Dra. Olívia Oléa, e ela nos passou uma lista de exames essenciais para a saúde sexual. Confira!
XX exames necessários para a saúde sexual
1 – Vacinação
Para quem ainda não iniciou a vida sexual é muito importante a vacinação contra o vírus do HPV (papilomavírus humano), principalmente para crianças e adolescentes, mas também pode ser feita em pessoas sexualmente ativas. Essa vacina é disponibilizada pela rede pública para meninos de 12 e 13 anos, e meninas de 9 a 13 anos.
O dr.consulta também oferece a vacina em suas unidades. Se você não foi vacinado ainda, informe-se com o seu médico na sua consulta de rotina, pois é um ponto fundamental quando se fala em saúde sexual.
3 – Exame Físico
Toda mulher que procura viver e envelhecer de maneira saudável deve cuidar da sua saúde íntima. Por isso é tão importante que ela consulte regularmente o seu médico e faça os exames preventivos recomendados para cada etapa da sua vida.
Faz parte de uma rotina preventiva anual:
- consulta e exame físico completo realizado pelo seu ginecologista, que acaba sendo o clínico geral de tantas mulheres, e muitas vezes é na consulta ginecológica que algum diagnóstico novo é feito;
- consulta e exame físico completo realizado por seu médico especialista, a depender de cada pessoa e de suas particularidades. Aqui entram: cardiologista, pneumologista, oftalmologista, ortopedista etc;
- consulta periódica com outros profissionais fundamentais para uma assistência multiprofissional: psicólogo, fisioterapeuta, dentista.
Exames laboratoriais e de imagem
A indicação de realização e periodicidade dos exames laboratoriais e de imagem deve ser estabelecida por um profissional sempre, pois é ele que conhece a sua história e fez seu exame físico.
- papanicolau;
- ultrassom pélvico ou transvaginal;
- ultrassom das mamas;
- mamografia;
- densitometria óssea;
- exames de sangue rotineiros: colesterol, glicemia de jejum, função da tireoide, etc;
- sorologias para HIV, sífilis, hepatites: recomendado em toda pessoa sexualmente ativa, independente de possuir parceiro fixo, ou não;
- dosagens hormonais, indicado pelo médico que esteja investigando a sua queixa.
Previna-se!
Só está bem para o sexo, quem está bem em todos os outros aspectos da vida. Portanto, a prevenção é necessária e é o melhor caminho para garantir uma saúde sexual sem problemas.
Olá, DR. Consulta, muito bom. Como eu descobri um antigo Método Caseiro que DESTRUIU MINHA EJACULAÇÃO PRECOCE em poucos dias. Acesse o link e conheça:
http://bit.ly/umantigoMétodoCaseiroqueDESTRUIUMINHAEJACULAÇÃOPRECOCE
OLá. Seus conteúdos são sempre muito relevantes para nós. Sempre buscamos informações aqui para agregar valor ao nosso trabalho. Obrigado.
Oi, Evy! Bom dia, tudo bem? Nossa muito bom saber que ajudamos vocês 🙂 Continue nos acompanhando 😉
[…] Exames relacionados à vida íntima são muito evitados por algumas pessoas. Logo, faz parte da empresa influenciar e esclarecer alguns mitos. […]
[…] Exames relacionados à vida íntima são muito evitados por algumas pessoas. Logo, faz parte da empresa influenciar e esclarecer alguns mitos. […]