Sem menstruação? Diversos problemas podem ser a causa
Problemas psicológicos, endocrinológicos, medicamentosos e físicos, que vão dos simples aos mais graves, podem fazer com que a mulher pare de menstruar.
Quando uma mulher fica sem menstruação e tem uma vida sexual ativa, a primeira suspeita é de que ela esteja grávida. Desde a primeira menstruação até a fase adulta, a mulher passa por várias transformações que podem resultar em ciclos menstruais irregulares, com adiantamentos, atrasos ou ausência de menstruação (amenorreia).
O desequilíbrio na produção dos hormônios estrogênio e progesterona é o que na maioria dos casos interrompe a menstruação.
Entre os fatores emocionais que podem interferir na irregularidade menstrual estão o estresse e a ansiedade, que fazem com que a mulher não ovule em determinado ciclo, deixando-a sem menstruação no mês. Algumas vezes, a ansiedade que essa situação causa acaba atrasando ainda mais o ciclo. Isso ocorre porque o estresse provoca alteração na região do cérebro responsável pelo controle dos hormônios que regulam os ciclos menstruais.
Causas que podem deixar uma mulher sem menstruação
Estes são alguns dos motivos que podem levar à ausência de menstruação:
Causas naturais: gravidez
Causas patológicas
- O uso de anticoncepcionais
- dietas restritivas
- excesso ou a falta de exercícios
- obesidade ou o baixo peso (desnutrição)
- má qualidade do sono
- problemas de tireoide
- síndrome dos ovários policísticos
- menopausa
- uso de medicamentos como antidepressivos e anti-hipertensivos
- quimioterapia e radioterapia
- infecções e outras doenças mais graves, como a presença de cistos e tumores
Mas atenção, pois irregularidades na menstruação que durem mais de três meses devem ser investigadas. Caso isso esteja ocorrendo com você, procure a ajuda de um médico ginecologista para que ele possa fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.
Principais sintomas e como diagnosticar
Além de ficar sem menstruação, a mulher pode apresentar outros sintomas, como cansaço, irritabilidade, retenção de líquidos, mal-estar, ganho ou perda de peso sem motivo, surgimento de acnes, crescimento de pelos no rosto e no corpo, ressecamento da pele, perda de cabelo e sensibilidade mais aflorada.
Para saber o que está causando o problema, os médicos costumam pedir exames de sangue e ultrassom pélvico/transvaginal, inicialmente. Exames mais complexos como uma tomografia ou ressonância magnética podem ser solicitados a depender da hipótese diagnóstica.
Tratamento
O tratamento depende do que está causando a falta de menstruação e pode ser feito com mudanças na alimentação, com a inclusão de exercícios físicos na rotina, com o uso de suplementos hormonais, de anticoncepcionais orais ou, ainda, cirurgia, se o problema estiver relacionado à presença de cistos ou tumores nos ovários, no útero ou na hipófise. Ou seja, procure seu ginecologista para entender seu diagnóstico e saber o melhor tratamento.
Agende uma consulta com um médico que atua na área de ginecologia agora mesmo.