Ícone do siteBlog dr.consulta

Tire suas dúvidas sobre o teste do pezinho

Teste do Pezinho

Com apenas uma picadinha no calcanhar do bebê podemos detectar precocemente algumas doenças sérias, que podem afetar o seu desenvolvimento.
O teste do pezinho é feito após as primeiras 48 horas até o 5º dia de vida, a partir de uma amostra de sangue do calcanhar do bebê que é enviada para análise. O resultado pode demorar até 30 dias, mas geralmente fica disponível em uma semana. Caso haja alguma alteração, uma nova coleta deverá ser realizada para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Atualmente, a versão básica do teste, oferecida na rede pública de saúde detecta 6 doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Há uma outra versão do teste, mais completa, que diagnostica mais 4 doenças, além das oferecidas pela rede pública: deficiência de G6PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita. Há ainda o teste SUPER que é capaz de detectar até 48 patologias.
Para sabermos um pouquinho sobre as doenças diagnosticada com o teste básico:
Fenilcetonúria: Causada pela deficiência do aminoácido fenilalanina e seu acúmulo no organismo pode causar atraso do desenvolvimento e déficit mental.
Hipotireoidismo congênito: A falta do hormônio da tireoide pode causar comprometimento do desenvolvimento físico e retardo mental.
Fibrose cística: Doença que afeta os pulmões e o pâncreas, acarretando em aumento da viscosidade (catarro mais duro e de difícil expectoração) das secreções e frequentemente diarreia, propiciando infecções respiratórias e gastrointestinais.
Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias: Alterações na hemoglobina podem causar comprometimento da circulação, podendo afetar quase todos os órgãos. Podem aumentar o risco de infecções, dores no corpo e atraso no desenvolvimento.
Hiperplasia adrenal congênita: Doença genética que compromete as glândulas supra-renais, acarretando em prejuízo na produção de alguns hormônios essenciais para o funcionamento do organismo, como o cortisol e a aldosterona.
Deficiência de biotinidase: Impede que alguns alimentos sejam processados e metabolizados adequadamente pelo organismo.
Procure sempre o pediatra para orientações e acompanhamento do seu bebê.
[more title=”Agende uma consulta com um pediatra agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/pediatra”]

Sair da versão mobile