Desde 2008, o Brasil é o país em que se consome mais agrotóxicos em todo o mundo. O dado é sustentado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além disso, um dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) revela que cerca de 70% dos produtos in natura consumidos no país estão contaminados por essas substâncias.
Na contramão dessa tendência, há os alimentos orgânicos. Totalmente livres de químicos tóxicos, esses cultivos apresentam uma série de benefícios à saúde — além de serem muito mais saborosos.
Quer conhecer um pouco mais sobre os orgânicos e os benefícios que eles podem trazer para você? Acompanhe!
O que são alimentos orgânicos?
No Brasil, existem leis que regulamentam a produção de alimentos orgânicos. Para serem considerados orgânicos, os alimentos têm de ser produzidos com técnicas que respeitam o meio ambiente.
Em todas as etapas do processo, esses produtos não recebem substâncias que podem causar prejuízos para a saúde do consumidor, do produtor e, menos ainda, da terra.
O combate às pragas é feito com substâncias naturais, como óleos essenciais de outras plantas que têm o poder de afastar fungos e insetos. O solo também é fertilizado com adubos naturais.
Na produção de ovos orgânicos, por exemplo, as galinhas são criadas sem a aplicação de antibióticos, anabolizantes e hormônios. O mesmo acontece com o gado na produção de carne e leite.
Quais os benefícios dos orgânicos para a saúde?
O simples fato de não conter uma série de substâncias tóxicas para o organismo já representa um imenso benefício desse tipo de alimento. Mas há 5 fatores que podemos destacar:
1. Menos chances de desencadear alergias
Algumas pessoas manifestam reações alérgicas intestinais ou cutâneas, ao ingerir determinados alimentos. Em muitos casos, porém, elas não têm alergia ao alimento em si, mas às substâncias químicas defensivas utilizadas na produção. Ao cortar essas substâncias, eliminam-se também os sintomas.
2. Maior nível nutritivo
Apesar das dificuldades metodológicas, alguns estudos nacionais e internacionais têm apontado que alimentos orgânicos contém níveis maiores de nutrientes quando comparados aos convencionais.
Em termos de minerais, um estudo de 1993 realizado pelo pesquisador norte-americano Bob L. Smith — revelou que os alimentos orgânicos possuem 125% mais potássio, 118% mais magnésio, 73% a mais de ferro e 63% mais cálcio.
O mesmo ocorre quando pensamos nas vitaminas. Pesquisas em todo o mundo — inclusive brasileiras — vêm demonstrando que os alimentos orgânicos têm maiores quantidades de vitaminas. A cenoura cultivada em solo que recebe adubos naturais, por exemplo, tem mais vitamina C e betacaroteno.
O leite orgânico possui níveis mais altos de vitaminas E e A, além de outros antioxidantes.
3. Não interferem nos seus níveis hormonais
Vários pesquisadores têm estudado e comprovado o impacto negativo das substâncias adicionadas aos alimentos nas funções endócrinas dos seres humanos.
Um exemplo é a pesquisa feita na Escola de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz sobre a exposição aos agrotóxicos e a ocorrência de desequilíbrios no sistema reprodutor.
O autor concluiu que a exposição crônica a agrotóxicos pode interferir na regulação de hormônios sexuais em adultos e também na qualidade seminal dos jovens estudados. Com os alimentos orgânicos, essas interferências não acontecem.
4 Atuam na prevenção ao câncer
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), nas regiões onde o uso de agrotóxicos é maior, também ocorrem casos de câncer em quantidade muito acima da média do país.
O consumo de alimentos orgânicos diminui sua exposição a essas substâncias nocivas e pode prevenir o aparecimento de tumores, não só pela simples redução da exposição, mas também porque os orgânicos também possuem maiores concentrações de nutrientes antioxidantes e que combatem o câncer, como já dito acima.
Orgânico também engorda?
Algumas pessoas têm uma tendência a acreditar que, por se tratar de um alimento natural e saudável, os orgânicos podem ser consumidos livremente. Ledo engano: se consumidos sem moderação, esses produtos vão fazê-lo engordar, tal como os demais.
Para conseguir ter uma dieta equilibrada e fazer o melhor uso dos alimentos orgânicos, é fundamental ter o acompanhamento de um nutricionista.
Esse profissional pode montar um cardápio de acordo com as suas necessidades, criando as melhores combinações para que você extraia o máximo de cada garfada.
Precisa melhorar sua alimentação de uma forma geral?
Marque uma consulta com um de nossos nutricionistas e passe a ter muito mais saúde e bem-estar!