O Brasil é um país de clima quente e muitas pessoas estão acostumadas com o sol constante. Infelizmente essa é uma das razões pelas quais 77% dos brasileiros não se preocupam em se proteger das queimaduras de sol e do câncer de pele.
4 dicas práticas para se proteger das queimaduras de sol
Para ajudar a reverter essa situação, hoje falaremos sobre 4 dicas práticas que você pode usar para sua proteção, confira!
1. Use protetor solar diariamente
Não pense que o protetor solar deve ser usado apenas quando você vai à praia ou ao parque. Ele é tão necessário quanto o desodorante que você usa no dia a dia, com a diferença de que ele deve ser passado de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol.
Durante esse tempo, o produto se estabiliza na pele e a protege de maneira eficiente. Seja em dias nublados ou de muito sol, os raios ultravioletas atravessam as nuvens e chegam à terra. Portanto, é preciso cuidar da pele o ano todo, e não apenas no verão.
Saiba que toda vez que a sua pele entra em contato com o sol, os raios ultravioletas atingem o DNA, o que pode trazer consequências no futuro. Portanto, comece a se proteger agora, mesmo que você não apresente indícios de problemas.
2. Evite se expor ao sol em alguns horários
É muito importante se proteger das queimaduras de sol durante todo o dia, mas alguns horários são mais perigosos. O período das dez da manhã até às quatro da tarde é o que mais tem incidência da radiação ultravioleta B, responsável por causar as queimaduras e também pelo câncer de pele.
A recomendação não se expor ao sol nesses horários, mas, como nem sempre isso é possível, investir em proteção solar com o uso de roupas com proteção UV, óculos, chapéus, bonés e filtros solares também ajuda muito.
3. Use a alimentação para se proteger das queimaduras de sol
Você sabia que é possível se proteger mais dos raios ultravioleta quando você faz algumas adaptações na sua alimentação? Pois é.
Alimentos ricos em antioxidantes protegem a pele, fazendo com que ela fique mais resistente — e evitando o envelhecimento precoce, o ressecamento e as queimaduras de sol.
Alimentos como pimentão, abóbora, brócolis, cenoura, tomate, agrião, mamão e goiaba são ricos em carotenóides. As mesmas enzimas que protegem essas frutas e legumes da radiação solar agem em nosso corpo, evitando os danos causados pelo sol.
O chá verde e o cacau também são ótimos quando se trata da proteção da pele, mas para que os alimentos tenham o efeito desejado, devem ser ingeridos diariamente.
As vitaminas C e E também auxiliam na proteção contra os danos causados pelo sol e, consumidas juntas, protegem contra os raios UVA e UVB. Frutas cítricas como limão, laranja, abacaxi e mexerica são alguns exemplos de alimentos que contém vitamina C.
Já os aspargos, o brócolis, as batatas doces, têm altas doses de vitamina E.
4. Opte por cosméticos com antioxidantes
Caso você não consiga incluir tais alimentos na sua rotina, também existe a opção de usar cremes hidratantes ou filtros solares que contêm algumas dessas substâncias. Tanto os alimentos como os produtos cosméticos, precisam ser usados constantemente.
Caso você faça uma viagem em que a exposição ao sol será maior, é necessário começar a aplicação, pelo menos, dois meses antes.
Mas se você não lembrar da proteção e apresentar queimaduras de sol, nada de esfregar ou puxar a pele que estiver descamando. Beba bastante água — para evitar a desidratação —, tome um banho frio para aliviar o calor e procure imediatamente um dermatologista.
Nós temos várias unidades de atendimentos com dermatologistas que podem cuidar do seu caso. Agende sua consulta.