Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do 4G Folic

Contraindicação do 4G Folic

Este medicamento é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade ao ácido fólico ou outro componente da fórmula e pacientes com anemia perniciosa.

Como usar o 4G Folic

1 a 2 comprimidos de 5mg, 1 vez ao dia.

Observação

Na prevenção de malformação do tubo neural deve-se administrar 1 comprimido de 5mg diariamente durante todo o período fértil da mulher sexualmente ativa. Prolongar o uso da medicação pelo menos durante as 4 primeiras semanas de gestação.

Interrupção do tratamento

No tratamento das anemias megaloblásticas por carência de ácido fólico, a interrupção pode retardar a cura da doença. Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Precauções do 4G Folic

O uso do ácido fólico não é uma terapia apropriada para anemia perniciosa e anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12.

Populações especiais

Grávidas e lactantes

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Pacientes idosos

Este medicamento pode ser usado por pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as precauções comuns ao produto.

Reações Adversas do 4G Folic

As reações adversas estão relacionadas a ingestão de doses elevadas (mais de 15mg/dia).

Existem relatos na literatura de que doses acima de 15mg/dia, possam produzir alterações no SNC, decorrentes de aumento na síntese de aminas cerebrais, além de eventuais distúrbios gastrintestinais.

Podem, contudo, ocorrer reações alérgicas, tais como urticária, rash cutânea e outras.

É comum com o uso de ácido fólico, o aparecimento de coloração amarela na urina.

Doses elevadas (acima de 15mg/dia) podem comprometer a absorção intestinal do zinco e levar a uma precipitação de cristais de ácido fólico nos rins.

Interação Medicamentosa do 4G Folic

Fosfofenitoína, fenobarbital e fenitoína

Aumenta o metabolismo destas drogas diminuindo suas concentrações sanguíneas.

Trimetoprima

Antagonismo, com diminuição da atividade do ácido fólico, o mesmo ocorre com o metotrexato. A sulfazalazina diminui a absorção do ácido fólico.

Informar seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Não use esse medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser prejudicial sua saúde.

Interação Alimentícia do 4G Folic

Não há relatos até o momento.

Ação da Substância 4G Folic

Características farmacológicas

O ácido fólico medicamentoso é conhecido também como ácido pteroilglutâmico. Difere essencialmente do ácido fólico alimentar, uma vez que está sob a forma de monoglutamato, enquanto que o ácido fólico contido nos alimentos está sob a forma de poliglutamato. Uma vez absorvido o ácido fólico se transforma rapidamente na sua principal forma ativa, o ácido tetraidrofólico. O ácido fólico é encontrado em quase todos os alimentos, em pequenas quantidades sob a forma de poliglutamatos, sendo inutilizados no cozimento ou na forma destes alimentos.

Farmacologia

O ácido fólico é uma vitamina essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que é indispensável à síntese do DNA e conseqüentemente à divisão celular. A carência do ácido fólico vai afetar diretamente todos os tecidos, mas os efeitos prejudiciais são mais imediatos nos tecidos que se renovam numa velocidade mais rápida. Assim, os elementos figurados do sangue, o epitélio intestinal (especialmente o delgado) e mucosas em geral, vão se renovar de forma incompleta na carência de ácido fólico, originando graves distúrbios orgânicos que não apresentam sinais clínicos muito evidentes, havendo dificuldade no diagnóstico de sua carência.

Farmacocinética

O ácido fólico sob forma de monoglutamato é absorvido no intestino delgado e é convertido rapidamente nas diversas formas de folato ativo. A eliminação do ácido fólico é por via renal. A taxa de excreção é proporcional as doses administradas. Doses pequenas como 0,2mg têm um aproveitamento biológico total. Doses elevadas, acima de 15mg têm uma taxa de excreção que varia entre 50 a 90%. O ácido fólico alimentar é muito lábil às ações oxidantes, à luz ultravioleta e ao aquecimento.

Sair da versão mobile