5 mitos e verdades sobre o uso de álcool em gel
A higienização correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel sempre foi uma das medidas mais eficazes na luta contra vírus e bactérias.
Mas devido a pandemia do novo Coronavírus, esta medida passou a ser ainda mais essencial para evitar o risco de enfermidades pela Covid-19.
Com o crescente uso de álcool em gel pela sociedade, cresce também o número de dúvidas acerca dos perigos e benefícios do produto. Por isso, separamos 5 mitos e verdades sobre o uso do álcool em gel para você se informar corretamente sobre o assunto.
5 mitos e verdades sobre o uso do álcool em gel
Posso utilizar qualquer tipo de álcool em gel para higienizar as mãos
MITO. O álcool em gel recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na luta contra vírus e bactérias é o que há concentração de 70% de álcool etílico.
Para facilitar a entrada do agente nos micro-organismos presentes nas mãos, é necessário que o álcool também tenha uma quantidade exata de água em sua composição.
Por isso, evite o uso do produto com diferentes concentrações de álcool etílico e o mais importante: não caia na armadilha de criar receitas caseiras utilizando o álcool comum de limpeza. Além dele ser prejudicial à pele, o álcool comum evapora mais rápido do que o seu tipo em gel, tendo menor tempo para agir contra o vírus.
Tenho que passar uma quantidade exata de álcool em gel nas mãos para que seja eficaz
VERDADE. O ideal é você aplicar uma quantidade suficiente de álcool em gel que cubra toda a superfície das suas mãos.
Se você aplicar uma quantidade menor, suas mãos não ficarão protegidas por completo. Caso aplique uma quantidade maior, o excesso de álcool em gel poderá prejudicar a pele das suas mãos, agredindo-as.
Importante: após aplicar o álcool em gel nas mãos, deixe o produto secar espontaneamente. E não se esqueça que o álcool em gel deve ser aplicado nos punhos e nos dedos polegares também.
Posso substituir o uso de álcool em gel pelas luvas
MITO. Segundo especialistas, o uso de luvas jamais pode substituir o álcool em gel ou a lavagem das mãos.
O seu uso, além de causar a falsa impressão de que suas mãos não precisam ser higienizadas, tende à contaminação no momento de retirada do acessório.
Se eu usar álcool em gel várias vezes ao dia, não preciso lavar as minhas mãos
MITO. O álcool em gel é um antisséptico super eficaz contra vírus e bactérias, entretanto, só deve ser utilizado em momentos em que não há como lavar as mãos com água e sabão.
Importante: caso você tenha lavado as suas mãos corretamente, seguindo as normas da OMS, o uso de álcool em gel também passa a ser dispensável.
O detergente tem os mesmos efeitos que o álcool em gel
VERDADE. Essa é uma afirmação considerada polêmica, pois, segundo especialistas, o detergente pode sim ser utilizado para higienizar as mãos.
Entretanto, não é o produto mais indicado para isso, já que pode prejudicar a pele, deixando-a desidratada e com microfissuras. Dê preferência para os sabonetes com hidratantes em sua composição.
Aprenda a higienizar as mãos corretamente no nosso artigo.