Ícone do siteBlog dr.consulta

6 possíveis motivos para a dor nas articulações constante

Sentir dor nas articulações é algo bem comum, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, ela pode ter diferentes causas, algumas mais graves e outras facilmente curáveis. O fato é que se não for tratada a tempo, pode se tornar algo crônico e com sérias implicações.

Continue a leitura e entenda os principais problemas que provocam dores articulares.

6 possíveis motivos para a dor nas articulações constante

1. Artrite

É uma inflamação que, além de provocar muitas dores, restringe bastante os movimentos. Pode ser causada por mais 100 motivos diferentes, sendo mais comum em mulheres, principalmente com sobrepeso.

É um problema crônico, mas pode ser tratado com anti-inflamatórios e fisioterapia — para a recuperação dos movimentos e evitar a piora do quadro.

2. Osteomielite

A osteomielite é uma infecção óssea causada por bactérias ou fungos. Nos adultos, é mais comum no quadril, na coluna e nos pés.

A dor é realmente o primeiro sintoma a aparecer, seguida de febre com calafrios, inchaço, rigidez, vermelhidão e irritação. A doença pode ser tratada com antibióticos e anti-inflamatórios.

3. Fibromialgia

Ainda não foram identificadas as causas da fibromialgia, mas é um distúrbio ligado ao sono, ao sedentarismo, à fadiga e à ansiedade. É uma dor crônica generalizada nas articulações, com grande sensibilidade nos tendões e nos músculos.

Também é mais frequente em mulheres — em especial as na faixa dos 20 aos 50 anos. A doença não tem cura, mas pode ser amenizada com o uso de medicamentos e, sobretudo, com a prática de exercícios físicos.

4. Fadiga crônica

A síndrome da fadiga crônica é uma doença caracterizada por um cansaço e mal-estar extremos, que não cessam mesmo com repouso.

Não se sabe o que provoca o problema, que deixa a pessoa bastante debilitada, com dores musculares e nas articulações, dor de cabeça e na garganta. Por ter causas desconhecidas, é possível tratar apenas os sintomas.

5. Luxações

Uma luxação é uma lesão de impacto — gerada por uma queda ou por uma batida, por exemplo. A área afetada fica dolorida, dormente e com sensação de formigamento.

É importante procurar um médico ou serviço de saúde imediatamente, uma vez que a luxação pode infeccionar a área afetada ou estar acompanhada de uma fratura. Normalmente, a dor passa em alguns dias, apenas com o uso de anti-inflamatórios.

6. Gota

É um tipo de artrite gerada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações. Também chamada de doença dos reis, pode se apresentar na forma aguda, com bastante dor no local, ou crônica — em que ocorrem episódios repetidos de inflamação em diversas áreas.

Em ambas as situações, o ácido em excesso no sangue se acumula em uma articulação, formando cristais que originam a dor. No entanto, apesar de estar ligada a fatores de risco como colesterol alto, diabetes e genética, não se sabe ainda suas causas. É preciso procurar um médico de imediato, para fazer um tratamento sintomático ou crônico.

Mesmo que a dor nas articulações tenha diferentes motivações, todas elas podem ser evitadas com a prática de exercícios físicos regulares e hábitos saudáveis. Além disso, é fundamental procurar um médico assim que a dor surgir.

Está com dores articulares? Encontre um médico bem perto de você! Consulte nossa disponibilidade de horários agora mesmo.

Sair da versão mobile