Ícone do siteBlog dr.consulta

6 recomendações médicas para manter o rim saudável

Female hand holding model of human kidney organ at back of body. Hand showing model with outside of human kidney isolated on white background. The artificial model for education shows the exterior of the kidney organ. This organ or gland filters and purifies the blood. People have two kidneys in their body and sometimes a person donates one for transplantation to another person with a kidney disease.

Por ser um órgão vital para o ser humano, todo cuidado é pouco quando se trata da saúde dos rins.

Dentre as suas principais funções, os rins são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar substâncias prejudiciais do organismo. Eles também ajudam a regular o pH sanguíneo e a produção de hormônios essenciais para o corpo. 

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a DRC, conhecida como Doença Renal Crônica, é uma das complicações médicas mais sérias que acometem os rins. Segundos dados divulgados pelo órgão, a doença tem maior predominância no sexo masculino com taxa de crescimento anual de 2,2%. Por ser um mal silencioso, muitos pacientes desconhecem que têm a doença, até a descobrirem em estágio avançado. 

Entre outras complicações que também acometem os rins estão o câncer de rim, os cistos renais e a insuficiência renal. 

O não tratamento adequado destas doenças prejudica o funcionamento do órgão, provocando danos graves em suas estruturas e no seu equilíbrio. 

O que fazer para manter o rim saudável?

Existem algumas recomendações médicas importantes, que ajudam a manter a saúde dos rins em dia. Veja abaixo as seis dicas que separamos: 

1. Alimente-se corretamente

Fuja dos industrializados e das comidas gordurosas e pesadas. O sobrepeso é inimigo da saúde dos rins, principalmente por causa do excesso de sódio e colesterol no sangue. O ideal é manter uma dieta equilibrada, sem exageros e repleta de frutas, verduras e legumes. 

Saiba como reeducar a sua alimentação em 7 passos na nossa matéria completa. 

2. Hidrate-se todos os dias

Beber em média 2 litros de água por dia ajuda os rins a filtrar as substâncias nocivas à saúde do corpo. Então, não se esqueça de estar sempre com a sua garrafinha de água por perto.

3. Fique de olho na diabetes e na pressão

Tanto a diabetes quanto a hipertensão são doenças perigosas para o desenvolvimento de complicações renais. A pressão alta, por exemplo, altera o calibre das veias onde o sangue circula, bloqueando a passagem do líquido pelos rins. 

Dessa maneira, é muito importante ficar atento aos sintomas destas doenças e aos seus tratamentos regulares. 

4. Nada de álcool em excesso

Pequenas doses de bebidas alcoólicas podem até ajudar no funcionamento dos rins, porém esse consumo deve ser controlado.

A alta ingestão de álcool pode provocar hipertensão, que em seu estágio avançado, tende a afetar os rins negativamente. 

5. Evite cigarros

O fumo é um dos males que mais assombram a saúde do corpo humano. Assim como o álcool, o cigarro pode provocar o surgimento de doenças crônicas como a hipertensão e, futuramente, causar sérios danos aos rins. 

6. Consulte um especialista regularmente

Consultar um nefrologista regularmente é tão importante para a saúde dos rins quanto os cuidados diários descritos acima.

Realizar check-ups também é essencial para prevenir e diagnosticar doenças nos rins precocemente. E lembre-se: o diagnóstico tardio diminui as chances de cura de qualquer complicação médica. 

Conheça os check-ups que o dr.consulta oferece para você e sua família. 

Sair da versão mobile