Ícone do siteBlog dr.consulta

A importância da tomografia no diagnóstico da Covid-19

Desde que a pandemia da Covid-19 começou no Brasil, o PCR e os testes de anticorpos se tornaram os exames mais populares para detectar o novo coronavírus. Mas você sabia que a tomografia computadorizada também pode ser uma grande aliada no diagnóstico da doença? 

Apesar de não ter o poder de diagnosticar isoladamente a Covid-19, especialistas afirmam que a tomografia pode avaliar o comprometimento pulmonar provocado pela doença, já que o exame de imagem tem a capacidade de revelar detalhes mais profundos e específicos de órgãos e tecidos. 

Para quem não conhece o procedimento, a tomografia computadorizada é um exame de imagem com alto nível de detalhamento. Geralmente, dura de 5 a 30 minutos e só pode ser realizada após uma solicitação médica. Durante o exame, o paciente permanece deitado e imóvel enquanto o equipamento capta as imagens necessárias para a futura avaliação médica. 

Devido a complexidade da pandemia e o aumento no número de mortes, foi dada a permissão para que a tomografia não necessite de pedido médico quando solicitada para o diagnóstico de casos sintomáticos da Covid-19. Facilitando, assim, a visualização do quadro do paciente infectado. 

Quem não pode realizar a tomografia computadorizada? 

Por fazer uso de radiação para captar as imagens, a tomografia não pode ser realizada por mulheres gestantes ou com suspeita de gravidez. 

Em alguns casos, a tomografia pode ser solicitada com o uso de contraste, o qual permite uma melhor visualização de órgãos e tecidos. Nesses casos, a tomografia não é indicada para quem tem alergia a iodo. 

Vale lembrar que para a realização do exame não é permitido que o paciente se apresente de brincos, piercings e demais acessórios. Roupas com zíperes e botões metálicos também não são permitidos. 

Leia mais: Saiba mais sobre as diferenças entre os exames de COVID-19

Sair da versão mobile