Contraindicação do Acarsan
– Durante gravidez e lactação.
– Crianças menores de 2 anos.
– Não utilizar sobre lesões de pele, feridas e queimaduras.
Como usar o Acarsan
– Pediculose (piolhos):
No caso de piolho, aplique Acarsan (benzoato de benzila) no couro cabeludo seco e outras partes afetadas (não deixando atingir a face), friccionando levemente e deixando agir até o próximo banho, após no máximo 24 horas. Caso haja irritação importante, enxaguar quando se iniciarem os sintomas com água morna em abundância. Se persistirem os sintomas, mesmo após o enxágue, procurar orientação médica. Fazer a aplicação por três dias consecutivos. Para remoção das lêndeas dos pêlos, após o banho, usar solução de água com vinagre em partes iguais para dissolver
a substância que prende as lêndeas aos fios de cabelo; retirar com pente fino. Realizar o tratamento do modo indicado acima ou de acordo com orientação médica.
– Escabiose (sarna) ou Ftiríase (chato):
– Antes da aplicação do medicamento, tome um banho quente, esfregando bem a pele com o auxílio de um sabonete neutro e enxaguando normalmente.
– Seque o corpo e aplique Acarsan (benzoato de benzila) sobre todo o corpo, do pescoço para baixo, nos locais onde a escabiose é mais comum (regiões interdigitais, axilas, abdômen e glúteos) e também na região posterior às orelhas (no caso de sarna) ou na região púbica (chatos), evitando o conta to com a face, olhos, mucosas e meato uretral.
– Quando a primeira camada estiver seca, aplique uma segunda camada do medicamento.
– Deixe agir por 12 a 24 horas. Após este período, tome outro banho, colocando roupas limpas. Fazer o tratamento durante 3 noites consecutivas (ou segundo orientação médica). Caso haja irritação importante, enxaguar quando se iniciarem os sinto mas com água morna em abundância. Se persistirem os sintomas, mesmo após o enxágue, procurar orientação médica.
– Repita a aplicação, após 1 semana de intervalo, pois o medicamento não age nos ovos dos parasitas (por estarem abrigados sob a pele, nos sulcos provocados pelo parasita). Após este período os ovos liberam novos parasitas reinfestando novamente o indivíduo.
– Lave e ferva a roupa de cama e de uso pessoal diariamente.
Trate também os outros moradores da residência.
Realizar o tratamento do modo indicado acima ou de acordo com
orientação médica.
Precauções do Acarsan
O benzoato de benzila é irritante aos olhos e às mucosas, podendo irritar a pele com sensação de coceira, queimação e vermelhidão em mais ou menos 20% dos pacientes. Reações de hipersensibilidade, dermatite de contato, eritema bolhoso podem ocorrer, raramente, devendo ser retirado o medicamento da pele ou couro cabeludo com água e sabão e interromper o tratamento. Deve-se consultar um médico caso persista a irritação. Gravidez e lactação: categoria b de risco na gravidez.
Reações Adversas do Acarsan
O benzoato de benzila é irritante aos olhos e às mucosas, podendo irritar a pele com sensação de coceira, queimação e vermelhidão em mais ou menos 20% dos pacientes. Estas reações ocorrem principalmente quando a pele está bem escarificada pelo ato de coçar e, em geral, são transitórias. Caso ocorra alguma destas reações, deve-se lavar o local afetado com água abundantemente e caso ainda haja persistência dos sintomas, deve-se procurar orientação médica imediatamente. Entretanto, a coceira pode, em algumas vezes, persistir por mais de uma semana, não indicando falha de tratamento. Reações de hipersensibilidade, dermatite de contato, eritema bolhoso podem ocorrer, raramente, devendo ser retirado o medicamento da pele ou couro cabeludo com água e sabão e interromper o tratamento. Deve-se consultar um médico caso persista a irritação. Quando acidentalmente ingerido, o benzoato de benzila pode causar estimulação do Sistema Nervoso Central (agitação e convulsão), vertigem, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreias, dispneia, cianose, colapso circulatório e reações cutâneas eritematosas.
Em estudo de toxicidade em animais verificou-se que os gatos são peculiarmente hipersensíveis à aplicação tópica de benzoato de benzila, ao contrário de animais domésticos maiores como os cachorros. Deve-se, portanto, evitar o seu uso em ani mais domésticos sem a supervisão de um veterinário.
População Especial do Acarsan
Gravidez e Lactação:
A absorção do benzoato de benzila pela pele é mínima. Estudos em animais não demonstraram teratogenicidade. Não existem estudos controlados em gestantes, entretanto, também não há relatos isolados de mutagenicidade ou teratogenicidade devido à utilização de benzoato de benzila.
Idosos:
Não há relatos que justifiquem tratamento diferencial para essa população, desde que sejam tomadas as precauções de uso do medicamento.
Superdosagem do Acarsan
Quando utilizado corretamente, o risco de intoxicação com o medicamento é praticamente inexistente. Podem, entretanto, ocorrer reações de hipersensibilidade.
Interação Medicamentosa do Acarsan
Benzoato de Benzila (substância ativa) pode irritar a pele e mucosas, não sendo recomendado o uso de outras substâncias que também tenham ação irritativa ou lesiva sobre a pele (como o ácido salicílico, hidroquinona, etc.), pois poderá ocorrer uma potencialização do efeito lesivo.
Ação da Substância Acarsan
Resultados da eficácia
Estudos demonstram que o tratamento com Benzoato de Benzila (substância ativa) é capaz de apresentar uma eficácia de 100% após uma única aplicação em até 24h e após três semanas de acompanhamento. Estudos revelam que quando diluído a 25% erradica os ácaros em três horas.
O Benzoato de Benzila (substância ativa) é frequentemente utilizado em diversos países para o tratamento de escabiose, uma vez que estudos revelam que este tratamento apresenta uma porcentagem de eficácia de 76%.
O Benzoato de Benzila (substância ativa) é tóxico para o sistema nervoso central dos ácaros e age nos ovos também. Revisões de literatura apresentam o Benzoato de Benzila (substância ativa) como um tratamento eficaz no combate da escabiose.
Em um estudo clínico o tratamento com Benzoato de Benzila (substância ativa) na concentração de 10% a 20% foi efetivo em tratar pacientes adultos e crianças que apresentavam coceira, prurido e irritação na pele causados por escabiose.
Características Farmacológicas
O Benzoato de Benzila (substância ativa) é utilizado eficazmente no tratamento da escabiose e pediculose. Seu efeito rápido e seguro fazem com que desapareçam prontamente todos os sintomas, inclusive o prurido, permitindo a cura na quase totalidade dos casos, com um único tratamento. A trolamina, garante perfeita penetração cutânea, facilitando o acesso aos túneis intradérmicos dos parasitas.
A forma de apresentação de Benzoato de Benzila (substância ativa) não é oleosa, possui cheiro aromático e normalmente, não irrita ou resseca a pele.
Dizeres Legais do Acarsan
Alberto Jorge Garcia Guimarães CRF-SP nº 12449