Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Acfol

Deficiência de ácido fólico pode também ocorrer em pacientes em tratamento com antimaláricos, anticonvulsivos e antineoplásticos.

Contraindicação do Acfol

Nos casos de hipersensibilidade ao ácido fólico ou a qualquer um dos componentes inativos da fórmula, ou em casos de anemia perniciosa.

Como usar o Acfol

– Tratamento de anemia megaloblástica devido à deficiência de folatos:
Recomenda-se doses orais de 5 mg (1 comprimido ou 20 gotas) diariamente por 4 meses, doses superiores até podem ser necessárias em estados de má absorção.
– Na profilaxia de anemia megaloblástica de mulheres grávidas:
A dose usual é de 200 a 500 mcg diariamente
– Estados hemolíticos crônicos:
Doses continuadas diárias de 5 mg de ácido fólico por 1 a 7 dias podem ser necessárias, dependendo da dieta e do grau de hemólise.
– Pacientes recebendo diálise renal.
– Anemia megaloblástica folato dependente:
Crianças acima de 01 ano de idade, doses orais de 500 mcg/kg (02 gotas/kg).
Crianças com idade superior podem receber doses similares às doses de adultos.
– Profilaxia da deficiência de folatos na diálise:
250 mcg/kg (1 gota/kg) uma vez ao dia em crianças com 1 mês a 12 anos de idade.
5 mg (20 gotas ou 1 comprimido) a 10 mg (40 gotas ou 2 comprimidos diariamente para crianças com idade superior a 12 anos.
Para mulheres em díade fértil com risco potencial de terem uma gravidez afetada por defeito do tubo neural, a dose de ácido fólico é de 4 a 5 mg diários, começando a administração antes da gravidez (4 semanas) e continuando até o primeiro trimestre.
Para mulheres em idade fértil que não apresentam este risco potencial a dose é de 400 mcg diariamente.

Precauções do Acfol

O ácido fólico só deve ser indicado no tratamento da anemia perniciosa se associado a doses adequadas de cianocobalamina.

Reações Adversas do Acfol

É comum como o uso do produto o aparecimento de coloração amarelada na urina.
As reações adversas relatadas com a administração de ácido fólico são reações alérgicas, relacionadas a doses acima de 10 vezes a dose dietética recomendada (RDA) durante 1 mês.
Incidência rara: Reações alérgicas, especificamente broncoespasmo (problemas respiratórios, aperto no peito, dificuldade respiratória), eritema, febre, rash cutâneo.

Composição do Acfol

COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: % IDR ácido fólico (vitamina B9) 5 mg (*2083,33%) (**1408,45%) (***4166,67%) Excipiente q s p 1 comprimido Excipiente: manitol, amido de milho, gelatina, celulose microcristalina, estearato de magnésio, metilparabeno, propilparabeno, croscarmelose sódica, água purificada Cada ml (20 gotas) contém: ácido fólico (vitamina B9) 5 mg Veículo q s p 1 ml Veículo: hidróxido de sódio, propilenoglicol, essência de laranja, metilparabeno, propilparabeno, ciclamato de sódio, álcool etílico 96º GL, água purificada IDR – Ingestão Diária Recomendada (*) – Teor percentual do componente na posologia máxima relativo à ingestão diária recomendada para adulto (**) – Teor percentual do componente na posologia máxima relativo à ingestão diária recomendada para gestante (***) – Teor percentual do componente na posologia máxima relativo à ingestão diária recomendada para crianças acima de 12 anos de idade II – INFORMAÇÕES AO PACIENTE 1

Superdosagem do Acfol

Nos casos de superdosagem suspender o tratamento, avisar o médico e instituir terapêutica adequada.

Interação Medicamentosa do Acfol

Fosfofenitoína, fenobarbital e fenitoína

Aumenta o metabolismo destas drogas diminuindo suas concentrações sanguíneas.

Trimetoprima

Antagonismo, com diminuição da atividade do ácido fólico, o mesmo ocorre com o metotrexato. A sulfazalazina diminui a absorção do ácido fólico.

Informar seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Não use esse medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser prejudicial sua saúde.

Interação Alimentícia do Acfol

Não há relatos até o momento.

Ação da Substância Acfol

Características farmacológicas

O ácido fólico medicamentoso é conhecido também como ácido pteroilglutâmico. Difere essencialmente do ácido fólico alimentar, uma vez que está sob a forma de monoglutamato, enquanto que o ácido fólico contido nos alimentos está sob a forma de poliglutamato. Uma vez absorvido o ácido fólico se transforma rapidamente na sua principal forma ativa, o ácido tetraidrofólico. O ácido fólico é encontrado em quase todos os alimentos, em pequenas quantidades sob a forma de poliglutamatos, sendo inutilizados no cozimento ou na forma destes alimentos.

Farmacologia

O ácido fólico é uma vitamina essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que é indispensável à síntese do DNA e conseqüentemente à divisão celular. A carência do ácido fólico vai afetar diretamente todos os tecidos, mas os efeitos prejudiciais são mais imediatos nos tecidos que se renovam numa velocidade mais rápida. Assim, os elementos figurados do sangue, o epitélio intestinal (especialmente o delgado) e mucosas em geral, vão se renovar de forma incompleta na carência de ácido fólico, originando graves distúrbios orgânicos que não apresentam sinais clínicos muito evidentes, havendo dificuldade no diagnóstico de sua carência.

Farmacocinética

O ácido fólico sob forma de monoglutamato é absorvido no intestino delgado e é convertido rapidamente nas diversas formas de folato ativo. A eliminação do ácido fólico é por via renal. A taxa de excreção é proporcional as doses administradas. Doses pequenas como 0,2mg têm um aproveitamento biológico total. Doses elevadas, acima de 15mg têm uma taxa de excreção que varia entre 50 a 90%. O ácido fólico alimentar é muito lábil às ações oxidantes, à luz ultravioleta e ao aquecimento.

Dizeres Legais do Acfol

Wilson Colombo – CRF-SP 7878

Sair da versão mobile