Ácido úrico alto: afinal o que isso significa?
O ácido úrico é uma das substâncias produzidas naturalmente pelo organismo. No entanto, cerca de 30% desse composto pode ser ingerido através da alimentação. Durante o metabolismo, a purina, encontrada em vários alimentos da nossa dieta, é quebrada pela ação da enzima xantina oxidase.
Esse processo acontece para que o organismo utilize as proteínas em vários processos biológicos, como na formação de membranas das células. Após o uso, as purinas são degradadas e se transformam em ácido úrico. Parte dele é eliminado pelos rins e outra permanece no sangue.
Quando os níveis de ácido úrico estão altos, podem surgir patologias decorrentes do seu acúmulo. Neste post, explicaremos quais são as principais consequências do ácido úrico alto no organismo. Confira!
Quais são as causas do ácido úrico elevado?
Dentre as causas de hiperuricemia (altas taxas de ácido úrico no organismo), podemos citar:
- medicamentos, que podem aumentar a concentração do ácido úrico;
- excesso de produção de ácido úrico pelo organismo;
- dificuldade na eliminação desse ácido pelos rins;
- alimentação com excesso de alimentos ricos em purinas;
- grande consumo de bebidas alcoólicas.
É importante ressaltar que qualquer bebida alcoólica pode aumentar a produção de ácido úrico no sangue — e não apenas as fermentadas, como as cervejas.
Quais são os sintomas?
A consequência da alta taxa de ácido úrico no sangue é a formação de pequenos cristais, formados por urato e sódio. Esses cristais tendem a se acumular em alguns locais do corpo como as articulações, os rins e sob a pele.
Gota
Quando os cristais de urato e sódio se acumulam nas articulações, a pessoa pode desenvolver uma patologia chamada gota. Esse depósito normalmente acometem as articulações, causando uma inflamação local e, assim, uma artrite. Além disso, é comum que a região fique edemaciada (inchada).
Normalmente, as crises de gota aparecem nos membros inferiores, como o dedão do pé. No entanto, é possível que qualquer articulação seja acometida.
Doenças dos Rins
Litíase Renal
Os cristais de ácido úrico podem se acumular dentro dos rins, visto que esse órgão é responsável pela filtração do sangue.
Quando essas pedras ficam presas no trato urinário, a pessoa sente dor extrema e a urina pode conter sangue. Além disso, o paciente sente dores nas costas, náuseas e calafrios.
Nefropatia Úrica
Esse tipo de nefropatia é raro e acontece quando os cristais formadas por uratos se precipitam dentro dos túbulos renais, obstruindo a passagem de urina.
Essa doença causa dor intensa nas costas (local em que os rins se encontram) e pouca formação de urina (oligúria).
Essa situação pode gerar um quadro de insuficiência renal aguda, visto que a inflamação causada nos rins provoca a formação de áreas de fibrose. Quando essas áreas surgem, o rim perde capacidade funcional, evoluindo para insuficiência.
No entanto, nem todas as pessoas com ácido úrico alto no sangue vão desenvolver alguma patologia. Afinal, o metabolismo de cada pessoa interfere nessa concentração.
Por isso, se os níveis de ácido úrico estão altos, essa pode ser a causa de inflamações nas articulações. Nesse caso, é importante procurar um reumatologista.
[…] água. Mas também contém uma variedade de substâncias que o corpo precisa excretar, como ureia, ácido úrico, creatinina, além de sais minerais, toxinas, resíduos de medicamentos e outros […]
[…] alteração, capaz de afetar diversas articulações do organismo, é consequência do acúmulo de ácido úrico. Ele é produzido a partir da quebra das proteínas da alimentação e normalmente expelido pela […]