- Eczema exógeno agudo (dermatite de contato alérgica, eczema degenerativo tóxico, eczema seborreico, eczema numular (microbiano), eczema disidrótico, eczema de estase, eczema vulgar);
- Dermatite atópica (eczema endógeno, neurodermatite);
- Eritema (queimadura) solar.
Como o Advantan Loção funciona?
Advantan contém um corticosteroide, o aceponato de metilprednisolona, para utilização tópica no tratamento de doenças dermatológicas (da pele).
Após aplicação tópica, Advantan diminui as reações alérgicas e inflamatórias da pele, assim como reações associadas à hiperproliferação, proporcionando diminuição da vermelhidão, inchaço, exsudação (eliminação de líquidos), coceira, ardor e dor.
Converse com o seu médico para obter mais esclarecimentos sobre o produto e sua utilização.
Contraindicação do Advantan Loção
A aplicação do produto é contraindicada na presença de:
- Processos tuberculosos ou sifilíticos na região a ser tratada;
- Doenças causadas por vírus (por exemplo, catapora e herpes zoster);
- Rosácea (doença vascular inflamatória crônica);
- Dermatite perioral (erupção vermelha);
- Úlceras;
- Acne vulgar (espinha);
- Doenças atróficas de pele;
- Reações na pele pós-vacinação na região a ser tratada;
- Alergia à substância ativa ou a qualquer um dos componentes do produto.
A aplicação do produto é contraindicada em crianças com idade inferior a 4 meses, devido à ausência de dados clínicos nesta faixa etária. A utilização em crianças pequenas, com mais de 4 meses de idade, deve ser precedida de cuidadosa avaliação do risco/benefício verificada por seu médico.
Este medicamento é contraindicado para menores de 4 meses.
Como usar o Advantan Loção
Advantan destina-se apenas ao uso externo (na pele).
Aplicar uma camada fina da loção uma vez ao dia nas regiões afetadas, massageando levemente. Advantan loção deve ser usado somente durante o período necessário.
De modo geral, a duração do tratamento não deve exceder 2 semanas.
Se ocorrer ressecamento excessivo da pele com o uso da loção, fale com seu médico, ele poderá recomendar o uso adicional de outra formulação.
Não é necessário ajuste de dose quando Advantan loção é administrado a crianças com idade acima de 4 meses e adolescentes.
Evite o contato do produto com os olhos, feridas profundas abertas e mucosas.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Advantan Loção?
Se esquecer de utilizar o medicamento, aplicar a loção de Advantan o mais rápido possível. A dose normalmente aplicada por administração não dever ser alterada.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Precauções do Advantan Loção
O uso de tratamento específico adicional é necessário no caso de doenças da pele infeccionadas por bactérias e/ou por fungos. Infecções localizadas na pele podem ser agravadas pelo uso tópico de glicocorticoides.
Deve-se ter cuidado para que o produto não entre em contato com os olhos, feridas profundas abertas e mucosas.
Advantan loção não deve ser utilizado sob curativos oclusivos.
Pode ocorrer glaucoma em usuários de corticoides tópicos, por exemplo, após administração de doses elevadas ou em áreas extensas por período prolongado, uso de curativo fechado ou aplicação sobre a pele ao redor dos olhos.
Interações medicamentosas
Não são conhecidas até o momento.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.
Reações Adversas do Advantan Loção
Em estudos clínicos, entre as reações adversas observadas mais frequentemente incluem-se queimação e coceira no local da aplicação.
A seguir estão descritas as reações adversas que podem ocorrer com o uso do produto de acordo com sua frequência de ocorrência.
Reações frequentes (mais do que 1 em cada 100 pessoas podem apresentar; menos de 1 em cada 10 pessoas pode apresentar)
Queimação no local de aplicação.
Pouco frequente (mais do que 1 em cada 1.000 pessoas podem apresentar; menos que 1 em cada 100 pessoas pode apresentar)
Reações no local da aplicação, tais como dor, formação de bolhas, coceira, pústulas, erosão, eczema, descamação da pele, rachaduras da pele.
Como ocorre com outros medicamentos contendo corticoides para aplicação tópica, as seguintes reações adversas podem ocorrer:
- Atrofia da pele;
- Ressecamento e vermelhidão no local da aplicação;
- Estria;
- Foliculite no local da aplicação;
- Aumento da quantidade de pelos (hipertricose);
- Formação de pequenos vasos superficiais na pele (telangiectasia);
- Dermatite perioral;
- Descoloração da pele;
- Acne;
- Reações alérgicas da pele a qualquer um dos componentes da formulação.
Efeitos sobre o organismo como um todo devido à absorção podem ocorrer quando formulações tópicas contendo corticoides são aplicadas.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
População Especial do Advantan Loção
Crianças
Deve-se ter cuidado com a utilização de fraldas porque elas podem ter efeito oclusivo. Isto é especialmente relevante uma vez que o uso de Advantan loção não é recomendado em crianças abaixo de 4 meses de idade.
Gravidez e lactação
A utilização do produto deve ser cuidadosamente avaliada pelo médico durante a gravidez e a amamentação.
De modo geral, deve-se evitar o uso de formulações tópicas contendo corticoides durante os primeiros 3 meses de gravidez. Estudos epidemiológicos sugerem possibilidade de aumento de risco de fendas palatinas em recém-nascidos de mulheres que foram tratadas com glicocorticosteroides durante esse período da gravidez.
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem evitar o tratamento de áreas extensas, uso por período prolongado e curativos fechados.
Não se deve aplicar o produto sobre as mamas em mulheres que estejam amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Efeitos sobre a habilidade de dirigir ou operar máquinas
Advantan loção não exerce influência sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas.
Composição do Advantan Loção
Apresentações
Loção 1mg/ml
Cartucho contendo bisnaga com 20 g de loção.
Uso externo.
Uso adulto e pediátrico acima de 4 meses.
Composição
Cada g de Advantan loção contém
1 mg (0,1%) de aceponato de metilprednisolona.
Excipientes:
triglicerídeos de cadeia mista, triglicerídeos esteárico-mirístico-cáprico-caprílico, álcool polioxietileno-2-estearílico, álcool polioxietileno-21-estearílico, álcool benzílico, edetato dissódico, glicerol e água purificada.
Superdosagem do Advantan Loção
Os resultados de estudos de toxicidade aguda com aceponato de metilprednisolona não indicaram qualquer risco de intoxicação aguda após uma única aplicação tópica de uma superdose (aplicação sobre uma área extensa sob condições favoráveis de absorção) ou ingestão oral inadvertida.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação Medicamentosa do Advantan Loção
Não são conhecidas até o momento. Salvo recomendação médica.
Ação da Substância Advantan Loção
Resultados de eficácia
O Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) é um corticoide tópico de quarta geração classificado como agente anti-inflamatório potente com perfil de resposta rápido e efetivo no tratamento de dermatoses inflamatórias como a dermatite atópica.
Após aplicação tópica, Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) reduz reações cutâneas alérgicas e inflamatórias, bem como reações associadas à hiperproliferação, proporcionando regressão dos sintomas objetivos (eritema, edema, exsudação) e subjetivos (prurido, ardor e dor).
Características farmacológicas
Propriedades Farmacodinâmicas
Após aplicação tópica, Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) reduz reações cutâneas alérgicas e inflamatórias, bem como reações associadas à hiperproliferação, proporcionando regressão dos sintomas objetivos (eritema, edema, exsudação) e subjetivos (prurido, ardor e dor).
Sabe-se que o Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) liga-se ao receptor intracelular de glicocorticoide do mesmo modo que seu principal metabólito, 17-propionato de 6?-metilprednisolona, o qual é formado após clivagem do éster na pele.
O complexo receptor-esteroide liga-se a determinadas regiões do DNA, desencadeando, assim, uma série de efeitos biológicos.
A ligação do complexo receptor-esteroide resulta na indução da síntese de macrocortina. A macrocortina inibe a liberação do ácido araquidônico e, consequentemente, a formação de mediadores inflamatórios, tais como prostaglandinas e leucotrienos.
A ação imunossupressora dos glicocorticoides pode ser explicada pela inibição da síntese de citocina e pelo efeito antimitótico que, por enquanto, não está completamente esclarecido. A inibição da síntese de prostaglandinas vasodilatadoras ou a potencialização do efeito vasoconstritor da adrenalina resulta, finalmente, na atividade vasoconstritora dos glicocorticosteroides.
Propriedades Farmacocinéticas
Após aplicação de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa), o Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) torna-se disponível na pele. A concentração do fármaco no estrato córneo e nas demais camadas cutâneas diminui de acordo com a profundidade da pele.
O Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) é hidrolisado na epiderme e derme, produzindo seu principal metabólito, 17-propionato de 6?-metilprednisolona, o qual se liga mais firmemente ao receptor de corticoide do que ao fármaco, indicando a ocorrência de uma bioativação na pele.
A taxa e a extensão da absorção percutânea de um corticoide tópico depende de uma série de fatores: estrutura química do composto, da composição do veículo (base da formulação), concentração da substância no veículo, condições de exposição (área tratada, duração da exposição, aplicação aberta ou oclusiva) e condições da pele (tipo e gravidade da doença cutânea, local de aplicação, etc.).
Após atingir a circulação sistêmica, o produto da hidrólise primária do Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa), 17-propionato de 6?-metilprednisolona, é rapidamente conjugado com ácido glicurônico e, assim, inativado.
Os metabólitos do Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) (o principal metabólito é 21-glicuronídeo- 17-propionato de 6?-metilprednisolona) são eliminados primariamente por via renal, com tempo de meia-vida de aproximadamente 16 horas. Após administração intravenosa, a excreção pela urina e fezes foi completada em 7 dias.
Não há acúmulo da substância ou de seus metabólitos no corpo.
Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) creme
A absorção percutânea do Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) a partir da formulação em creme foi investigada em voluntários sadios.
A absorção percutânea após aplicação de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) unguento (2 x 20 g por dia) durante 5 dias foi estimada em 0,34% correspondente a uma carga de corticoide de aproximadamente 2 µg/Kg/dia; após aplicação aberta de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) pomada (2 x 20 g por dia) durante 8 dias foram 0,65% (absorção) ou 4 µg/Kg/dia (carga).
Sob condições oclusivas, a aplicação diária de 2 x 20 g de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) creme durante 8 dias levou a uma absorção percutânea média de cerca de 3% correspondente a uma carga sistêmica de corticoide de cerca de 20 µg/Kg/dia.
A absorção percutânea do Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) através da pele previamente lesionada pela remoção do estrato córneo resultou em absorção distintamente mais elevada (13-27% da dose).
Em pacientes adultos atópicos e com psoríase, a absorção percutânea do Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) do unguento foi de cerca de 2,5%.
Em 3 crianças atópicas (9-10 anos de idade), a absorção percutânea do Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) do unguento foi de cerca de 0,5-2% e, portanto, não mais elevada do que aquela comparada aos adultos.
Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) loção
Para investigação da absorção percutânea do Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) a partir da formulação loção, a condição da pele foi alterada artificialmente. Comparou-se pele íntegra com pele artificialmente inflamada (eritema produzido por UV-B) e pele artificialmente lesionada (remoção de estrato córneo).
A extensão da absorção através da pele inflamada artificialmente foi muito baixa (0,24% da dose) sendo apenas levemente mais elevada que a absorção através da pele íntegra (0,15% da dose). A absorção percutânea do Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) através da pele previamente lesionada por escoriação resultou em valores distintamente mais elevados (15% da dose).
Para pele inflamada, a carga sistêmica após tratamento do corpo inteiro com aplicação de 20g de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) loção 2 vezes ao dia poderia corresponder a uma carga absorvida de aproximadamente 2 µg de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) por Kg de peso corporal por dia.
Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) solução
A absorção percutânea de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) com o uso de até 5 mL de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) solução foi investigada após aplicação única em voluntários e após aplicação diária, durante 4 semanas, em pacientes com psoríase capilar.
Nenhuma exposição sistêmica ao fármaco foi detectada em ambos os estudos.
Considerando-se o limite de quantificação, a absorção percutânea do Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) solução através do couro cabeludo foi avaliada como sendo menor que 10%, correspondente a uma carga de corticoide menor que 4 ?g a 7 ?g /kg /dia.
Dados pré-clínicos de segurança
Em estudos de tolerância sistêmica com administração dérmica e subcutânea repetida, o Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) demonstrou o perfil de ação de um típico glicocorticoide.
Com base nesses resultados, pode-se concluir que não são esperadas outras reações adversas, além daquelas típicas dos glicocorticoides, com o uso terapêutico de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) creme, solução e loção, mesmo sob condições extremas, tais como a aplicação sobre uma superfície extensa e/ou oclusão.
Estudos de embriotoxicidade com Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) creme, solução e loção demonstraram resultados típicos de glicocorticoides, isto é, efeitos teratogênicos e/ou embrioletais são induzidos no sistema de teste apropriado. Em vista destes achados, deve-se ter cautela ao prescrever Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) creme, solução e loção durante a gravidez.
Investigações in vitro para determinação de mutação gênica em células de bactérias e de mamíferos e investigações in vitro e in vivo para detecção de mutações gênicas e cromossômicas não forneceram qualquer indicação de potencial genotóxico do Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa).
Não foram realizados estudos específicos de tumorigenicidade com Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa).
O conhecimento disponível sobre a estrutura, mecanismo de ação farmacológica e os resultados dos estudos de tolerância sistêmica com administração a longo prazo não indicam qualquer aumento no risco de ocorrência de tumor.
Uma vez que não ocorre exposição sistêmica imunossupressiva efetiva com a aplicação dérmica de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) creme, solução e loção sob as condições recomendadas de uso, nenhuma influência sobre a ocorrência de tumores é esperada.
Em investigações da tolerância local de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) e as formulações de Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) sobre a pele e a mucosa, não foram encontrados outros achados além das reações adversas tópicas conhecidas para os glicocorticoides.
O Aceponato de Metilprednisolona (substância ativa) não demonstrou potencial de sensibilização na pele de porquinhos-da-índia.
Cuidados de Armazenamento do Advantan Loção
O medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas
Advantan loção apresenta-se como uma emulsão branca e opaca.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Advantan Loção
Reg. MS – 1.7056.0085
Farm. Resp.:
Dra. Dirce Eiko Mimura
CRF-SP n° 16.532
Fabricado por:
Bayer Healthcare Manufacturing S.r.l
Segrate – Itália
Importado por:
Bayer S.A.
Rua Domingos Jorge, 1.100 – Socorro
04779-900 – São Paulo – SP
C.N.P.J. nº 18.459.628/0001-15
SAC
0800 7231010
www.bayerconsumer.com.br
sac@bayer.com
Venda sob prescrição médica.