Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Aerojet

A ação do Aerojet na crise asmática instala-se logo após a sua aplicação e seu efeito prolonga-se, em média, por 4 horas. Siga exatamente o modo de usar e nunca utilize o produto de forma diferente da recomendada por seu médico.

Contraindicação do Aerojet

O salbutamol não deve ser empregado na vigência de abortamento iminente, durante o primeiro e segundo trimestre da gravidez.

Como usar o Aerojet

Adultos:

Uma a duas inalações em dose única ou, se necessário, a cada quatro horas para o alívio das crises de asma ou de broncoespasmo. Para o tratamento de manutenção ou profilaxia 2 inalações 3 a 4 vezes ao dia.

Crianças:

Visto que a utilização de medicamentos sob a forma de aerossol apresenta certas dificuldades de natureza aerodinâmica, como a retenção da respiração após expiração completa e inspiração profunda, tornam-se necessários certos cuidados com pacientes de tenra idade.

O uso do medicamento em crianças acima de 7 anos não apresenta qualquer dificuldade. Nesses casos, emprega-se uma dose, repetindo, se necessário, de 4/4 horas.

Para o tratamento de manutenção ou profilaxia 1 dose, 3 a 4 vezes ao dia.

Instruções de uso do dispositivo jet

O dispositivo jet foi desenvolvido exclusivamente para os aerossóis da Chiesi Farmacêutica. A utilização de aerossóis diferentes daqueles mencionados anteriormente, resultará em problemas de adaptação da válvula ao dispositivo jet, o que causará a perda do produto e diminuição da eficácia em função da não precisão das doses administradas.

Instruções de uso do bocal:

Precauções do Aerojet

Visto que o efeito broncodilatador de cada administração do produto perdura por 4 horas, em média, exceto em processos mais avançados, recomenda-se ao paciente não aumentar as doses e não associar outras medicações sem antes consultar o médico.

Se o medicamento não proporcionar alívio durante pelo menos 3 horas, o paciente deve procurar seu médico para as medidas adicionais necessárias.

Reações Adversas do Aerojet

Ocasionalmente podem ocorrer náusea e cefaléia após a utilização do salbutamol aerossol ou por via oral. Em raros casos foi descrito o aparecimento de taquicardia e discreto tremor passageiro nas mãos. Este último efeito, observado após a administração oral, foi mais acentuado com doses de 4 a 5 mg do que após a ingestão de 2mg.

Não foram relatados efeitos colaterais significativos associados ao tratamento com o Aerojet nas doses indicadas.

Nos estudos clínicos não foram ainda estabelecidos os limites e o significado clínico de interações medicamentosas com outras substâncias.

Informe seu médico em caso de dores de cabeça, taquicardia ou tremores após o uso do produto.

População Especial do Aerojet

O salbutamol deverá ser administrado com cautela em portadores de hipertiroidismo.

Como qualquer outro medicamento, recomenda-se atenção especial na administração em pacientes idosos.

Ao utilizar em crianças, fazê-lo sempre sob supervisão de adultos e conforme recomendação do médico.

Composição do Aerojet

Cada dose contém:

Salbutamol micronizado100 mcg

Excipientes: trioleato de sorbitana, lecitina de soja, triclorofluorometano, diclorodifluorometano.

Superdosagem do Aerojet

Em casos de superdosagem com Aerojet deve ser utilizado um beta-bloqueador cárdio-seletivo com a cautela necessária em pacientes com broncoespasmo.

Interação Medicamentosa do Aerojet

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) e as drogas beta-bloqueadoras não seletivas, como o propranolol, não devem ser prescritos para uso concomitante.

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) não é contraindicado para pacientes sob tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Aerolin®.

Ação da Substância Aerojet

Resultados de Eficácia


Comprimido / Xarope

Um estudo de Wolfe JD et al. que envolveu 20 adultos com asma em regime de uso crônico de teofilina e agonistas adrenérgicos inalatórios avaliou os efeitos do uso agudo de 4 mg de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) oral, 20 mg de metaproterenol e 5 mg de terbutalina, evidenciando-se valores similares de broncodilatação máxima entre os fármacos estudados. O efeito máximo do Sulfato de Salbutamol (substância ativa) sobre o VEF1 ocorreu em 3 horas. Os dados de FEMM e CVF exibiram tendências semelhantes de todos os fármacos. A duração da broncodilatação foi de no mínimo 8 horas com Sulfato de Salbutamol (substância ativa) e terbutalina em comparação com metaproterenol.1

Rachelefsky GS et al. avaliaram a eficácia do Sulfato de Salbutamol (substância ativa) em 20 crianças com asma em estudo de duas fases: monocega, que comparou múltiplas doses de placebo a 3 tratamentos semanais separados com 2, 4 e 6 mg de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) (comprimido ou xarope) 4 vezes ao dia; e duplo-cega cruzada, que comparou 4 mg de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) comprimido a xarope e placebo. Na Fase 1, as doses de 4 e 6 mg de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) mostraram maior eficácia. Na fase 2, a dose de 4 mg de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) foi superior ao placebo. O pico de eficácia da dose de 4 mg do xarope ocorreu em 4 horas, com duração de 6 horas, enquanto o do comprimido ocorreu em 2 horas e se mostrou mínimo após 5 horas.2

Referências:

1. Wolfe JD et al. Comparison of the acute cardiopulmonary effects of oral albuterol, metaproterenol, and terbutaline in asthmatics. JAMA 1985; 253(14): 2068-72.
2. Rachelefsky GS et al. Oral albuterol in the treatment of childhood asthma. Pediatrics 1982; 69(4): 397-403.

Injetável

Um estudo de Rohr et al. comparou as 3 vias de administração parenteral de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) com placebo em adultos com asma. O pico de eficácia sobre o VEF1 (média de 61%) foi semelhante com 250 mcg de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) IV, 500 mcg de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) IM e 500 mcg de Sulfato de Salbutamol (substância ativa) subcutâneo.1

Referências:

1. Rohr AS et al. Efficacy of parenteral albuterol in the treatment of asthma. Comparison of its metabolic side effects with subcutaneous epinephrine. Chest 1986; 89(3):348-51.

Spray / Nebulizador

Observam-se melhoras significativas da função pulmonar logo após a inalação de Sulfato de Salbutamol (substância ativa)1-3, e a broncodilatação máxima ocorre no período de 5 a 15 minutos, perdurando por até 6 horas.1,4-7

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) é eficaz no tratamento de crianças asmáticas.8

Referências:

1. Mahajan VK et al. Comparative study of acute effects of albuterol and isoproterenol sulphate aerosols in bronchial asthma. Ann Allergy. 39(5): 319-324, 1977.
2. Tattersfield AE et al. salbutamol and isoproterenol. A double-blind trial to compare bronchodilator and cardiovascular activity. N Engl J Med. 281(24): 1323-1326, 1969.
3. Riding WD et al. The bronchodilator and cardiac effects of five pressure-packed aerosols in asthma. Br J Dis Chest. 64(1): 37-45, 1970.
4. Choo-Kang YFJ et al. Controlled comparison of the bronchodilator effects of three beta-adrenergic stimulant drugs administered by inhalation to patients with asthma. Br Med J. 2(652): 287-289, 1969.
5. Kamburoff PL et al. Oral and inhaled salbutamol as a bronchodilator. Br J Dis Chest. 64(1):46-54, 1970.
6. Snider GL et al. Albuterol and isoproterenol aerosols. A controlled study of duration of effect in asthmatic patients. JAMA. 221(7): 682-685, 1972.
7. Wolfe JD et al. Comparison of the acute cardiopulmonary effects of oral albuterol, metaproterenol, and terbutaline in asthmatics. JAMA. 253(14): 2068-2072, 1985.
8. Kemp JP et al. Albuterol treatment for children with asthma: a comparison of inhaled powder and aerosol. J Allergy Clin Immunol. 83(3): 697-702, 1989.

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Aerolin®.

Características Farmacológicas


Propriedades farmacodinâmicas

Comprimido / Xarope

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) é um agonista seletivo dos receptores beta2-adrenérgicos. Em doses terapêuticas, atua nos receptores ?2-adrenérgicos da musculatura brônquica promovendo broncodilatação de curta duração (4 a 6 horas) na obstrução reversível das vias aéreasd evido à asma, bronquite crônica e enfisema.

Exclusivo Comprimido / Xarope:

O tempo estimado de início de ação do Sulfato de Salbutamol (substância ativa) comprimido é de 30 minutos.

Injetável

Em doses terapêuticas, também a tua nos adrenoreceptores beta-2 no útero, com pouca ou nenhuma ação nos adrenoreceptores beta1 cardíacos.

O tempo estimado de início de ação do Sulfato de Salbutamol (substância ativa) injetável é de 5 minutos.

Spray / Nebulizador

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) é um agonista seletivo dos beta2-adrenérgicos. Em doses terapêuticas, atua nos receptores beta2-adrenérgicos da musculatura brônquica e tem pouca ou quase nenhuma ação nos receptores beta1-adrenérgicos do músculo cardíaco.

O tempo estimado de início de ação do Sulfato de Salbutamol (substância ativa) é até 5 minutos (geralmente ocorre em 3 minutos ou menos).

Propriedades farmacocinéticas

O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) administrado por via intravenosa tem meia-vida de 4 a 6 horas e é parcialmente depurado pelos rins e parcialmente metabolizado, tranformando-se no composto inativo 4’-O-sulfato (sulfato fenólico), excretado principalmente através da urina. As fezes representam uma via menor de excreção. A maior parte da dose de Sulfato de Salbutamol (substância ativa), administrada por via intravenosa, oral ou inalatória, é excretada em 72 horas. O Sulfato de Salbutamol (substância ativa) está ligado às proteínas plasmáticas na proporção de 10%.

Exclusivo Comprimido / Xarope

Após a administração oral, é absorvido pelo trato gastrointestinal e sofre metabolismo de primeira passagem originando um composto chamado de sulfato fenólico. Tanto a droga inalterada quanto o conjugado são excretados principalmente na urina. A biodisponibilidade da administração oral é de cerca de 50%.

Exclusivo Spray / Nebulizador

Após administração por via inalatória, cerca de 10% a 20% da dose atinge as vias aéreas inferiores. O restante fica retido no dispositivo de liberação ou se deposita na orofaringe, por onde é deglutido. A fração depositada nas vias aéreas é absorvida pelos tecidos pulmonares e pela circulação, não sendo metabolizada pelos pulmões.

Ao alcançar a circulação sistêmica, o fármaco se torna vulnerável ao metabolismo hepático e é excretado, principalmente na urina, como droga inalterada e como sulfato fenólico. A porção da dose inalada que é deglutida em seguida é ab sorvida pelo trato gastrointestinal e s ofre metabolização considerável de primeira passagem a sulfato fenólico. Tanto a droga inalterada quanto o conjugado são excretados principalmente na urina.

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Aerolin®.

Cuidados de Armazenamento do Aerojet

O medicamente deve ser conservado em temperatura ambiente (15ºC a 30°C).

Seu prazo de validade é de 36 meses.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Mensagens de Alerta do Aerojet

Informe seu médico em caso de gravidez.

Em caso de princípio de abortamento e nos primeiros seis meses de gravidez, o produto não deverá ser usado.

Dizeres Legais do Aerojet

Reg. MS n° 1.0058.0047

Farmacêutica Responsável:
C.M.H. Nakazaki
CRF-SP nº 12.448

Chiesi Farmacêutica Ltda.
Uma empresa do Grupo Chiesi Farmaceutici S.p.A.
Rua Dr. Giacomo Chiesi, nº 151 – Estrada dos Romeiros Km 39,2
Santana de Parnaíba – SP
CNPJ n° 61.363.032/0001-46
Indústria Brasileira

Sair da versão mobile