Infelizmente não!
Mas se esse título te chamou a atenção provavelmente você está em busca de dicas para emagrecimento ou gostaria de entender um pouco mais sobre esse assunto.
No senso comum, emagrecer se resume a “fechar a boca” ou reduzir o número de calorias ingeridas. Entretanto, ao fazermos isso cria-se um balanço negativo entre as calorias ingeridas e a energia gasta, obrigando nosso corpo a usar os estoques de energia.
Mas será que é só isso?
Também não!
É preciso que façamos sim uma redução no valor energético ingerido, mas com muito critério. É necessário que seja uma dieta balanceada e ajustada às suas necessidades.
Isso parece um pouco abstrato e muito técnico para quem não trabalha com nutrição, então, vamos facilitar: é preciso um ajuste das quantidades de sua alimentação e a melhoria da sua qualidade.
Não adianta simplesmente reduzir a quantidade ingerida se você tem uma dieta rica em gorduras e açúcares simples, por exemplo. Assim como também não adianta sair comprando todos os produtos tidos como saudáveis nas prateleiras dos mercados e lojas de produtos naturais.
Ambas as medidas são necessárias: melhorar a qualidade e ajustar quantidades!
É isso que um profissional nutricionista está habilitado a fazer. Avaliar seu padrão alimentar habitual, correlacioná-lo com sua condição clínica e social e, a partir disso, elaborar uma proposta de alimentação que caiba na sua rotina, bolso e quadro clínico. Adotando essa estratégia, certamente você achará o caminho do emagrecimento, sem ter de ingerir alimentos que não gosta ou não são acessíveis, ou ainda ter que alterar demais sua rotina diária. Essa é a nossa arte! Procure um profissional da nutrição!
Vamos falar um pouco sobre emagrecimento?