Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Viver bem / 5 alimentos ricos em cálcio para manter os ossos fortes
Viver bem

5 alimentos ricos em cálcio para manter os ossos fortes

Consumir alimentos ricos em cálcio é fundamental para manter uma alimentação capaz de prevenir a deficiência desse nutriente, o...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
05, jul de 2024
11 minutos para ler
5 alimentos ricos em cálcio para manter os ossos fortes

Consumir alimentos ricos em cálcio é fundamental para manter uma alimentação capaz de prevenir a deficiência desse nutriente, o que está associado a uma série de alterações no organismo, sobretudo no que diz respeito à saúde óssea.

Junto do leite e dos seus derivados, alguns outros itens podem contribuir com boas quantidades desse elemento. Ainda assim, é preciso observar alguns cuidados para que seja possível aproveitar essas fontes da melhor forma possível. 

O que é o cálcio e como ele atua no corpo?

O cálcio é um dos principais minerais do corpo humano. Ele é tão importante para os ossos que 99% do nutriente disponível no organismo é encontrado justamente nas estruturas que compõem o esqueleto. O 1% restante fica nos músculos e na corrente sanguínea.

dr.consulta botão assinar cartão

Além de garantir a solidez dos ossos, o mineral que circula pelas veias desempenha funções insubstituíveis na contração muscular (inclusive no coração), no funcionamento de determinados nervos e na produção de alguns hormônios. 

Os riscos da deficiência desse mineral

Na prática, a alimentação é a única fonte de cálcio. O seu processo de absorção é bem complexo, mas o que é necessário saber é que há um esforço constante para que haja um equilíbrio interno do elemento. 

Sempre que a concentração cai muito, o corpo recorre à substância armazenada nos ossos para manter o balanço necessário ao seu funcionamento. Na sequência, se esse cálcio não for reposto, pode haver uma deficiência. 

À medida que o tempo passa, isso pode enfraquecer os ossos e aumentar a chance de fraturas. Em especial, é preciso sempre o observar risco da falta de cálcio em:

  • idosos, que podem ter mais dificuldade em se alimentar adequadamente e absorver o cálcio dos alimentos;
  • mulheres, que podem ter alterações fisiológicas que dificultam o aproveitamento do mineral (principalmente depois da menopausa);
  • pessoas com deficiências nutricionais graves ou com restrição para o consumo de alimentos ricos em cálcio (como o leite e seus derivados). 

A perda da solidez óssea por conta da oferta reduzida de cálcio costuma estar envolvida no desenvolvimento da osteoporose, em especial em pessoas mais velhas. 

Nas fases anteriores da vida, tal deficiência costuma estar na base de condições como o raquitismo e a osteomalácia, que atrapalham o desenvolvimento adequado dos ossos.

Para o acompanhamento correto dessas e de outras condições de saúde ao longo da vida, conte com o Cartão dr.consulta. Essa assinatura garante descontos em consultas com especialistas e exames, entre outros benefícios que fazem toda a diferença no seu bem-estar.

Conhecer o Cartão dr.consulta

Alimentos para incluir mais cálcio na dieta

De forma geral, um adulto precisa ingerir cerca de 1000 mg de cálcio por dia. No entanto, para homens acima dos 60 anos ou as mulheres depois dos 50, pode ser necessário chegar ao nível de 1200 mg. 

Como referência, um copo de 200 ml de leite desnatado tem cerca de 300 mg do nutriente. Por isso, o ideal é conhecer fontes diversificadas de alimentos ricos no mineral, permitindo assim variar a alimentação sem ignorar essas demandas.

1. Leite e derivados

Qualquer lista com alimentos ricos em cálcio vai colocar no topo o leite e seus derivados. Um copo do líquido é capaz de fornecer cerca de 30% das necessidades diárias do mineral para um adulto.

Além disso, é possível encontrar quantidades significativas nos iogurtes e nos queijos, em números que podem variar de acordo com o tipo de produto. Mesmo as versões desses itens sem lactose são repletas de cálcio, o que é uma boa notícia para quem tem intolerância.

Para quem é vegano (ou seja, não consome nenhum alimento de origem animal), leites e queijos à base de soja podem ser alternativas interessantes. No entanto, é preciso considerar que o aproveitamento do cálcio proveniente dos laticínios bovinos é muito melhor. Ou seja: graças a composição deste alimento, o corpo consegue aproveitar mais facilmente o nutriente disponível.

Se você segue alguma dieta específica ou precisa repensar seus hábitos alimentares, o suporte de um nutricionista é importante para obter a melhor orientação conforme suas necessidades.

Agende um nutricionista
dr.consulta - Mulher jovem ingerindo alimento rico em cálcio
Imagem ilustrativa (GettyImages)

2. Brócolis (e outras folhas de tom verde-escuro)

Vegetais com tons de verde mais escuro são opções de hortaliças com boas quantidades de cálcio. Além do brócolis, entram nessa lista com mais destaque a couve, o espinafre e o ora-pro-nobis.

Apesar disso, pode ser necessário consumir grandes quantidades desses alimentos para conseguir o suficiente do mineral, inclusive pelo fato de que o montante disponível em tais ingredientes tende a ser de mais difícil absorção. 

Outro detalhe importante é que o processo de cozimento desses ingredientes pode fazer com que eles percam boa parte do elemento.  Seja como for, vale sempre ter esses itens nas refeições, não apenas por conta do cálcio, como também pelos demais benefícios obtidos a partir da presença de outras vitaminas e minerais.

3. Peixes (em especial aqueles que possam ser comidos com as espinhas)

A sardinha é o exemplo mais conhecido (e talvez, mais acessível) de peixe fonte de cálcio. Uma lata em conserva é suficiente para oferecer cerca de 500 mg dos minerais, desde que ela seja consumida junto das espinhas, que concentram a maior oferta.

Essa opção também oferece boas quantidades de proteínas, vitaminas A e D e as chamadas gorduras saudáveis, que fazem bem ao coração e ajudam no controle do colesterol.

4. Soja

A soja oferece em cerca de 100 gramas (mais ou menos duas colheres cheias) pouco mais de 250 mg de cálcio.

Além de ser consumida cozida, na forma de farinhas, de proteínas processadas ou de edamame (a vagem dessa leguminosa) ele serve como base para muitos substitutos dos laticínios, como leites e queijos, em especial o tofu.

Logo, isso faz dela uma escolha interessante para quem não quer ou não pode consumir laticínios, mas precisa de mais cálcio na alimentação.

5. Determinados tipos de sementes

Embora menos comuns na alimentação da maioria das pessoas, sementes como a chia, a linhaça e o gergelim também são escolhas interessantes para bater a meta de ingestão de cálcio.

Eles podem ser complementos para diversas refeições e lanches, em diferentes preparações. Além disso, eles são fontes relevantes de outras vitaminas e minerais, bem como de fibras, essenciais ao funcionamento adequado do intestino. 

O papel da vitamina D na absorção do cálcio

Além de se comprometer a colocar mais fontes na alimentação (o que é importante, claro), cabe sempre considerar que o cálcio depende de uma série de condições para ser aproveitado de forma adequada pelo corpo. Uma das mais relevantes é a presença de vitamina D suficiente. 

Sem as quantidades adequadas desse nutriente, o organismo tem muito mais dificuldade em absorver o cálcio no trato gastrointestinal, em manter a concentração adequada dele no sangue e em garantir a mineralização adequada dos ossos. 

Alguns alimentos (como ovos e peixes) disponibilizam vitamina D. Contudo, a principal forma de obtenção dela é por meio da exposição da pele à luz solar, sempre com os devidos cuidados. Com alguns minutos por dia de banho de Sol, o próprio corpo se encarrega da produção em porções mais do que suficientes.

Necessidade de suplementação de cálcio

Já a utilização de suplementos com cálcio pode ser importante para grupos com uma demanda maior do mineral. Isso é o que acontece com idosos com alto risco de deficiência ou pessoas com alterações nutricionais que reduzem o aproveitamento do elemento pela alimentação. 

Tal indicação deverá ser feita sempre por um profissional de saúde (um médico endocrinologista ou nutricionista), que avaliará a possível falta e fará a recomendação adequada de complementação, fundamental para quando os alimentos ricos em cálcio não forem suficientes para garantir a ingestão adequada por si só.

Fontes:

  • National Institutes of Health;
  • The Nutrition Source;
  • Acta Ortopédica Brasileira;
  • Empresa Brasileira de Agropecuária;
  • Ministério da Saúde.

#Cálcio#Osteoporose#saúde óssea#suplementação de cálcio#Vitamina D
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. O que é o diurético e quais efeitos causa no organismo | Blog dr.consulta 25/07/2024 às 07:50

    […] baixos níveis de determinados sais minerais, como o sódio, o potássio e o magnésio, assim como de cálcio; […]

    Responder
  2. Comer ovo todo dia é bom ou ruim para a saúde? | Blog dr.consulta 20/08/2024 às 09:49

    […] disso, contém diversos minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco e retinol. Bem como vitaminas, […]

    Responder
  3. Descubra o que é bom para artrose e reduza suas limitações | Blog dr.consulta 07/09/2024 às 10:15

    […] associadas a quadros com inflamação que afetam as ligações e articulações entre os ossos, incluindo a artrite reumatoide e a […]

    Responder
  4. Lilian 03/10/2024 às 15:24

    Não está na hora de pararmos de falar que o ‘leite de hoje em dia’ tem cálcio?
    Se tiver, vale o risco consumir a abominável caseína?

    Responder
  5. O que fazer para que o joanete não seja um incômodo | Blog dr.consulta 19/11/2024 às 16:50

    […] cada caso depende da avaliação especializada. O objetivo é sempre rearranjar os ligamentos e ossos para devolver o alinhamento adequado a essas […]

    Responder
  6. João de Oliveira Rodrigues 01/12/2024 às 11:17

    Aprendo muito lendo estes textos. A população precisa cada vez mais de conhecimentos Biológicos. Quanto mais conhecermos a função orgânica melhor será a nossa saúde.

    Responder
    • Reinaldo 05/12/2024 às 12:23

      Ahh que legal saber que você gostou, conte conosco sempre que precisar!

      Responder
  7. Descubra quando o multivitamínico traz riscos a saúde | Blog dr.consulta 20/12/2024 às 13:41

    […] disso, a composição é complementada, muitas vezes, por minerais como o ferro, o cálcio e o zinco. A presença deles nas refeições também é essencial, mas sempre em quantidades […]

    Responder
  8. Como identificar e aliviar os sintomas da menopausa precoce | Blog dr.consulta 28/12/2024 às 11:51

    […] exemplo, uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, com alimentos como laticínios e vegetais de folhas verdes, contribui para fortalecer […]

    Responder
  9. Como é feito o exame de densitometria óssea | Blog dr.consulta 21/02/2025 às 14:11

    […] tomar sol antes das 10h e após as 16h para que os níveis de vitamina D estejam dentro dos valores ideais, uma vez que ela é essencial para a absorção do cálcio; […]

    Responder
  10. Arritmia cardíaca pode exigir atenção imediata | Blog dr.consulta 21/05/2025 às 10:10

    […] de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio e […]

    Responder
  11. lucky dreams 07/07/2025 às 00:45

    Read all about it https://lucky-dreams-de.com/

    https://lucky-dreams-de.com/

    Responder
  12. Entendendo a perimenopausa e como lidar com essa fase da vida | Blog dr.consulta 11/07/2025 às 10:38

    […] alimentação equilibrada rica em cálcio, ferro e vitamina […]

    Responder
  13. bola live 12/07/2025 às 04:05

    Check out the information bola live

    https://bola-live-id.com/

    Responder
  14. Sintomas da menopausa chegam antes do fim total da menstruação | Blog dr.consulta 13/08/2025 às 17:51

    […] rica em cálcio, vitamina D e […]

    Responder
  15. Como reduzir o efeito da menopausa no dia a dia | Blog dr.consulta 15/08/2025 às 15:09

    […] alimentos ricos em cálcio, vitamina D, proteínas magras e fibras auxilia na manutenção da saúde óssea e no controle do […]

    Responder
  16. O papel essencial da tireoide no organismo humano | Blog dr.consulta 18/08/2025 às 11:07

    […] O T3, embora liberado em menor volume, é mais potente e responsável pela maior parte dos efeitos diretos envolvidos no funcionamento tireoidiano. Além disso, a estrutura produz a calcitonina, cujo papel atua na regulação dos níveis de cálcio. […]

    Responder
  17. Sintomas do hipertireoidismo e eles como afetam o corpo | Blog dr.consulta 19/08/2025 às 18:00

    […] a condição o quanto antes reduz a diminuição acelerada de cálcio nos ossos, o que aumenta o risco de osteoporose e de fraturas, alterações cardíacas graves, bem […]

    Responder
  18. 5 benefícios da alimentação saudável para o coração | Blog dr.consulta 20/08/2025 às 09:40

    […] fim, o cálcio participa de ações fisiológicas envolvidas nos movimentos cardíacos e o ferro é indispensável […]

    Responder
  19. Quando procurar um reumatologista? | Blog dr.consulta 25/08/2025 às 12:54

    […] causadas por depósitos de cristais de ácido úrico nas articulações (gota) e de cálcio no tecido cartilaginoso […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
11 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510