Sintomas da andropausa podem incluir alterações de humor e mudanças de comportamento
Já é de conhecimento geral que depois de uma certa idade o nosso organismo sofre diversos tipos de mudanças. Entre elas está a queda de produção de hormônios. Para as mulheres é o estrogênio e para os homens a testosterona, processo que chamamos popularmente de andropausa.
Essa condição geralmente começa a dar sinais a partir dos 40 anos, gradualmente. E a grande questão é que a andropausa pode se manifestar de formas diferentes em cada homem, sendo mais ou menos intensa, e muitas vezes demorando para ser identificada como fonte do problema.
Os efeitos da andropausa
As manifestações mais frequentes a serem percebidas são semelhantes às da menopausa, como alterações de humor, fogachos, fadiga, energia mais baixa, menor agilidade física, aumento de peso, principalmente na região do abdômen, perda de massa muscular e diminuição da libido e da qualidade das ereções.
Outra coisa que precisa de atenção é que a andropausa pode influenciar na saúde do homem. Seus efeitos aumentam os riscos de desenvolver anemia, doenças cardiovasculares e osteoporose.
Diagnóstico e tratamento da andropausa
A andropausa é difícil de ser diagnosticada por causa dos diferentes sintomas, porém um médico da área de endocrinologia pode identificar a condição avaliando os relatos do paciente, aplicando alguns questionários que ajudam a encontrar sinais da diminuição da testosterona e solicitar exames de sangue que comprovem seus níveis baixos e eliminem outras possibilidades.
Como a menopausa, essa é uma condição natural que não tem cura, mas seus efeitos podem ser controlados com a reposição hormonal por meio de injeções ou gel pelo médico caso o paciente não possua contra-indicação ao tratamento, entre elas alterações na próstata e no hemograma.
[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de endocrinologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/endocrinologista”]