Estreando na Netflix essa semana, o filme: “O mínimo para viver”, é um dos assuntos mais comentados. Com temática preventiva, é relatado o drama de uma jovem que sofre os impactos da anorexia em sua rotina. Nesse enredo, é possível compreender os sintomas, dificuldades de recuperação e traumas para quem convive com essa doença.
Diariamente, na sociedade em que crescemos, somos influenciados por padrões midiáticos que estipulam o estereótipo de magreza associado a beleza. Ou seja, quanto mais magro, mais belo. Porém, essa obsessão pelo corpo poderá se tornar um agravante que estipula o desenvolvimento da anorexia. A anorexia é uma doença muito grave que afeta adolescentes, de diversas faixas etárias, no mundo todo.
É um assunto importante que merece maior destaque e cuidado. Separamos algumas dúvidas comuns sobre o assunto! Confira!
O que é anorexia nervosa?
A anorexia é uma doença, do grupo dos transtornos alimentares, muitas vezes ligado a problemas que envolve componentes fisiológicos, psicológicos e sociais.
É caracterizada pela vontade obsessiva de querer perder peso através de dietas alimentares muito rígidas e insuficiente para a nutrição corpo, além de uma perturbação na percepção da forma ou do tamanho do próprio corpo.
Como identificar uma pessoa anoréxica?
Os sintomas para a identificação de anorexia não são sempre visíveis e nem sempre são rapidamente identificados pelos familiares.
A rápida perda de peso sem limites, o medo intenso de ganhar peso, se sentir acima do peso mesmo não estando, exercícios compulsivos a fim de perder tudo que foi consumido no dia, grande obsessão por contar as calorias dos alimentos, retraimento social… Esses são apenas alguns sintomas que podem variar de acordo com a pessoa.
Mesmo sendo uma pessoa extremamente magra, quem tem anorexia geralmente não se enxerga dessa maneira ao olhar no espelho.
Anorexia e bulimia são a mesma coisa?
Bulimia também é um transtorno alimentar, e ambos estão ligados ao medo de engordar.
A anorexia é caracterizada por uma dieta rígida, já a bulimia é caracterizada por comportamentos de alimentação compulsiva (também conhecido como Binge) seguidos de arrependimento que levam a prática de recursos não saudáveis como vomitar logo após a refeição ou uso de laxantes.
Qual o tratamento?
O tratamento do distúrbio é realizado de maneiras multidisciplinar e é feito com participações de diferentes especialidades como psiquiatria, nutrição, psicologia, entre outros.
O tratamento pode ser feito através de medicações e tratamentos comportamentais, tais como cardápios alimentares e psicoterapias.
As terapias têm como foco a modificação de comportamentos prejudiciais, pode ser feita em família ou individualmente.
O uso de medicamento em alguns casos é indicado, por exemplo o uso do Inibidor seletivo de recaptação de serotonina (ISRS) que alivia os sintomas de depressão e ansiedade e o uso de Antipsicótico nos casos de alterações de sensopercepção. Mas vale lembrar que cada caso é um caso e o melhor é sempre consultar um médico.
Quem tem anorexia não menstrua? Por que?
Quando o índice de gordura corporal cai radicalmente, o corpo para de estimular a hipófise (uma glândula que se localiza no cérebro) a produzir FSH (hormônio folículo estimulante responsável pela maturação de óvulos no ovário).
A diminuição da produção deste hormônio causa a não maturação dos óvulos e a consequente parada da menstruação.
Qual o motivo principal para tantos jovens com anorexia no mundo?
A anorexia pode estar relacionada a fatores genéticos, sociais e ambientais. O ambiente familiar, a qualidade das relações afetivas na infância/adolescência, situações de abuso físico/sexual e fatores socioculturais são algumas das condições que podem estar presentes no desenvolvimento deste transtorno.
Quanto abaixo do peso a pessoa precisa estar para ser identificada como anoréxica?
As identificações dos casos de anorexia não se relacionam exclusivamente a um parâmetro de peso e sim ao conjunto de sintomas como citados anteriormente. No entanto o IMC (índice de massa corporal) abaixo de 18 sugere atenção e investigação.
Homens também podem desenvolver anorexia?
A anorexia nervosa é mais comum em jovens mulheres, mas homens também podem apresentar anorexia sim.
Anorexia mata?
A anorexia e suas complicações podem afetar as funções básicas do corpo, sendo potencialmente fatal em casos graves. A falta de minerais como o potássio atrapalha os batimentos cardíacos podendo levar a arritmias, a desidratação dificulta o funcionamento dos rins, o sistema de defesa fica extremamente debilitado, abrindo caminho a diversas infecções entre outras complicações que podem acontecer decorrente do baixo peso e dos longos períodos de inanição.
Agende agora uma consulta com um de nossos psiquiatras e não deixe a anorexia acabar com sua vida ou com a saúde de alguém que você ama.