Apneia do Sono: o que é, causas, sintomas e tratamento
A apneia do sono, ou apneia obstrutiva do sono, é um distúrbio provocado pela obstrução das vias respiratórias, impedindo que a pessoa respire corretamente enquanto dorme, podendo tornar o sono superficial e de má qualidade.
Quando essa situação se torna constante, o paciente pode notar diversas mudanças de humor e de comportamento durante o dia. Noites mal dormidas podem dificultar a concentração, causar dores de cabeça e cansaço e ainda provocar maior irritabilidade e depressão.
Como a apneia do sono ocorre?
A apneia do sono ocorre devido ao estreitamento das vias respiratórias, que é provocado pela desregulação dos músculos na região da garganta. Em alguns casos, essa musculatura se mantém muito relaxada e, em outros, estreitada demais, impedindo que a pessoa respire de forma correta.
Além da anatomia do nariz e da garganta, que podem facilitar a apneia, outros fatores de risco também podem ajudar a desencadear o distúrbio como, por exemplo, o excesso de peso, o alcoolismo, o tabagismo e o uso de remédios para dormir.
Quais são os sintomas da apneia do sono?
O ronco e a dificuldade de respirar durante o período de sono são os principais sinais da doença. Porém, outros sintomas também podem ser notados:
- Acordar várias vezes durante o sono;
- Cansaço excessivo durante o dia;
- Falta de concentração e de memória durante o dia;
- Perda de rendimento no trabalho ou nos estudos;
- Maior propensão à irritabilidade e depressão;
- Dores de cabeça pela manhã;
- Incontinência urinária;
- Impotência sexual.
Como é feito o diagnóstico da apneia do sono?
Inicialmente, o distúrbio é diagnosticado por meio de uma avaliação clínica e, em seguida, pelo exame de polissonografia, o qual analisa as ondas cerebrais, a qualidade da respiração e a quantidade de oxigênio no sangue do paciente.
Ao todo, existem 4 tipos de apneia do sono:
- Apneia Obstrutiva do Sono: a mais comum. Ocorre devido ao relaxamento ou estreitamento excessivo da musculatura da garganta.
- Apneia Central do Sono: geralmente acontece após uma lesão cerebral, como o AVC, por exemplo, que pode alterar a capacidade de respiração.
- Apneia Mista: a mais rara. Caracterizada pela presença da apneia obstrutiva e central do sono.
- Apneia Temporária: é o tipo de apneia passageira, que acontece devido a alguma inflamação temporária na passagem do ar até os pulmões.
Existe tratamento para a apneia do sono?
A apneia do sono pode ser tratada com pequenas mudanças nos hábitos do paciente, incluindo melhora na alimentação e diminuição do consumo de álcool e/ou cigarro.
Caso a apneia do paciente seja causada por problemas anatômicos do nariz e da garganta, o pneumologista pode indicar a utilização do CPAP, um aparelho que fornece oxigênio para os pulmões, facilitando a respiração. Em últimos casos, uma cirurgia pode ser indicada.
A escolha do melhor método de tratamento é conjunta entre o médico e o paciente. Por isso, é importante tirar as dúvidas na consulta.
Você apresenta roncos ou dificuldade para dormir? No dr.consulta, você tem disponível consultas online e presenciais com pneumologistas e o exame de polissonografia, ideal para o diagnóstico da doença. Agende seu atendimento pelo site, app ou telefone 4090-1510. Cuide-se!
eu quero operar a garganta tenho apneia vou gastar muito com surgia e tratamento
[…] em poucas vezes ao longo da vida e não há associação com outros sintomas que possam sugerir um distúrbio. Na média, estima-se que até 8% de toda a população experimente pelo menos uma vez na vida um […]
[…] apneia do sono: o maior acúmulo de gordura ao redor do pescoço pode dificultar a respiração durante o sono, causando a apneia; […]