Você sabia que o câncer de pele é o mais comum entre a população brasileira? Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 62% dos brasileiros não utilizam protetor solar ao se exporem ao sol, e dos que utilizam, apenas 25% o aplica corretamente.
Por estar localizado em uma área tropical, o Brasil recebe diariamente índices de raios solares intensos, colocando a população residente em alto grau de risco. O uso correto dos filtros solares, além de evitar o surgimento de células cancerígenas na pele, também previne o envelhecimento precoce e as manchas e rugas indesejáveis.
Aplicar o protetor solar corretamente na pele parece ser algo simples, mas precisa de uma atenção redobrada. Separamos abaixo um passo a passo com dicas para você não falhar na hora de se proteger do sol:
1. Como escolher o filtro solar correto para a minha pele?
Antes de sair comprando um protetor solar, é necessário verificar o tipo de textura que ele apresenta e, principalmente, o seu fator solar.
Hoje, no mercado, existem diversos tipos de protetores solares: em gel, spray, creme, os de maquiagem, enfim, um leque diverso de opções.
Primeiramente, ao fazer a sua escolha, entenda qual tipo de pele você tem: se é seca ou oleosa. Caso sua pele seja seca, prefira os filtros que contenham óleo em sua composição e que também hidratam. Se a sua pele for do tipo oleosa, faça o inverso, dê preferência para os filtros que não contenham algum tipo de óleo em sua composição.
É muito importante ficar atento aos tipos mais modernos de protetores solares como, por exemplo, os de spray e os de maquiagem. Independente do fator solar, todos os filtros em spray precisam ser reaplicados na pele com mais frequência, enquanto os de maquiagem, nem sempre protegem como deveriam – fique atento à sua composição.
Para escolher o fator ideal, estipule o tempo que você vai permanecer exposto ao sol e entenda a sua predisposição genética a desenvolver algum tipo de lesão dermatológica. Quanto maior o fator solar, mais proteção você terá dos raios solares durante um período maior de tempo.
2. Como devo aplicar o protetor solar na pele?
O ideal é você fazer a primeira aplicação antes de se expor ao sol. Segundo dermatologistas, para um indivíduo com 70 kg, o ideal é a aplicação de cerca de 40 ml de protetor solar bem distribuído pelo corpo.
Não se esqueça de proteger todas as áreas do seu rosto, pescoço, ombros e braços, pois são as regiões mais atingidas pelos raios solares.
Ao aplicar o filtro no corpo e no rosto, espalhe bem o produto até que a pele o absorva como deve. Em caso de protetores em spray, faça a aplicação bem feita e próxima da pele, para que os fatores de proteção também sejam absorvidos.
3. De quanto em quanto devo reaplicar o protetor solar?
Especialistas recomendam que as demais aplicações de protetor solar sejam feitas a cada 3 horas, e ainda informam que é necessário reaplicar o filtro logo após sair do mar ou da piscina (mesmo que o protetor seja à prova d’água).
A reaplicação deve ser feita da mesma forma que a primeira aplicação: em todas as regiões do corpo expostas ao sol e com o filtro bem espalhado e absorvido pela pele.
4. Existem outros cuidados necessários com a pele no verão?
Além do protetor solar, o uso de óculos de sol e chapéu também ajuda a proteger a pele e o couro cabeludo dos raios solares. Aliado a isso, mantenha-se bem hidratado durante o dia todo. Isso ajuda a manter a pele elástica e saudável.
Com os cuidados certos, você se protege do sol e evita demais complicações. Em caso de outras dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta com um dos nossos dermatologistas. Temos consultas presenciais e online para você e sua família.