Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Arcalion

Como Arcalion funciona?

Arcalion é um medicamento que atua no sistema nervoso central e neuromuscular, agindo como fator natural de resistência física, de eficiência intelectual e de equilíbrio psíquico.

A ação terapêutica de Arcalion se estabelece já na primeira semana acentuando-se logo com ação duradoura.

Contraindicação do Arcalion

Arcalion não deve ser utilizado nos casos de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.

Devido à presença da lactose, este medicamento não deve ser utilizado em casos de galactosemia, síndrome de má absorção de glicose e galactose ou deficiência de lactase (doenças metabólicas raras).

Como usar o Arcalion

A dose recomendada de Arcalion é de 2 a 3 drágeas por dia.

As drágeas devem ser ingeridas com copo de água juntamente com o café da manhã e o almoço.

A duração do tratamento é de 4 semanas ou de acordo com o critério médico, sendo recomendado período máximo de tratamento de 6 meses.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Arcalion?

Caso você esqueça de tomar Arcalion no horário receitado pelo seu médico, tome-o assim que se lembrar.

Porém, se já estiver próximo ao horário de tomar a dose seguinte, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses receitado pelo seu médico.

Neste caso, não tome o medicamento duas vezes para compensar a dose esquecida.

O esquecimento da dose pode, entretanto, comprometer a eficácia do tratamento.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

Precauções do Arcalion

Arcalion possui um radical tiol que pode, ainda que em rara freqüência, ocasionar alterações de odor na urina e suor.

Atenção: Este medicamento contém açúcar (lactose e glicose), portanto deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.

Pacientes com insuficiência renal

Não foram conduzidos estudos clínicos que avaliem os efeitos da administração de Arcalion em pacientes com insuficiência renal, assim sua tolerância somente pode ser avaliada com base farmacocinética e pelo histórico de farmacovigilância.

Até a presente data, não existem relatos de restrições de uso em pacientes com insuficiência renal.

Interações medicamentosas

Arcalion (sulbutiamina) pode ser associado a qualquer outro tratamento.

Não foram referidas até a presente data, restrições de uso do produto conjuntamente com álcool ou alimentos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Reações Adversas do Arcalion

Como qualquer outro medicamento, Arcalion pode, em certos indivíduos, causar efeitos indesejáveis em maior ou menor intensidade.

Os efeitos indesejáveis relatados com o uso de Arcalion são

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Possibilidade de efeitos indesejáveis neuropsíquicos (tremor, mal-estar, cefaléia, agitação), de alergia cutânea e de intolerância digestiva.

Em razão da presença do corante laca amarelo crepúsculo, há risco de reações alérgicas.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

População Especial do Arcalion

Gravidez

Por medida de precaução, é recomendável não utilizar este medicamento durante a gravidez.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Lactação

Em razão da ausência de dados sobre a passagem deste medicamento para o leite materno, sua utilização deve ser evitada durante a amamentação.

Pacientes idosos

Pacientes idosos são muito sensíveis ao efeito de medicamentos em geral devido a alterações metabólicas relacionadas ao envelhecimento.

Para a administração de Arcalion em pacientes idosos é recomendada, redução da posologia e acompanhamento médico.

Pacientes idosos podem apresentar no início do tratamento agitação leve e transitória, sendo recomendada a redução da posologia nestes casos e acompanhamento médico.

Efeitos na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

No conjunto de estudos clínicos com Arcalion não foi identificado qualquer efeito, sedativo ou outro que afete negativamente vigília, concentração e atenção.

Composição do Arcalion

Cada drágea de Arcalion contém

Sulbutiamina (DCB 08097)

200 mg

Excipientes*

1 drágea

*Amido, glicose, lactose monoidratada, talco, estearato de magnésio, corante laca amarelo crepúsculo, dióxido de titânio, bicarbonato de sódio , cera branca de abelha, polissorbato 80, dióxido de silício, sacarose, etilcelulose, monooleato de glicerol, povidona, carmelose sódica.

Superdosagem do Arcalion

O efeito mais provável no caso de superdosagem de Arcalion é agitação com euforia e tremores nas extremidades.

Esses distúrbios são transitórios e regridem rapidamente sem sequelas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação Medicamentosa do Arcalion

Sulbutiamina (substância ativa) pode ser associado a qualquer outro tratamento.

Interação Alimentícia do Arcalion

Não foram referidas até a presente data, restrições de uso do produto conjuntamente com álcool ou alimentos.

Ação da Substância Arcalion

Resultados de eficácia

Os benefícios clínicos da sulbutiamina no tratamento da astenia foram demonstrados através de vários estudos clínicos, desde o lançamento do produto no mercado.

Astenia funcional representa cerca de 75% de todas as astenias clínicas e inclui tanto as reativas (i.e. pós-infecciosas, envelhecimento, sobrecarga de trabalho, estresse, pós-parto) quanto as de síndromes depressivas. Diversos estudos indicam que Sulbutiamina (substância ativa) é eficaz sobre a maioria, senão todas, as manifestações sintomáticas da astenia, e por esta razão, pode auxiliar pacientes à uma recuperação mais rápida de todos os tipos de astenia funcional.

Em pacientes idosos, com distúrbios de memória, o tratamento com Sulbutiamina (substância ativa) em comparação a placebo, apresentou melhora significativamente nas atividades de memória, para níveis obtidos após técnicas de treinamento mentais direcionadas para recordação de informação.

Em estudantes, com fadiga psicossomática severa com interferência no desempenho universitário, especialmente em períodos cruciais de exames, Sulbutiamina (substância ativa) melhorou a função cognitiva e resistência física, com redução dos níveis de ansiedade, sem registro de reações adversas como agitação ou dependência.

Características farmacológicas

Propriedades Farmacodinâmicas

A sulbutiamina é uma molécula original, resultante de importantes modificações estruturais do núcleo tiamínico: formação de uma ponte dissulfeto, introdução de um éster lipófilo, abertura de um ciclo tiazol.

Essas diferentes modificações explicam

A administração de Sulbutiamina (substância ativa) em animais permitiu colocar em evidência uma melhoria da coordenação motora e da resistência à fadiga muscular, especialmente nas provas onde um déficit motor foi produzido pelos neurolépticos. A nível cortical, Sulbutiamina (substância ativa) melhorou a resistência do córtex cerebral sensibilizado pelas anoxias repetitivas. Por outro lado, o estado de vigília dos animais foi aumentado pelo Sulbutiamina (substância ativa). Um efeito benéfico sobre a realização motora e sobre a memorização foi observado por ocasião dos testes de aprendizagem em animais.

Em humanos, Sulbutiamina (substância ativa) foi estudado nas astenias funcionais através de estudos controlados (placebo ou produtos referência) utilizando-se os testes psicométricos (Weschler), as escalas de avaliação (Middlesex Hospital Questionary, a escala de observação clínica dos estados depressivos não psicóticos de Crocq, a escala de auto-avaliação de Lipman), com avaliação estatística dos resultados.

Estes estudos confirmam a atividade de Sulbutiamina (substância ativa) no tratamento sintomático das astenias funcionais, demonstrando o efeito psicoativo deste medicamento com uma ação predominante na inibição física e psicológica.

Propriedades Farmacocinéticas

A sulbutiamina é rapidamente absorvida, tanto no animal como no homem, e a concentração sanguínea é máxima entre uma e duas horas após a administração.

A concentração sanguínea diminui a seguir de maneira exponencial. O produto se distribui rapidamente no organismo, tendo sido demonstrado uma fixação cerebral importante no animal. A seguir é eliminado com uma meia-vida biológica de aproximadamente 5 horas atingindo a eliminação máxima urinária 2 a 3 horas após a administração.

Cuidados de Armazenamento do Arcalion

Arcalion deve ser guardado na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e umidade.

Nestas condições, este medicamento possui prazo de validade de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

Características físicas

Arcalion é apresentado sob a forma de drágeas redondas de cor laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Arcalion

Registro MS N° 1.1278.0006

Farm. Responsável:

Patrícia Kasesky de Avellar
CRF-RJ n.º 6350

Registrado por:

Laboratórios Servier do Brasil Ltda
Estrada dos Bandeirantes, n.º 4211 – Jacarepaguá – 22775-113 Rio de Janeiro – RJ
Indústria Brasileira
C.N.P.J. 42.374.207 / 0001 – 76

Serviço de Atendimento ao Consumidor:

0800 – 7033431

Venda sob prescrição médica.

Sair da versão mobile