Devido à pandemia e ao necessário isolamento social que foi instaurado no mundo para conter o avanço da Covid-19, milhares de pacientes deixaram de cuidar da saúde bucal como costumavam antes.
Durante a primeira onda de casos, no primeiro semestre do ano passado, muitos consultórios tiveram que fechar e, consequentemente, muitas pessoas ficaram sem o tratamento dentário devido.
Após notar que as consequências disso não seriam positivas para a saúde da população, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou os consultórios odontológicos como serviços essenciais. Porém, por conta do medo da contaminação e do quadro de isolamento, boa parte da população não voltou aos dentistas e pior, deixou de se preocupar com a saúde bucal.
Essa situação, de acordo com o FDI (World Dental Federation), não se aplica apenas ao Brasil, mas a diversos países ao redor do mundo. Especialistas afirmam que com a pandemia o número de pacientes com problemas dentais aumentou, assim como a quantidade de pacientes com problemas dentais sérios. “Durante a pandemia, os pacientes de alto risco tenderam a desenvolver mais de um problema, muitas vezes exibindo três ou quatro ao mesmo tempo porque muito tempo se passou sem um check-up”, disse o professor Paulo Melo, Conselheiro do FDI.
Além de negligenciar a ida ao dentista, os maus cuidados com a saúde bucal em casa também cresceram durante o isolamento social, principalmente, quando se trata das crianças. Se os pais não ficarem atentos, os pequenos evitam ou esquecem o uso do fio dental e da escovação três vezes ao dia.
Então é seguro ir ao dentista para cuidar da saúde bucal?
Sim, é seguro. Colocando em prática todas as medidas protetivas, como o uso de máscara, lavagem das mãos e uso de álcool em gel, você se mantém protegido e ainda não deixa sua saúde bucal de lado. Assim como você, todos os consultórios também devem seguir à risca todo o protocolo de segurança para atender os seus pacientes.
Para um cuidado completo, além de voltar a visitar o seu dentista periodicamente, é necessário seguir as recomendações de higiene bucal, como uma boa escovação, o uso do fio dental e do enxaguante.
Você sabia que o dr.consulta também tem odontologia? Acesse nosso site e agende uma avaliação com um dos nossos dentistas.