O Botox Capilar é um tratamento intensivo a base proteínas e vitaminas que promove uma hidratação profunda no cabelo, fazendo com que sua estrutura possa ser recuperada deixando-o forte e macio. Esse tipo de tratamento não alisa os fios, mas pode gerar essa impressão devido ao seu efeito de remover o frizz e as pontas duplas do cabelo.
Embora seja chamado de Botox Capilar, não possui toxina botulínica em sua composição. Por esse motivo, pode ser utilizado por grávidas e lactantes.
Botox capilar: é seguro ou não?
Utilização do Botox Capilar durante a gravidez
As gestantes que querem tratar o cabelo por danos causados pelo uso de escovas progressivas, tinturas ou chapinha, realizadas anteriormente à gravidez, podem utilizar o Botox Capilar. O tratamento não traz nenhum risco à gestação, pois não contém formol nem substâncias químicas como amônia e chumbo, que podem ser nocivas ao organismo.
Antes de aplicar, peça para ver o rótulo do produto e confira as substâncias de sua composição. Caso tenha dúvidas, fale com seu/sua médico/a antes de qualquer tratamento para o cabelo.
Utilização do Botox Capilar durante a amamentação
Lactantes podem fazer tratamento com Botox Capilar, pois em sua fórmula não há produtos químicos (formol, amônia, chumbo e/ou outros metais pesados) capazes de alterar a composição do leite materno, causando danos ao bebê.
Contudo, é importante sempre lembrar que os produtos usados na pele e couro cabeludo da mãe são absorvidos pelo corpo, caem na corrente sanguínea e podem alterar a constituição do leite materno. Portanto, tudo que a mãe consome chega à criança por meio da amamentação, o que torna necessário cuidados redobrados na hora de escolher um cosmético para uso na pele ou nos cabelos.
Quais as substâncias que grávidas e lactantes não podem usar?
Produtos como a amônia, ácidos e formol não podem ser usados por gestantes e lactantes. Antes de qualquer tratamento converse com o seu cabeleireiro, peça para verificar o rótulo do produto e procure as seguintes substâncias:
- amônia;
- methylene glycol (metileno glicol);
- glyoxilic acid (ácido glioxílico);
- aldeído fórmico;
- oxymethylene (oximetileno);
- oxomethane (oximetano);
- chumbo;
Estas são algumas das substâncias mais comuns presentes em produtos de cabelo que não podem ser utilizadas durante a gravidez e amamentação. Nenhuma delas deve estar presente no Botox Capilar.
Em caso de dúvidas, peça indicação médica dos produtos que podem ser usados.
Uma outra dica que pode ser útil é levar o rótulo para que seu/sua médico/a veja antes de efetuar o tratamento. Durante a gravidez e a amamentação busque sempre orientação médica para escolher os melhores e mais seguros tratamentos para o cabelo.