Bula do Bromepina
- Tratamento sintomático da dor, distúrbios do trânsito e desconforto intestinal relacionados a distúrbios intestinais funcionais;
- Tratamento sintomático da dor relacionada a distúrbios funcionais das vias biliares;
- Preparação de enema opaco (exame de raio-x com contraste do intestino grosso).
Como Bromepina funciona?
Bromepina contém uma substância ativa chamada brometo de pinavério. Bromepina pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antiespasmódicos, que agem no intestino e trato biliar.
O intestino é um tubo muscular longo por onde a comida passa para ser digerida. O trato biliar consiste de vesícula e ductos biliares. A bile passa través do ducto biliar comum para o intestino delgado. Quando o seu intestino sofre espasmos ou contrações muito fortes, você sente dor. Este medicamento alivia o espasmo e a dor.
O tempo médio estimado para a sua concentração máxima no sangue é de 1 hora e a resposta clínica inicial ocorre mais frequentemente entre o 3° e o 6° dia de tratamento.
Contraindicação do Bromepina
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoas alérgicas (hipersensíveis) ao princípio ativo ou a qualquer excipiente.
Não use o medicamento caso a situação acima se aplique a você. Se você não tiver certeza, converse com seu médico ou farmacêutico antes de administrar este medicamento.
Como usar o Bromepina
Sempre administre Bromepina exatamente conforme orientação do seu médico. Você deve contatar o seu médico caso você não tenha certeza.
É importante que você administre Bromepina corretamente. Isto porque o medicamento pode irritar o esôfago.
Sempre tome os comprimidos durante a refeição.
Ingira-os com um copo cheio de água. Não quebre, chupe ou mastigue os comprimidos.
Administre os comprimidos ao longo do dia em intervalos regulares.
Administre os comprimidos nos mesmos horários. Isto irá ajudá-lo a se lembrar de tomá-los.
Dosagem
Bromepina 100mg – Comprimidos revestidos
A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido duas vezes ao dia.
Se necessário, o seu médico pode aumentar a dose para 1 comprimido três vezes ao dia.
Antes de realizar enema opaco, você somente deve administrar os comprimidos durante os 3 dias anteriores ao exame. A dose usual é de 1 comprimido duas vezes ao dia.
Uso em crianças
Este medicamento não é recomendado para uso em crianças.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Bromepina?
Caso você se esqueça de tomar os comprimidos de Bromepina no horário estabelecido pelo seu médico, pule a dose. Em seguida, tome a próxima dose no horário habitual. Não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.
Precauções do Bromepina
Não se recomenda o uso deste medicamento em crianças.
É importante que você tome Bromepina corretamente. Isto porque o medicamento pode irritar o tubo por onde os alimentos passam. Sempre administre os seus comprimidos durante a refeição.
A ingestão dos comprimidos deve ser feita com um copo cheio de água. Não quebre, chupe ou mastigue os comprimidos.
É importante que você administre Bromepina corretamente, conforme descrito acima, se: você tem algum problema no esôfago. Ou se uma pequena parte do seu estômago se projetou para dentro do tórax (hérnia de hiato).
Se alguma das situações acima se aplicar a você (ou se você não tiver certeza), converse com seu médico antes de administrar Bromepina.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Reações Adversas do Bromepina
Como todos os medicamentos Bromepina pode causar reações indesejáveis, embora nem todas as pessoas as desenvolvam. As seguintes reações adversas podem ocorrer com o uso deste medicamento:
- Reações no esôfago, estômago ou intestino, como dificuldade para engolir, dor no estômago, diarreia, sintoma ou sensação de estar doente, náusea, vômito, dor à deglutição e muito raramente dor abdominal leve. Lesão esofágica (lesão no esôfago) pode ocorrer quando o paciente tomar o medicamento sem seguir as recomendações de uso.
- Reações na pele, como vermelhidão, erupção cutânea, coceira, urticária e eritema.
- Reações alérgicas (de hipersensibilidade) ao medicamento, como dificuldade para respirar; inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta. Se algum destes sintomas ocorrer, pare de tomar Bromepina e procure imediatamente um médico – você pode precisar de tratamento médico de urgência.
Se algum dos efeitos colaterais ficar sério ou se você apresentar algum efeito colateral não descrito nesta bula, favor informar seu médico.
O corante amarelo crepúsculo pode causar reações alérgicas.
Informe ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
População Especial do Bromepina
Gravidez e lactação
Contate seu médico ou farmacêutico para obter mais informações antes de ingerir qualquer medicamento, se você estiver grávida ou amamentando.
Informe seu médico se você:
- Estiver grávida ou pretende engravidar. Bromepina não é recomendado durante a gravidez.
- Estiver amamentando ou irá amamentar. Bromepina não é recomendado para mulheres durante a amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
Capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não são conhecidos os efeitos do medicamento sobre a habilidade de dirigir ou operar ferramentas ou máquinas. Desta forma, atente-se à sua resposta ao medicamento antes de realizar qualquer atividade.
Informação importante sobre os componentes de Bromepina
Este medicamento contém Lactose (um tipo de açúcar). Se você possui intolerância ou não consegue digerir alguns açúcares, converse com seu médico antes de administrar este medicamento.
Composição do Bromepina
Cada comprimido revestido contém:
Brometo de pinavério | 100mg |
Excipiente* q.s.p | 1 com rev |
*Celulose microcristalina, lactose monoidratada, polímero do ácido acrílico, dióxido de silício, estearato de magnésio, polímero catiônico ácido metacrílico, talco, dióxido de titânio, corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6, álcool isopropílico, macrogol, água purificada.
Superdosagem do Bromepina
Se você tomar mais Bromepina do que deveria, contate o seu médico ou procure imediatamente um pronto-atendimento. Leve a embalagem e a bula do medicamento com você.
Tomar grande quantidade do medicamento pode levar a complicações gastrointestinais, como flatulência (excesso de gases) e diarreia. Não se conhece um antídoto específico e recomenda-se tratamento sintomático.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação Medicamentosa do Bromepina
Os ensaios clínicos demonstraram ausência de qualquer interação entre o Brometo de Pinavério (substância ativa) e drogas digitálicas, antidiabéticos orais, insulina, anticoagulantes orais (exemplo: acenocumarol [ antivitamina K]) e heparina.
A administração conjunta de uma droga anticolinérgica pode aumentar a espasmólise.
Não foi observada interferência com os testes laboratoriais para detecção de nível de drogas.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Dicetel.
Ação da Substância Bromepina
Resultados de Eficácia
A eficácia do Brometo de Pinavério (substância ativa) (50 mg via oral 3 vezes ao dia) na redução dos sintomas da síndrome do intestino irritável, dor abdominal, distensão abdominal, diarreia e constipação foi demonstrada em estudos controlados por placebo.1,2,3
Também foi demonstrada eficácia do Brometo de Pinavério (substância ativa) em metanálise realizada para avaliar o uso dos relaxantes da musculatura lisa no tratamento da síndrome do intestino irritável.4
Além disso, o Brometo de Pinavério (substância ativa) tem eficácia semelhante a da trimebutina, mebeverina e brometo de otilônio na redução dos sintomas da síndrome do intestino irritável demonstrada em estudos controlados. 5,6,7
A resposta clínica inicial ocorre mais frequentemente entre o 3º e o 6º dia de tratamento.
Referências Bibliográficas
1-Christen MO amp;Tassignon JP. Pinaverium bromide: a calcium channel blocker acting selectively on the gastrintestinal tract, Drug Devel Res 1989;18:101-112.
2-Awad R, Dibildox M, Ortiz F. Tratamento da Síndrome do Cólon Irritável com o Brometo de Pinavério como bloquedor dos canais de cálcio. Ensaio randomizado duplo-cego controlado com placebo. Acta Gastroent Latinoamer 1995, 25:137-44.
3-Pace F, Coremans G, Dapoigny M et al. Therapy of Irritable Bowel Syndrome – An Overview. Digestion, 1995, 56:433-42.
4-Poynard S, Naveau B, Mory B et al. Meta-analysis of smooth relaxants in the treatment of irritable bowel syndrome. Aliment Pharmacol Ther 1994, 8:499-510.
5-Christen MO. Action of pinaverium bromide, a calcium antagonist, on gastrintestinal motility disorders. Gen Pharmacol 1990;21:821-825.
6-Lu CL, Chen CY, Chang FY et al. Effect of a calcium channel blocker and antispasmodic in diarrheapredominant irritable bowel syndrome. J Gastroenterol Hepatol 2000; 15(8):925-930
7-Galeone M, Stock F, Moise G et al. Pinaverium bromide versus otilonium bromide in patients with irritable bowel syndrome. Curr Ther Res 1986 ; 39 :613-624
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Dicetel.
Características Farmacológicas
Propriedades Farmacodinâmicas
O Brometo de Pinavério (substância ativa) é um agente antiespasmódico seletivo que exerce sua ação sobre o trato gastrointestinal. É um antagonista do cálcio que inibe o influxo de cálcio para o interior das células da musculatura lisa intestinal. Em animais, o Brometo de Pinavério (substância ativa) reduz direta ou indiretamente os efeitos da estimulação dos canais aferentes sensitivos. É livre de efeitos anticolinérgicos significativos e também é desprovido de efeitos sobre o sistema cardiovascular.
Propriedades Farmacocinéticas
Após administração oral, o Brometo de Pinavério (substância ativa) é rapidamente absorvido com pico de concentrações plasmáticas ocorrendo dentro de 1 hora. A droga é extensivamente metabolizada e eliminada por via hepática. A meia-vida de eliminação é de 1,5 horas.
A biodisponibilidade absoluta para a formulação oral é muito baixa (lt; 1%). A via principal de excreção é através das fezes.
A ligação do Brometo de Pinavério (substância ativa) às proteínas plasmáticas é elevada (95-97%).
Dados de segurança pré-clínica
Toxicidade: a toxicidade de Brometo de Pinavério (substância ativa) após a administração oral foi baixa. Os sinais de toxicidade foram principalmente limitados a sinais gerais de toxicidade, sintomas gastrointestinais e sintomas no sistema nervoso central.
Genotoxicidade, potencial carcinogênico e teratogenicidade
Brometo de Pinavério (substância ativa) não apresenta propriedades genotóxicas ou carcinogênicas. Em doses 2 vezes maiores que a dose clínica recomendada, Brometo de Pinavério (substância ativa) não apresentou potencial teratogênico.
Toxicidade reprodutiva
Em doses 2 vezes maiores que a dose clínica recomendada, Brometo de Pinavério (substância ativa) diminui a probabilidade de gestação, mas não teve efeito relevante sobre o desenvolvimento pré ou pósnatal.
Não foram estudadas a transferência placentária de Brometo de Pinavério (substância ativa) e a transferência para o leite.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Dicetel.
Cuidados de Armazenamento do Bromepina
Manter em temperatura ambiente (temperatura entre 15ºC e 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características do produto:
Comprimido revestido na cor laranja, circular, biconvexo.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Bromepina
Venda sob prescrição médica.
Registro MS nº. 1.0583.0757.
Farm. Resp.:
Dra. Maria Geisa Pimentel de Lima e Silva
CRF – SP nº. 8.082
Registrado por:
Germed Farmacêutica Ltda.
Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, KM 08
Bairro Chácara Assay
CEP 13186-901, Hortolândia – SP
CNPJ: 45.992.062/0001-65
Indústria Brasileira
Fabricado por:
EMS S/A
Hortolândia – SP