Bula do C Cálcio
Suplemento vitamínico e mineral para a prevenção/tratamento auxiliar na desmineralização óssea, pré e pós menopausal e no raquitismo. Age como antioxidante e auxiliar do sistema imunológico.
Como o C-Cálcio funciona?
C-Cálcio é uma associação composta por vitaminas e minerais.
A vitamina C estimula a síntese de colágeno, funciona como agente regulador de determinadas reações celulares e também está envolvida na absorção de ferro.
O cálcio é um elemento essencial para a integridade funcional dos nervos e músculos, onde exerce grande influência sobre a excitabilidade e a liberação de neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios). É essencial na formação dos dentes e dos ossos, na coagulação sanguínea, no controle da irritabilidade neuromuscular (como câimbras, por exemplo) e ainda participa da contração muscular e da condução do músculo cardíaco.
A vitamina D3 é um nutriente que regula a absorção de cálcio e fósforo, atuando diretamente na mineralização óssea durante o crescimento e por toda a vida. Portanto, é um mineral essencial no metabolismo do cálcio e saúde dos ossos.
A vitamina B6 (piridoxina) auxilia no metabolismo das proteínas.
Contraindicação do C-Cálcio
C-Cálcio é contraindicado para pessoas que apresentam sensibilidade aos seus componentes.
Este medicamento também é contraindicado nos casos de cálculos urinários, insuficiência renal, doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose, talassemia, anemia sideroblástica e depranocítica), hipercalemia (aumento de potássio no sangue) e hipervitaminose D (excesso de vitamina D).
Este medicamento é contra-indicado para menores de 10 anos de idade.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Como usar o C-Cálcio
Dissolver 1 (um) comprimido por completo em um copo de água e tomar 1 a 2 vezes ao dia, ou de acordo com a recomendação médica.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o C-Cálcio?
Tome a dose assim que se lembrar dela. Entretanto, se estiver próximo ao horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento. Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Precauções do C-Cálcio
Em pacientes com hipercalcemia (aumento de cálcio no sangue) e hipercalciúria (presença de cálcio na urina), excedendo 300 mg/24 hs (exemplos: hiperparatireoidismo, superdosagem de Vitamina D, tumores descalcificantes, tais como plasmocitoma e metástases ósseas), insuficiência renal crônica grave e cálculos urinários, deve ser mantido um controle adequado da excreção urinária de cálcio e, se necessário, a dose do medicamento deve ser reduzida ou interrompida. Comunique seu médico se alguma dessas condições de saúde for de seu conhecimento.
Elevadas doses de vitamina D não devem ser administradas simultaneamente ao tratamento com C-Cálcio, a menos que especificamente indicadas.
O uso de ácido ascórbico (vitamina C) em pacientes com deficiência de glicose 6-fosfatodesidrogenase (enzima citoplasmática) pode provocar hemólise (destruição prematura das hemácias).
O ácido ascórbico e o carbonato de cálcio podem desencadear a aparição de cálculos urinários, e hipervitaminose D (excesso de vitamina D).
Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina.
Reações Adversas do C-Cálcio
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Flatulência (gases).
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Constipação (prisão de ventre), diarréia e outros distúrbios gastrointestinais.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
População Especial do C-Cálcio
Gravidez
O ácido ascórbico atravessa a barreira placentária, podendo causar escorbuto (doença causada pela deficiência de vitamina C) rebote em recém nascidos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Riscos do C-Cálcio
Não use este medicamento em caso de doença grave dos rins. |
Composição do C-Cálcio
Cada comprimido efervescente contém
Composição | Concentração | IDR adulto* |
Ácido ascórbico (Vitamina C) | 1,000 g | 4.444,44% |
Carbonato de cálcio** | 0,625 g | 50,0% |
Colecalciferol (Vitamina D3) | 400 UI | 400,0% |
Cloridrato de piridoxina (Vitamina B6) | 0,002 g | 307,7% |
Excipiente*** | 1 comprimido efervescente | – |
*Ingestão Diária Recomendada (IDR) para adultos, referente à posologia diária máxima (2comprimidos/dia).
**Correspondente a 0,250 g de cálcio.
***Sorbitol, aspartamo, macrogol, essência laranja, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, benzoato de sódio, ácido cítrico, amarelo crepúsculo e amarelo crepúsculo, laca de alumínio.
Apresentação do C-Cálcio
Comprimido efervescente
Embalagem contendo 10 comprimidos. Ácido ascórbico 1,000 g + carbonato de cálcio 0,625g + colecalciferol 400 ui + cloridrato de piridoxina 0,002g.
Uso oral.
Uso adulto.
Superdosagem do C-Cálcio
Por se tratar de vitaminas hidrossolúveis, recomenda-se em caso de superdosagem a suspensão da administração e a ingestão de líquidos, principalmente água.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação Medicamentosa do C-Cálcio
Interação medicamento-medicamento
O ácido ascórbico pode interagir com diversos fármacos, como varfarina, salicilatos, cianocobalamina (vitamina B12), dissulfiram, desferroxamina, mexiletina, barbitúricos, anticoncepcionais orais, tetraciclina, corticoesteróides, ácido acetilsalicílico, primidona, calcitonita, paracetamol, flufenazida.
O cálcio pode interagir com diversos fármacos, como atenolol, propanolol, captopril, verapamil, hidroclorotiazida, digoxina, digitoxina, ciprofloxacino, levofloxacino, norfloxacino, tetraciclina, lansoprazol.
O cálcio oral reduz o efeito da fenitoína, quinolonas, cloroquina e hidroxicloroquina.
O cálcio pode aumentar o efeito dos glicosídeos cardíacos e precipitar arritmias (alteração do ritmo cardíaco).
O orlistat reduz o efeito das vitaminas lipossolúveis (solúvel em gorduras) presentes no C-Cálcio.
A piridoxina (vitamina B6) reduz o efeito da altramina, cisplatina e da levodopa.
A administração do C-Cálcio com salicilatos pode aumentar a excreção urinária de vitamina C e o uso com desferroxamina pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro nos tecidos.
Interações medicamentos-doenças
Anemia hemolítica (anemia devido destruição anormal de hemácias), hiperoxalúria (excreção aumentada de oxalato), arteriosclerose obliterante (doença arterial caracterizada por lesões na camada mais interna das artérias), hiperfosfatemia (aumento de fosfato no sangue), litíase renal (cálculo urinário) e calcificação metastática (deposição de cálcio nos tecidos normais).
Interações medicamentos-exame laboratorial
O ácido ascórbico pode interferir em diversos exames, entre eles glicemia, glicosúria, transaminases, creatinina, desidrogenases láctica, ácido úrico, bilirrubinas, sangue oculto nas fezes, dosagens sanguíneas de ácido ascórbico, de carbamazepina e de acetaminofeno.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Ação da Substância C-Cálcio
Resultados de Eficácia
Não foi encontrado resultados de eficácia para esta associação.
Caracterísitcas Farmacológicas
O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.
A vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos e tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas.
O Cálcio é um elemento essencial para a integridade funcional dos nervos e músculos, onde exerce grande influência sobre a excitabilidade e a liberação de neurotransmissores. É essencial na formação de dentes e ossos, na coagulação sanguínea, irritabilidade neuromuscular, participa ainda na contratilidade muscular e na condução miocárdica.
A piridoxina (também conhecida como vitamina B6) favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas). É absorvida no intestino delgado, mas diferentemente das outaras do complexo B não é totalmente excretada pelo rim, ficando retida, principalmente nos músculos. Tem participação no metabolismo dos aminoácidos, do triptofano e para conversão deste em niacina.
Cuidados de Armazenamento do C-Cálcio
Manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas
Comprimido na cor alaranjada, circular de faces chanfradas, com sabor e odor de laranja.
Após aberto, válido por 10 dias.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do C-Cálcio
Reg. MS: nº 1.0235.0025
Farm. Resp.:
Dr. Ronoel Caza de Dio
CRF-SP nº 19.710
EMS S/A
Rod. Jornalista F. A. Proença Km 08
Bairro Chácara Assay
CEP 13186-901
Hortolândia/SP
CNPJ: 57.507.378/0003-65
Indústria brasileira
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.