Cabelo branco em jovens é normal?

O problema pode ser genético ou aparecer em função de doenças ou do seu estilo de vida
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em geral, o cabelo branco costuma aparecer entre 35 e 45 anos para os caucasianos (indivíduos com a pele branca), entre 45 e 55 para os orientais e após os 55 anos para os negros. Quando isso acontece antes do esperado, passa a ter um nome específico: calvície.
Veja mais: Queda de cabelo: causas e tratamento
Veja mais: Entenda os 6 principais motivos da queda de cabelo
Cabelo branco é questão de genética
A pessoa jovem que tem cabelo branco costuma carregar isso como uma herança familiar. É comum que essa condição se instale por conta de uma versão alterada do gene que regula a produção de melanina (substância que dá cor ao cabelo e à pele também).
A canície acontece da seguinte maneira: há uma diminuição na atividade de uma enzima chamada tirosinase.
Esse processo causa o envelhecimento dos melanócitos, que produzem os dois tipos de melanina que atuam na composição capilar: a eumelanina (pigmento dos fios castanhos e pretos) e a feomelanina (pigmento dos castanho-avermelhados e loiros). É o envelhecimento desses melanócitos que deixa o cabelo branco.
Veja mais: Tratamentos estéticos: o inverno é perfeito para isso
Veja mais: Cuidados com as unhas protegem a saúde
Conheça outras causas
O cabelo branco em jovens pode ocorrer por motivos que vão além da genética. De acordo com especialistas da SBD, fatores externos como estresse, poluição, alimentação desequilibrada e exposição contínua e desprotegida à radiação solar também podem causar o problema.
Isso porque esses são fatores que estimulam o surgimento de radicais livres que comprometem a síntese de melanina, alterando a cor do cabelo.
Voltando a falar de causas internas, os dermatologistas lembram que doenças como tireoidites e anemia perniciosa também podem deixar o cabelo branco precocemente. Então, se você se identifica com o problema, vale consultar um médico.
A coloração do cabelo em si não é prejudicial à saúde, mas se for alterada por uma doença pré-existente, é preciso fazer um tratamento específico.
Veja mais: 5 doenças causadas pelo excesso de exposição solar
Veja mais: Câncer de pele: causas, sintomas e tratamentos
Como cuidar do cabelo branco
Adotar o cabelo branco como parte do estilo pessoal tem sido a opção de muita gente. Pensando em ajudar essas pessoas a mantê-lo sempre saudável e bonito, a SBD separou algumas dicas.
Mas, antes, é importante saber que, além de dar cor ao cabelo, a melanina também é importante para a proteção direta e indireta das proteínas capilares.
No caso do cabelo branco, os fios passam a ser compostos por ar. Com isso, além de perder a fotoproteção natural, eles ganham o famoso efeito frizz, ou seja, ficam arrepiados com mais facilidade.
Assim, os especialistas da SBD recomendam que você intensifique a hidratação, use xampus e condicionadores de cor cinza ou roxa (que neutraliza o tom amarelado que o cabelo branco tende a ganhar) e invista na proteção solar, especialmente com o uso de produtos específicos e chapéus.
Fontes:
Sou jovem e nova! Não concordo com o título, porque as pessoas mais velhas (40,50) também são jovens e novas, apenas são um pouco mais maduras.
E eu aqui com os meus míseros 20 anos de idade com vários cabelos brancos, tanto na parte da frente, quanto nas laterais e na parte de trás kkkkkk com a minha mãe foi a mesma coisa…
COMECEI A TER FIOS BRANCOS POR VOLTA DOS 23 ANOS EM DIANTE. ESTOU COM 49 E CHEIA DE FIOS BRANCOS INDESEJÁVEIS NA RAIZ, E TODA VEZ TENH O QUE TINGIR… EU GOSTARIA QUE TIVESSE UM REMÉDIO QUE FIZESSE NASCER FIOS ESCUROS DEFINITIVAMENTE SEM QUE EU PRECISASSE TINGIR ….
EU TAMBÉM COMECEI MUITO CEDO A TER FIOS BRANCOS, ISSO POR VOLTA DOS MEU 23 ANOS, AFF AGORA QUE ESTOU COM 49 ANOS, MAIS AINDA!!!!! ESTOU CHEIA DE FIOS BRANCOS INDESEJÁVEIS NA RAIZ.. SERIA BOM SE TIVESSE UM MEDICAMENTO PARA DEVOLVER A COR NATURAL DOS FIOS DEFIITIVAMENTE, SEM QUE EU PRECISASSE TINGIR SEMPRE