Cabelo branco em jovens é normal?
O problema pode ser genético ou aparecer em função de doenças ou do seu estilo de vida
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em geral, o cabelo branco costuma aparecer entre 35 e 45 anos para os caucasianos (indivíduos com a pele branca), entre 45 e 55 para os orientais e após os 55 anos para os negros. Quando isso acontece antes do esperado, passa a ter um nome específico: calvície.
Veja mais: Queda de cabelo: causas e tratamento
Veja mais: Entenda os 6 principais motivos da queda de cabelo
Cabelo branco é questão de genética
A pessoa jovem que tem cabelo branco costuma carregar isso como uma herança familiar. É comum que essa condição se instale por conta de uma versão alterada do gene que regula a produção de melanina (substância que dá cor ao cabelo e à pele também).
A canície acontece da seguinte maneira: há uma diminuição na atividade de uma enzima chamada tirosinase.
Esse processo causa o envelhecimento dos melanócitos, que produzem os dois tipos de melanina que atuam na composição capilar: a eumelanina (pigmento dos fios castanhos e pretos) e a feomelanina (pigmento dos castanho-avermelhados e loiros). É o envelhecimento desses melanócitos que deixa o cabelo branco.
Veja mais: Tratamentos estéticos: o inverno é perfeito para isso
Veja mais: Cuidados com as unhas protegem a saúde
Conheça outras causas
O cabelo branco em jovens pode ocorrer por motivos que vão além da genética. De acordo com especialistas da SBD, fatores externos como estresse, poluição, alimentação desequilibrada e exposição contínua e desprotegida à radiação solar também podem causar o problema.
Isso porque esses são fatores que estimulam o surgimento de radicais livres que comprometem a síntese de melanina, alterando a cor do cabelo.
Voltando a falar de causas internas, os dermatologistas lembram que doenças como tireoidites e anemia perniciosa também podem deixar o cabelo branco precocemente. Então, se você se identifica com o problema, vale consultar um médico.
A coloração do cabelo em si não é prejudicial à saúde, mas se for alterada por uma doença pré-existente, é preciso fazer um tratamento específico.
Veja mais: 5 doenças causadas pelo excesso de exposição solar
Veja mais: Câncer de pele: causas, sintomas e tratamentos
Como cuidar do cabelo branco
Adotar o cabelo branco como parte do estilo pessoal tem sido a opção de muita gente. Pensando em ajudar essas pessoas a mantê-lo sempre saudável e bonito, a SBD separou algumas dicas.
Mas, antes, é importante saber que, além de dar cor ao cabelo, a melanina também é importante para a proteção direta e indireta das proteínas capilares.
No caso do cabelo branco, os fios passam a ser compostos por ar. Com isso, além de perder a fotoproteção natural, eles ganham o famoso efeito frizz, ou seja, ficam arrepiados com mais facilidade.
Assim, os especialistas da SBD recomendam que você intensifique a hidratação, use xampus e condicionadores de cor cinza ou roxa (que neutraliza o tom amarelado que o cabelo branco tende a ganhar) e invista na proteção solar, especialmente com o uso de produtos específicos e chapéus.
Fontes:
Sou jovem e nova! Não concordo com o título, porque as pessoas mais velhas (40,50) também são jovens e novas, apenas são um pouco mais maduras.