A catapora ou varicela, é uma doença infecciosa, altamente contagiosa e que pode não apresentar grandes perigos para quem a contrai. Ela é causada pelo vírus varicela-zoster e geralmente acomete crianças menores de 10 anos.
Uma vez infectada, a pessoa fica imune da doença pelo resto da vida. Em bebês e pacientes com o sistema imunológico debilitado, a catapora pode se desenvolver de maneira um pouco mais grave.
Por se instalar em gânglios localizados na coluna vertebral, o vírus, quando ativado por uma segunda vez, pode causar uma doença chamada herpes zoster, a qual provoca sensação de dor, queimação e sensibilidade no local atingido.
Existe tratamento para a catapora?
Não existe um tratamento específico para a doença, mas alguns métodos com a finalidade de aliviar os sintomas. Analgésicos são indicados para diminuir a febre e loção de calamina para refrescar a pele e aliviar a coceira intensa.
Em casos mais graves de catapora, tratamentos antivirais podem ser indicados.
Como prevenir-se da catapora?
A catapora pode ser transmitida de 4 maneiras:
- da mãe para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação;
- através de gotículas expelidas por tosse ou espirro;
- por contato direto com a pele do paciente infectado;
- por contato direto com objetos infectados.
A melhor maneira de se prevenir da doença é a vacina tetra viral, que também protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
Com o objetivo de evitar a propagação do vírus, pacientes já contaminados não devem manter contato direto com amigos e familiares, garantindo distância de idosos e pessoas com debilidades imunológicas. Crianças infectadas devem obrigatoriamente manter-se em casa, longe da escola, até que as manchas desapareçam do corpo.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando por aqui!