Os gastroenterologistas sempre recomendam que você verifique a aparência das fezes, ao utilizar o banheiro. As alterações de suas características popularmente identificadas como catarro nas fezes ou muco nas fezes podem indicar o início ou diagnósticos relacionados ao trato gastrointestinal.
4 doenças gastrointestinais que podem ser sinalizadas pelo catarro nas fezes
1 – Síndrome do intestino irritável
A síndrome se caracteriza por um conjunto de sintomas que acontecem após a ingestão de alguns alimentos e/ou momentos de ansiedade e estresse, devido a uma sensibilidade maior na região apresentada pelo paciente.
Além da presença do muco, outros sintomas que ajudam a identificar a condição são a dificuldade de ir ao banheiro e a diarreia, dor abdominal e sensação de estufamento
2 – Doença de Crohn
Doença inflamatória crônica que acomete o principalmente o intestino delgado e por vezes o intestino grosso, causando diarreia, cólica abdominal, perda de peso e, de vez em quando, o sangramento retal com a presença do muco nas fezes.
A Doença de Crohn não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento correto e cuidados no dia a dia, melhorando a qualidade de vida do paciente.
3 – Retocolite Ulcerativa
Por vezes confundida com a Doença de Crohn por apresentar os mesmos sintomas (exceto pela perda de peso), a colite ulcerativa se caracteriza pela inflamação mais superficial do cólon, no intestino grosso.
A diferença entre as duas é que a Doença de Crohn pode afetar outras áreas do trato intestinal. Também não pode ser curada, mas possui um tratamento eficaz a base de medicamentos.
4 – Gastroenterite Infecciosa
Essa doença pode ter origem bacteriana, viral ou parasitária e seu principal sintoma é a diarreia, sendo inflamatória (com presença de disenteria); não inflamatória ou com repercussão sistêmica.
As fezes podem conter sangue, catarro e/ou pus, dependendo do agente causador. Quadros de vômitos, febre e calafrios podem acompanhar. É necessária ajuda médica imediata, pois a doença pode causar desidratação.