Bula do Cetoconazol Dipropionato de Betametasona Eurofarma
Cetoconazol + dipropionato de betametasona creme está indicado para as dermatoses em fase úmida, como dermatite de contato, dermatite atópica, dermatite seborréica, intertrigo, disidrose, neurodermatite e eczemas.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona pomada está indicado para as fases secas (crônicas) das dermatoses mencionadas.
Como o Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma funciona?
Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona é um medicamento de uso tópico que possui poderosa atividade antinflamatória e antimicótica sobre a pele afetada, utilizado no tratamento de dermatoses inflamatórias secundariamente afetadas ou potencialmente afetadas por fungos e leveduras.
Contraindicação do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
Cetoconazol + dipropionato de betametasona é contraindicado para uso oftálmico.
O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida ao cetoconazol, ao dipropionato de betametasona e/ou demais componentes das formulações.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser administrado a paciente com infecção da pele, tais como:
- Varicela.
- Herpes simples ou zoster.
- Tuberculose cutânea.
- Sífilis cutânea.
Como usar o Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
- Lavar as mãos.
- Para sua segurança, esta bisnaga está hermeticamente lacrada. Esta embalagem não requer o uso de objetos cortantes.
- Retire a tampa da bisnaga.
- Com a parte pontiaguda superior da tampa perfure o lacre da bisnaga.
- Após o uso, mantenha a bisnaga bem fechada.
Posologia do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
Uma fina camada deve ser aplicada sobre a área afetada, uma vez ao dia. Em alguns casos pode ser necessária a aplicação duas vezes ao dia.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado por períodos maiores que duas semanas.
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de cetoconazol + dipropionato de betametasona. Não utilizar mais que 45 gramas por semana.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia. A interrupção do tratamento pode ocasionar a não obtenção dos resultados esperados.
Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a saúde.
Precauções do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
Não devem ser usados em áreas muito extensas da pele e por períodos prolongados.
O tratamento deve ser interrompido em caso de irritação ou sensibilização decorrente do uso de cetoconazol + dipropionato de betametasona.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado por mais de duas semanas.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado próximo aos olhos e não deve entrar em contato com a conjuntiva.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser aplicado no canal auditivo externo se a membrana do tímpano estiver perfurada.
Uso durante a gravidez e lactação
A segurança da corticoterapia tópica em gestantes ainda não foi estabelecida, portanto, cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser administrado quando houver gravidez suspeita ou confirmada e/ou durante a lactação, a não ser que, a critério médico, os benefícios do tratamento esperados para a mãe superem os riscos potenciais para a criança.
Recomenda-se cautela na administração a mães lactantes.
Idosos
Devem-se seguir as orientações gerais descritas anteriormente.
Uso em portadores de insuficiência hepática e/ou renal
O uso excessivo e prolongado de corticosteróides pode suprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária.
Reações Adversas do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
Raramente foram relatadas:
Ardência, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato, maceração cutânea, infecção secundária, atrofia cutânea, estrias e miliária.
Composição do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
Cada 1 g de creme dermatológico contém
Cetoconazol | 20 mg |
Dipropionato de betametasona | 0,64 mg* |
Excipientes | 1 g |
Excipientes:
Sulfito de sódio, butilidroxitolueno, cera autoemulsionante, álcool de lanolina, óleo mineral, álcool de lanolina acetilado, propilenoglicol, fenoxietanol, butilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, metilparabeno e água destilada.
Cada 1 g de pomada dermatológica contém
Cetoconazol | 20 mg |
Dipropionato de betametasona | 0,64 mg* |
Excipientes | 1 g |
Excipientes:
Sulfito de sódio, butilidroxitolueno, fenoxietanol, butilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, metilparabeno, macrogol e petrolato branco.
*Cada 0,64 mg de dipropionato de betametasona correspondem a 0,5 mg de betametasona base.
Apresentação do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
Cetoconazol + dipropionato de betametasona creme dermatológico
Embalagem contendo 1 bisnaga com 30 g.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona pomada dermatológica
Embalagem contendo 1 bisnaga com 30 g.
Uso adulto e pediátrico.
Uso tópico.
Superdosagem do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
O uso prolongado de corticosteróides tópicos pode suprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária. Neste caso, está indicado tratamento sintomático adequado.
Os sintomas de hipercorticismo agudo são reversíveis. Tratar o desequilíbrio eletrolítico, se necessário.
Em caso de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa de corticosteróides.
Interação Medicamentosa do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes, mas podem ocorrer interações medicamentosas de cetoconazol + dipropionato de betametasona com:
Medicamentos hepatotóxicos, anticoagulantes, ciclosporinas antagonistas do receptor h2 da histamina, isoniazida, rifampicina, fenitoína, terfenadina, indinavir, saquinavir, ritonavir ou cisaprida.
Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Ação da Substância Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
Resultados de Eficácia
O cetoconazol é um derivado imidazólico, isóstero, um agente sintético que possui uma alta atividade contra um amplo espectro de fungos.
O dipropionato de betametasona, um análogo da prednisolona, é um agente esteroide sintético com potente atividade corticosteroide e fraca atividade mineralocorticoide, considerado como um corticoide fluorado potente, com atividade anti-inflamatória forte.
Um estudo multicêntrico, aberto, não comparativo, foi realizado para avaliar a eficácia terapêutica e tolerância de uma formulação constituída de cetoconazol, dipropionato de betametasona. Participaram desse estudo 2.451 pacientes, de ambos os sexos e diversas faixas etárias que apresentavam dermatoses sensíveis a corticoterapia secundariamente infectadas.
De um total de 1.428 pacientes, dos casos avaliados, (58,3%) obtiveram resultados excelentes e bons no final dos primeiros 14 dias de tratamento. 1.023 pacientes prosseguiram o tratamento por até 28 dias, destes, 38,8% obtiveram ótimos resultados. Observou-se no final do estudo que 97,1% dos pacientes obtiveram resultados excelentes e bons.
Um estudo aberto, não comparativo, avaliou 30 pacientes portadores de dermatofitoses. O tratamento proposto foi aplicação tópica de cetoconazol uma vez ao dia durante quatro semanas. A partir da segunda semana de tratamento observou-se uma diminuição estatisticamente significante dos sinais e sintomas. Ao término do tratamento, todos os pacientes avaliados apresentaram 100% de cura micológica, dessa forma, o tratamento realizado com apenas uma aplicação diária mostrou-se eficaz.
Referência bibliográfica:
1. Cunha J., Neto A. J. B., Rodrigues E. J. Estudo multicêntrico: avaliação da eficácia terapêutica e tolerância de uma nova formulação para uso tópico. Ver. Bras. Med. 51(7):956-961, Julho 1994.
2. Gontijo B., Avaliação da eficácia e tolerabilidade do cetoconazol creme no tratamento de dermatofitoses. F med(BR), 1987:95(4):281-283 3.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Teuto.
Características Farmacológicas
O Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona (substância ativa) é um produto de uso local que possui atividade anti-inflamatória e antimicótica. Cada grama de Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona (substância ativa) creme contém 0,644 mg de dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5 mg de betametasona, um corticosteróide sintético fluorado para uso dermatológico. Quimicamente, o dipropionato de betametasona é 9-fluor-11-beta, 17,21-trihidroxi-16, betametilpregna-1,4 -dieno-3,20-diona 17,21-dipropionato. O dipropionato de betametasona, corticosteróide tópico é eficaz no tratamento de dermatoses sensíveis a corticoides, principalmente devido à sua ação anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora.
A absorção sistêmica da betametasona, quando usada topicamente, é em torno de 12 a 14% da dose e sua meia-vida de eliminação é de 5,6 horas. O cetoconazol, presente na fórmula na concentração de 2%, é uma substância antimicótica sintética de amplo espectro que inibe in vitro o crescimento de dermatófitos (ex.: Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton) e leveduras mais comuns (ex.: candida albicans), pela alteração da permeabilidade da membrana celular dos mesmos. O cetoconazol é pouco absorvido quando usado topicamente, contudo sistemicamente apresenta determinadas propriedades farmacocinéticas, tais como o cetoconazol é degradado pelas enzimas microssomais hepáticas em metabólitos inativos, que são excretados primariamente na bile ou nas fezes; sua meia-vida de eliminação é bifásica com uma meia-vida de 2 horas durante as primeiras 10 horas e com uma meia-vida de 8 horas depois disso e liga-se 99% às proteínas plasmáticas.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Teuto.
Cuidados de Armazenamento do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
Conservar em temperatura ambiente (entre 15° C e 30°C). Proteger da luz e umidade.
N.º de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.
Para sua segurança mantenha esta embalagem até o uso total do medicamento.
Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, os prazos de validade de cetoconazol + dipropionato de betametasona creme e pomada são de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressas em suas embalagens externas.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona – Eurofarma
Registro MS | |
Creme dermatológico | 1.0043.0798 |
Pomada dermatológica | 1.0043.0797 |
Farm. Resp.:
Dra. Maria Benedita Pereira
CRF-SP 30.378
Fabricado por:
Eurofarma Laboratórios S.A.
Rod. Pres. Castello Branco
km 35,6 – Itapevi – SP
Registrado por:
Eurofarma Laboratórios S.A.
Av. Ver. José Diniz, 3.465 – São Paulo – SP
CNPJ 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira
Eurofarma Laboratórios S.A.
Rodovia Presidente Castello Branco, Km 35,6 – Itaqui
06696-000 – Itapevi – SP
t. +55 11 4144-9643 | 9644 | 9645 | 9646 | 9647 | 9648 | 9654
Fax. +55 11 4144-9657
Venda sob prescrição médica.