Ícone do siteBlog dr.consulta

Chá de canela de velho funciona?

A canela de velho é uma planta medicinal encontrada com facilidade no cerrado brasileiro, bastante utilizada pela população na forma de chá para alívio de dores e tratamento da artrose. Nos estados do Nordeste também é conhecida como carrasco, mas seu nome botânico é Miconia albicans (Sw.) Triana.

Apesar de muitas medicações que hoje utilizamos terem advindo da sabedoria e uso popular das plantas medicinais, infelizmente esse ainda não é o caso da canela de velho. Não temos estudos consolidados na literatura cientifica validando sua real indicação para uso terapêutico e nem sua segurança em humanos. Os pouco estudos disponíveis indicam propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e até ações no tratamento do câncer, mas ainda são estudos iniciais, que precisam ser aprofundados.

É natural, então, se não fizer bem, mal não faz..

Cuidado! Pode não ser bem assim. A natureza é realmente uma fonte de muitos remédios já conhecidos e certamente outros tantos ainda a serem descobertos. Mas nem tudo que é natural faz necessariamente bem.

É preciso ter cuidado com o que adquirimos e ingerimos. Temos estudos indicando contaminação das folhas de chá que compramos em feiras e mercados, por exemplo.

Você pensa que está tomando um inocente chá para se beneficiar, mas pode estar tomando uma mistura de folhas que não são necessariamente as plantas que pretendia; estas plantas podem estar contaminadas por microrganismos ou até por metais pesados e agrotóxicos. Ou, ainda, mesmo que nada disso ocorra, sabia que algumas plantas têm propriedades tóxicas já conhecidas? Procure sempre orientação profissional antes de usar!

Mas voltando…
Como estamos falando aqui da canela de velho, vale lembrar que alguns pesquisadores indicam que os frutos dessa planta contêm um elevado teor de alumínio em sua composição, podendo ter efeitos negativos para a saúde humana, dependendo sempre da quantidade e frequência de uso. Importante notar: esse estudo é com os frutos. Teoricamente, o chá usa outras partes da planta.

Mas quando você compra, você tem certeza absoluta do que está comprando?
com a Dra. Mariana Amaro Castro Maciel Arjona

Sair da versão mobile