Conversamos com a Dra. Barbara Ruivo sobre as dúvidas mais comuns sobre as varizes e o tratamento a laser. Confira!
O que são varizes?
As varizes são uma condição bastante comum em todo o mundo, atingindo igualmente homens e mulheres de todas as idades. A pessoa costuma apresentar inchaço e dores nas pernas que pioram ao longo do dia. As varizes são veias que passam a se dilatar quando estão ineficientes, ou seja não conseguem mais levar o sangue das pernas para a parte mais superior do corpo, gerando um acúmulo de sangue nas pernas.
Porque surgem as varizes?
O motivo de as veias perderem sua capacidade de funcionamento não é totalmente conhecida, sabemos que fatores genéticos e hábitos como ficar muito tempo de pé contribuem.
Nem sempre os vasos dilatados são visíveis, muitas vezes o cirurgião vascular lança mão do exame de ultrassom doppler para confirmar a doença das veias e avaliar a profundidade dos vasos que não estão funcionando de maneira adequada.
Tem tratamento? Como é a cirurgia de varizes a laser?
Atualmente existem diversas opções para o tratamento das varizes, uma delas se destaca em eficácia e segurança: o laser endovenoso(laser utilizado para tratar a veia safena). O tratamento a laser da veia safena e das varizes é uma técnica moderna e amplamente utilizada ao redor do mundo.
Essa tecnologia consiste em uma fibra de laser que é inserida no interior da veia e emite uma fonte de calor, fazendo com que a parede da veia doente tenha a sua estrutura alterada e levando o próprio organismo a absorver essa veia tratada até o seu desaparecimento.
Por se tratar de uma fonte de luz concentrada e não envolver radiação, o laser é bastante seguro, sendo uma ferramenta de grande utilidade para o tratamento das varizes.
As principais vantagens desta tecnologia consistem em: recuperação mais rápida (quando comparada à cirurgia convencional de safena) e menor taxa de complicações no pós-operatório.
Quais os cuidados após o tratamento?
O retorno às atividades, que na técnica tradicional dura em média 2 semanas, tende a ser menor com o uso de laser, em torno de 1 semana. Destacamos que devido a variações individuais e no grau de acometimento das varizes, o período de recuperação pode ser maior.
As complicações mais comuns, como hematomas, dores e formigamentos nas pernas, também são menos frequentes quando o laser é utilizado pois é uma técnica menos traumática.
Por se tratar de uma doença crônica, as varizes tem grande impacto na vida da pessoa. É necessário um diagnóstico correto e preciso dos vasos acometidos e um tratamento adequado, ambos sendo realizados pelo médico especializado em cirurgia vascular e angiologia.