O colesterol alto no sangue pode ser responsável por obstruir as artérias do corpo causando doenças do que acometem o coração e todos os vasos sanguíneos e outros órgão também.
Quais as consequências de um colesterol alto?
O colesterol alto pode causar obstrução nas artérias do coração, que insidioso, ou seja: lentamente, ocasionando a angina e o infarto. Já nas artérias do pescoço pode causar falta de oxigênio no cérebro causando o derrame. Além da obstrução da circulação das pernas e intestino, entre outros órgãos.
A taxa destas doenças tem aumentado no mundo todo. Pode ser estimado que, no Brasil, em torno de 38% dos homens e 42% das mulheres tenham colesterol alto (colesterol total maior que 200 mg/dl).
Existe relação direta entre os níveis de colesterol no sangue com a doença coronariana. Então a diminuição do LDL-c (colesterol ruim) e dos TG (triglicérides) bem como o aumento do HDL-c (colesterol bom) estão relacionados com redução de doenças cardíacas.
Quais os sintomas?
Os elevados níveis dessa gordura no sangue não provocam sintomas. Ao contrário do que muitos pensam, não provoca cansaço, falta de ar, palpitações ou dor de cabeça. Essa é uma doença que se manifesta silenciosamente. A única maneira de identificá-la é por meio de um exame de sangue e análise de um laboratório.
É recomendado pelo Programa Nacional de Educação em Colesterol (NCEP) dos EUA que o perfil lipídico deve ser dosado pelo menos a cada 5 anos em indivíduos > 20 anos.
As crianças e adolescentes têm sido, cada vez mais, acometidos por esta doença, portanto muitas avaliações podem ser feitas também neste público.
Como prevenir?
Podem serem solicitados os exames de sangue contendo a dosagem de colesterol total, suas frações e triglicerídeos.
Também alguns exames podem ajudar a verificar se o paciente tem maior risco como: Ultrassom da carótida, de abdômen – avalia o grau de gordura no fígado e também se tem presente aneurisma da artéria aorta abdominal.
Também é interessante pesquisar problemas renais, diabetes e alterações no funcionamento da tireoide.
Além disto, os exames cardiológicos como o eletrocardiograma, o ecocardiograma e o teste ergométrico podem ajudar nos pacientes com alteração muito importante no colesterol e apresentem sintomas cardíacos associados.
[more title=”Agende uma consulta com um cardiologista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/cardiologista”]