É comum as pessoas falarem que o chocolate é um dos principais causadores das espinhas. Mas será que isso é verdade ou apenas um mito?
Segundo os nutricionistas, isso não passa de um mito. O verdadeiro responsável pelo aparecimento das acnes é o açúcar, e não o cacau, matéria-prima do chocolate. Logo, o segredo está na sua fabricação.
Diferentemente do chocolate branco e do ao leite, os tipos amargo e meio-amargo são os mais indicados em uma alimentação saudável (justamente por conterem menos açúcar em sua composição).
O açúcar é um dos alimentos que mais favorecem a produção de sebo nas glândulas sebáceas, tornando assim a pele mais oleosa e propensa às acnes.
Quais alimentos ajudam e quais evitam o surgimento das espinhas?
Reeducar a alimentação é essencial para diminuir as espinhas que aparecem no rosto e no corpo. Veja abaixo os alimentos que favorecem o surgimento das acnes e aqueles que ajudam a evitá-las:
O que devo fazer para evitar as espinhas?
Além de manter uma dieta equilibrada diariamente, existem outras atitudes que auxiliam na prevenção das espinhas. Siga nossas recomendações abaixo:
- lave seu rosto diariamente com um sabonete adequado para peles com acne;
- faça limpeza de pele pelo menos 1 vez por mês;
- evite loções e sabonetes que aumentam a oleosidade da pele;
- utilize tônicos faciais adstringentes para fechar os poros;
- hidrate sempre sua pele com loções anti-acnes.
É fundamental também consultar um dermatologista para avaliar a sua pele e identificar as melhores formas de tratar suas espinhas.