Ícone do siteBlog dr.consulta

Comidas juninas que cabem na sua dieta

Comidas Juninas

Quando começa essa época do ano, logo lembramos das quermesses e guloseimas gostosas que aquecem o nosso coração e fazem parte dos nossos festejos juninos.
Não tem como não pensar nas preparações com milho e amendoim, nas bebidas quentes e no estrago que isso pode provocar na nossa dieta, não é?

Mas pode não ser assim! Há maneiras de incluir um pouquinho dessas delícias no seu plano alimentar sem prejudicá-lo.

Conversamos com nossa nutricionista Dra. Mariana Maciel e ela nos passou uma lista de alimentos muito interessantes que devemos consumir não só nessa época, mas o ano todo! Confira!

XX comidas juninas que cabem na sua dieta

1 – Milho verde

É base para várias preparações juninas. Uma excelente fonte de carboidratos, e por isso fornecedor de energia de primeira. Também é boa fonte de vitaminas do complexo B e fibras.

Procure optar pelo milho cozido  ou assado. Evite as conservas, por ficarem muito ricas em sódio e outros aditivos químicos.

2 – Pipoca

Quando estourada no ar ou apenas no calor é uma ótima pedida para não sair muito da dieta. Possui apenas o óleo contido no grão de milho e os carboidratos que ocorrem naturalmente no milho também.

Quando consumida com moderação, pode ser uma opção de lanche com valor calórico moderado e pobre em gorduras.

O problema começa no que adicionamos a ela. Pipoca com manteiga, com parmesão ou caramelada podem ser armadilhas muito perigosas.

3 – Curau e pamonha doce

Aqui temos novamente o perigo da adição de ingredientes ao milho. Quando acrescentamos açúcar, leite de coco ou as vezes leite condensado ou até creme de leite, dependendo da cozinheira e da receita, temos um alimento que já é em si bem energético e adicionado de outros alimentos tão ou mais energéticos ainda.

Dependendo do objetivo da dieta,  deve-se atentar á quantidade ingerida ou até buscar outras opções.

4 – Canjica

É uma preparação feita com um outro tipo de milho, chamado de milho branco. Ele também é uma boa fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e fibras, como o seu “primo” milho verde.
O perigo para as dietas também está no que é adicionado na preparação.

Troque os ingredientes por adoçante próprio para ir ao fogo,  leite desnatado, creme de leite light  e até leite de coco light pode ser alternativas para diminuir a energia vinda dos açucares e gorduras que podem prejudicar essas delícias, vale tentar!

5 – Arroz doce

Temos aqui mais um exemplo de uma preparação que tem como ingrediente principal um alimento excelente fonte de energia, mas que se torna mais perigoso com  o que é adicionado.

Talvez perca para as preparações com milho apenas no quesito fibras e vitaminas. Por ser feito com o arroz polido normalmente, acabamos perdendo um bom teor de fibras e vitaminas no processo de polimento. Se for preparado com o arroz integral, teremos alimentos semelhantes.

6 – Pinhão

O pinhão também nos fornece carboidratos e por isso é fonte de energia. Além disso, é boa fonte de fibras e isso faz com que a energia do seu carboidrato não seja liberada tão rapidamente.

É uma boa opção para os diabéticos ou aquelas pessoas que buscam uma dieta com baixo índice glicêmico.

7 – Maçã do amor e doces caseiros

Queridinhos das festas juninas, são doces deliciosos que têm a grande vantagem de não terem gorduras. Assim, podem ser opções para aquelas pessoas que devem evitar as gorduras da dieta. Porém, devem ser evitados por aqueles que precisam controlar os açucares da dieta.

8 – Amendoim

É uma vedete das festas juninas. Ao contrário dos alimentos que já falamos por aqui, o amendoim é pobre em carboidratos, mas rico em proteínas, gorduras (inclusive as monoinsaturadas, que fazem bem ao sistema cardiovascular) e elementos antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis, dentre outras coisas, pelo envelhecimento.

Se consumido com moderação também não atrapalhará a maior parte das dietas. Um punhado de amendoim torrado não é muito calórico e vai lhe trazer todos esses benefícios.

O cuidado deve ser apenas com a adição de sódio e aditivos químicos. A melhor solução? Comprar in natura e  torrar em casa!

9 – Paçoca e pé de moleque

De novo, aqui temos o problema do acréscimo de ingredientes ao alimento principal.

Essas preparações já são mais arriscadas para a saúde pela adição de açúcar e farinha branca, carboidratos que podem aumentar rapidamente os níveis circulantes de glicose, devido ao seu alto índice glicêmico.

10 – Churrasco

Também não pode faltar numa festa junina tradicional. O cuidado aqui deve ser com o acréscimo de sal e com o corte que será utilizado, devendo se preferir as carnes mais magras como alcatra, filé mignon e patinho.

Se for consumir frango, procure retirar a pele, que é onde se concentra a maior parte da gordura.

11 – Vinho quente e quentão

Bebidas tradicionalíssimas e que não podem faltar, temos que tomar cuidado porque são preparadas com pinga ou vinho, açúcar, gengibre, frutas  e especiarias. Para aqueles que tem restrição ao álcool, infelizmente não são opções.

Para os demais, podem ser bebidas consumidas com moderação, dependendo de cada caso. Para quem pode, o gengibre contido nessas bebidas, além de ser saborosíssimo, é um bom antioxidante, também tem propriedades digestivas e até está sendo estudado como um provável auxiliar na queima de calorias.

Bom, depois de falar de tantas guloseimas, espero ter ajudado nas suas escolhas! Converse com sua nutricionista, mas muito provavelmente a moderação será a solução para que você não atrapalhe os objetivos do seu plano alimentar!

E para quem visa a perda de peso, não se esqueça de dançar a quadrilha para ajudar na queima das calorias extras! Bom arraiá!

Sair da versão mobile