Você já deve ter percebido que com a chegada do verão as picadas se tornam mais frequentes, certo? Apesar de algumas delas não representarem perigo à sua saúde, outras merecem uma atenção especial, principalmente por conta do risco de alergias e até mesmo de envenenamento.
Para que você saiba identificar os diferentes tipos de picada tão comuns nessa época do ano, preparamos um material exclusivo sobre o assunto. Confira abaixo:
E as picadas de aranha e escorpião, como é possível identificá-las?
As aranhas e os escorpiões não são classificados como insetos, porém, por serem perigosos à saúde, precisam de uma atenção especial.
Ao picar, as aranhas costumam deixar uma pequena marca vermelha na pele, que vai se estendendo conforme o passar do tempo. A lesão pode vir acompanhada de dor.
As aranhas-marrons, especificamente, provocam queimação no local da picada, seguido de uma formação de crosta azulada, que demora meses para cicatrizar.
As aranhas armadeiras também são consideradas perigosas, segundo os especialistas. Elas são grandes e possuem um veneno capaz de levar a pessoa a óbito. Veja como é a aranha do tipo armadeira:
Já os escorpiões podem ser considerados ainda mais perigosos, pois o seu veneno pode afetar o sistema nervoso do paciente, e outros órgãos como o pulmão e o coração. Os escorpiões-amarelos, especificamente, vêm causando graves acidentes, muitas vezes fatais.
Veja como é o escorpião-amarelo:
A picada do escorpião é uma das mais dolorosas e apresenta-se com uma coloração vermelha e uma erupção bem no local onde o animal injetou o veneno. Um tempo depois, é possível notar uma coloração mais escura.
Caso suspeite que tenha sido picado por aranha, escorpião ou abelha, procure ajuda médica imediatamente.