Como jogar futebol faz bem para saúde?
O esporte traz benefícios para o físico, mental e social dos indivíduos
A tão esperada Copa está chegando e o assunto futebol não sai da televisão e das redes sociais. Todo mundo está esperando para torcer para a nossa seleção. No entanto, o que muita gente não sabe é que esse esporte aclamado não é só uma profissão ou um momento de lazer no final de semana.
Além de ser uma atividade física divertida e indicada para todas as idades, o futebol pode proporcionar uma série de benefícios para o corpo, para a mente e até para a vida social das pessoas que o praticam.
O futebol reduz o peso e melhora a saúde do coração desde que praticado de forma segura e com acompanhamento de profissionais da saúde.
Diversas pesquisas já comprovaram que o futebol é um esporte aliado da saúde cardiovascular. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine aponta que a principal razão para isso é que o exercício diminui a pressão arterial, diminui a resistência insulínica e o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus.
Combinando resistência e força, o futebol melhora a aptidão física, fortalece os músculos, auxilia no aspecto cardiovascular e apresenta efeitos parecidos com os próprios remédios de hipertensão. Além disso, ele contribui para a redução de gordura corporal e melhora a qualidade e níveis do chamado colesterol ruim (o famoso LDL), responsável pelo entupimento de veias quando em níveis maiores do que o recomendado.
Ainda, os treinos de futebol são eficientes para o fortalecimento dos ossos e auxiliam na agilidade, o que pode ser indicado principalmente para pessoas da terceira idade que muitas vezes enfrentam problemas com quedas e fraturas desde que as mesmas não possuam riscos de praticar atividade física competitiva.
Também é válido lembrar que a atividade física é uma ótima maneira de liberar o estresse, melhorar o humor e a memória e diminuir as crises de ansiedade e de insônia.
O esporte e o convívio social
O futebol é uma atividade em grupo que exige uma colaboração de todos os participantes do time, com persistência e criatividade para elaborar táticas de jogo para ganhar a partida.
Além disso, o grupo envolvido no esporte acaba dividindo interesses similares e passando um longo período juntos, o que contribui para a afinidade e o desenvolvimento de relacionamentos pessoais.
Por isso, é considerado um esporte que aumenta o senso coletivo e organizacional, desenvolve a cidadania e incentiva a convivência social, todos benefícios que contribuem também para a saúde física e mental dos indivíduos que o praticam.
Vale lembrar que, assim como qualquer outra atividade física, se faz necessário passar por uma avaliação médica inicialmente e ao longo de sua prática visando aptidão para sua realização e evitando lesões posteriores.