Como prevenir pelo encravado
Os pelos se formam dentro do folículo piloso. São constituídos por duas partes: a raiz implantada na derme e a haste, que se projeta acima da superfície da pele. Como o crescimento não para, o pelo encrava quando não consegue romper a barreira da pele e se encurva embaixo da derme ou penetra novamente no folículo piloso.
Esse processo provoca uma reação inflamatória, conhecida como foliculite, com lesões avermelhadas semelhantes a espinhas, com ou sem pus, devido à contaminação bacteriana, que podem coçar e causar dor local. Algumas chegam a formar cistos.
O problema, em geral, ocorre com mais frequência, com os pelos mais grossos e encaracolados, principalmente, se a pessoa tiver poros estreitos ou cicatrizes na pele. Pelos mais finos também têm uma maior tendência a encravar por não conseguirem quebrar a barreira da pele durante o processo de crescimento.
Nos homens, a região da barba – rosto, pescoço e nuca – costuma ser a mais afetada. Nas mulheres, pernas, axilas e virilha são as áreas mais vulneráveis.
Causas do pelo encravado
A mais comum delas está associada a erros na forma de depilação, seja com cera quente, fria ou mesmo com lâmina de barbear ou creme depilatório. Conforme é feita a remoção dos pelos, eles podem perder sua característica de ter a ponta mais fina para atravessar a barreira cutânea.
Também pode acontecer por atrito provocado pelo uso de roupas muito apertadas, acúmulo de células mortas ou a pequenas lesões cutâneas, que podem obstruir os poros impedindo sua passagem. Além de excesso de oleosidade.
Prevenção
Esfoliar facilita a remoção de células mortas que podem se acumular e dificultar a saída do pelo em crescimento. Também é recomendado hidratar a pele após a esfoliação.
Em geral, a inflamação do pelo se cura sozinha, mas casos mais graves e recorrentes merecem atenção e tratamento, pois podem levar a perda permanente do pelo e causar cicatrizes.
Dicas especiais para os homens
Ao fazer a barba devem ter os seguintes cuidados:
– Lavar o rosto com água morna e sabonete neutro, o que ajuda a higienizar a pele, a abrir os poros e amolecer os pelos.
– Usar sempre espuma ou gel de barbear para a lâmina deslizar mais fácil. E nunca escanhoar (barbear no sentido contrário ao nascimento do pelo), pois aumenta o risco de o pelo encravar na região da barba, alteração conhecida como pseudofoliculite;
– Depois de se barbear, enxaguar o rosto com água fria para fechar os poros; em seguida, aplicar uma loção pós-barba adequada ao tipo de pele.
[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de dermatologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/dermatologista“]