Como um psicólogo pode ajudar a superar um relacionamento abusivo
A maioria das pessoas ainda acha que um relacionamento abusivo precisa ter brigas e agressão física. Certamente, esses são marcadores claros de que aquela relação não é saudável. Mas há outros comportamentos que também significam que um dos lados está abusando de seu poder no relacionamento.
No post de hoje, vamos entender melhor o que é um relacionamento abusivo, quais ações são sinais de que a relação está desequilibrada e de que forma a pessoa pode buscar auxílio com um profissional para sair dessa situação. Conhece alguém que está em uma relação tóxica? Leia este post e veja como ajudar!
O que é um relacionamento abusivo
A principal característica de uma relação abusiva é o jogo de controle a que um parceiro submete o outro. Em uma tentativa — quase sempre beirando o desespero — de não perder a outra pessoa, o abusador tenta controlar o máximo de aspectos da vida do parceiro.
O agressor costuma ser uma pessoa extremamente insegura e imatura, que não sabe lidar com a possibilidade da perda da pessoa amada. Por isso, ele tenta segurar seu parceiro ou sua parceira de qualquer jeito, e usa ferramentas violentas para isso.
Normalmente, essas relações são marcadas por um ciúme excessivo, frieza, chantagens emocionais e manipulação. Em casos extremos, podem resultar em agressões.
De acordo com dados do Ligue 180 (serviço para denúncias de violência contra a mulher), a maioria das vítimas são mulheres. Mas também é possível que o homem seja a vítima, e o relacionamento abusivo também acontece em relações homoafetivas.
Que problemas que ele traz para a vida
O relacionamento abusivo já seria uma situação inaceitável em si mesma. Mas é ainda mais grave, pois influencia praticamente todos os aspectos da vida da vítima.
O abuso emocional causa um trauma tão severo quanto uma agressão. A manipulação por que passam as vítimas de uma relação abusiva faz com que elas desenvolvam problemas de autoestima, e muitas chegam a ter depressão.
Uma das principais consequências desse sistema perverso é o isolamento da pessoa. A vítima, dominada pela visão do agressor, se afasta de amigos, colegas de trabalho e de sua própria família, o que torna o combate ao abuso ainda mais difícil.
Algumas pessoas são obrigadas a sair de seus empregos e parar de participar de eventos sociais, como cultos e prática de atividades físicas.
Como identificar um relacionamento abusivo
Identificar um abusador pode ser difícil, pois eles costumam ser bons manipuladores e se passam por ótimos companheiros. Mas listamos alguns comportamentos que indicam que aquela relação está desequilibrada:
- ter acesso a informações do celular ou e-mail sem permissão do outro;
- menosprezar a pessoa e suas realizações;
- ciúme exacerbado e insegurança;
- temperamento explosivo e possessividade;
- impedir que a pessoa encontre amigos e familiares e converse com eles (ou estimular que não o faça);
- fazer falsas acusações;
- chamar a pessoa de louca e desacreditar o que ela fala;
- proibir ou controlar coisas de cunho muito pessoal, como a roupa que o outro usa, a cor do batom e aonde ela pode ou não ir;
- pressionar a pessoa para que tenha relações sexuais.
Qual o papel de um psicólogo na superação
O relacionamento abusivo é um cenário complicado, pois é frequente o indivíduo não reconhecer que está em um. Manipulada pelo agressor, a vítima muitas vezes se sente culpada por tudo que está passando. Tendo isso em vista, livrar-se da relação tóxica é algo totalmente fora do horizonte dessa pessoa.
O papel do psicólogo, nesses casos, é fundamental. Em primeiro lugar, ele ajudará a vítima a perceber que está em um relacionamento abusivo. Depois, o profissional conduzirá a pessoa no caminho de restaurar sua autoestima.
Dessa forma, ela poderá quebrar o ciclo do relacionamento abusivo e, por fim, livrar-se dele sem cair nas chantagens do parceiro agressor. Esse processo possibilitará que a pessoa retome o curso normal de sua vida, volte a ter relações familiares e com amigos e retome seu desempenho normal no trabalho.
O relacionamento abusivo é um quadro complexo, mas que pode ser superado. Se reconheceu que alguém do seu círculo de convivência está passando por esse problema, ajude-a, convencendo-a a marcar uma consulta com um psicólogo.
boa noite.
estou passando por tudo isso gostaria de uma ajuda para estar resolvendo isso pois não aguento mais.
minha companheira disse que estamos em um relacionamento abusivo. Não concordei no início, mas hoje tenho consciência que estamos, sim e que sou responsável unicamente.
Estou disposta e preparada para construir e exercer uma maturidade emocional e cognitiva, mas não sei como controlar as explosões de raiva infantis, nefastas, desrespeitosas, vergonhosas as quais sou autora.
o que posso fazer para ser a pessoa que, após agredir, sente o coração aflito e se atormenta arrependida?
Oi, Aletusya! Bom dia, tudo bom? Orientamos você procurar um atendimento com psicologo ou psiquiatra, onde eles poderão te orientar melhor.
Olá eu tanto sofro em um relacionamento abusivo quanto faço meu parceiro sofrer somos controladores ciumentos birrentos explosivos já estamos falando palavrões e agredindo um ao outro já nos separamos e já nem vejo mas volta mas existe sentimento preciso de ajuda pra tomar decisões devido minha ansiedade e medo faço tudo por impulso já fomos traídos os dois nós nossos antigo relacionamentos isso pesa em tudo …me ajudem por favor preciso de uma consulta o mais breve possível …e presencial.. obrigada ?
Olá, boa tarde! Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
É um privilégio compartilhar esse testemunho milagroso para o mundo. Eu sou shana. Meu marido se divorciou de mim há 4 meses e estou cheia de remorso por não saber o que fazer para corrigir os problemas com meu marido. Procurei ajuda na internet sobre como poderia conseguir ajuda no meu casamento e descobri ótimos testificadores sobre o Dr. Black, que tem sido progressivo com seus feitiços. Entrei em contato com ele e eis que o Dr. Black me disse que vai preparar um feitiço para mim que trará de volta meu marido. Eu estava cético, mas não tinha outra opção a não ser trabalhar com ele. 2 dias depois, meu marido me ligou avisando que estava voltando para casa e daquele dia até o momento, vivemos em paz. Ele está de volta agora com muito amor e carinho. hoje fico feliz em avisar a todos que este lançador de feitiços tem o poder de trazer amantes de volta e o mais surpreendente é que nosso amor é muito forte agora, todo dia é felicidade e alegria. e Não há nada como estar com o homem que você ama. Eu recomendo o Dr. Black para qualquer um que precise de ajuda. Se você tiver algum problema, entre em contato com o Dr. Black, eu lhe dou 100% de garantia de que ele vai te ajudar!
[…] http://34.23.102.222/como-um-psicologo-pode-ajudar-a-superar-um-relacionamento-abusivo/ […]