Vivenciar a sexualidade de forma satisfatória exige saúde física e mental, por isso se antecipar aos problemas é a forma mais inteligente de garantir a sua saúde – isso é prevenção em saúde.
Conversamos com nossa ginecologista Dra. Olívia Oléa, e ela nos passou uma lista de exames essenciais para a saúde sexual. Confira!
XX exames necessários para a saúde sexual
1 – Vacinação
Para quem ainda não iniciou a vida sexual é muito importante a vacinação contra o vírus do HPV (papilomavírus humano), principalmente para crianças e adolescentes, mas também pode ser feita em pessoas sexualmente ativas. Essa vacina é disponibilizada pela rede pública para meninos de 12 e 13 anos, e meninas de 9 a 13 anos.
O dr.consulta também oferece a vacina em suas unidades. Se você não foi vacinado ainda, informe-se com o seu médico na sua consulta de rotina, pois é um ponto fundamental quando se fala em saúde sexual.
3 – Exame Físico
Toda mulher que procura viver e envelhecer de maneira saudável deve cuidar da sua saúde íntima. Por isso é tão importante que ela consulte regularmente o seu médico e faça os exames preventivos recomendados para cada etapa da sua vida.
Faz parte de uma rotina preventiva anual:
- consulta e exame físico completo realizado pelo seu ginecologista, que acaba sendo o clínico geral de tantas mulheres, e muitas vezes é na consulta ginecológica que algum diagnóstico novo é feito;
- consulta e exame físico completo realizado por seu médico especialista, a depender de cada pessoa e de suas particularidades. Aqui entram: cardiologista, pneumologista, oftalmologista, ortopedista etc;
- consulta periódica com outros profissionais fundamentais para uma assistência multiprofissional: psicólogo, fisioterapeuta, dentista.
Exames laboratoriais e de imagem
A indicação de realização e periodicidade dos exames laboratoriais e de imagem deve ser estabelecida por um profissional sempre, pois é ele que conhece a sua história e fez seu exame físico.
- papanicolau;
- ultrassom pélvico ou transvaginal;
- ultrassom das mamas;
- mamografia;
- densitometria óssea;
- exames de sangue rotineiros: colesterol, glicemia de jejum, função da tireoide, etc;
- sorologias para HIV, sífilis, hepatites: recomendado em toda pessoa sexualmente ativa, independente de possuir parceiro fixo, ou não;
- dosagens hormonais, indicado pelo médico que esteja investigando a sua queixa.
Previna-se!
Só está bem para o sexo, quem está bem em todos os outros aspectos da vida. Portanto, a prevenção é necessária e é o melhor caminho para garantir uma saúde sexual sem problemas.