Conversamos com o Dr.Osmar Pedro Casseb Moretto sobre a asma, a doença que fica mais acentuado agora no inverno. Dr. Osmar nos explicou o que é a asma, porque algumas pessoas tem a doenças e quais os sintomas para identificar se você tem asma. Confira!
O que é asma?
A asma, também conhecida como asma brônquica, é uma doença caracterizada pela inflamação e hiper-reatividade dos brônquios, o que pode dificultar a entrada e a saída de ar pelos pulmões.
É extremamente comum em todo o mundo, e calcula-se que no Brasil mais de 10 milhões de pessoas sejam portadoras da doença.
Quais as causas da doença?
As causas da asma envolvem mecanismos complexos de inflamação da vias aéreas, incluindo respostas alérgicas e reações do nosso sistema imune a substâncias e partículas do ambiente com as quais nosso aparelho respiratório entre em contato.
Fatores desempenham um papel importante na possibilidade de um indivíduo desenvolver asma, sendo que uma pessoa com pais asmáticos tem maiores chances de manifestar a doença.
Quais os sintomas?
Os sintomas da asma decorrem justamente da inflamação dos brônquios, causando edema, constrição e produção de secreção, diminuição do espaço para a passagem do ar.
Estas alterações podem ocasionar falta de ar, chiado no peito e tosse seca ou produtiva, que podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas classicamente pioram à noite.
Os sintomas tendem a ser intermitentes, ou seja, ter períodos de melhora e piora, mas pacientes mais graves ou com tratamento inadequado podem ter sintomas continuamente.
Deve-se atentar para a ocorrência de crises mais acentuadas, conhecidas como exacerbações, nas quais os pacientes devem procurar atendimento médico com urgência, pois há risco de insuficiência respiratória e até de morte.
Você tem asma ou está em dúvida se tem a doença? Agende agora uma consulta com um de nossos pneumologistas!