Condição pode ser resultado de falta de movimento, mas também indicar doenças graves
Acordou um dia e percebeu um inchaço na perna que às vezes chega a doer e até atrapalha seus movimentos? Embora isso possa parecer algo natural, o ideal é não arriscar e buscar conhecer a causa com ajuda médica.
Isso porque o inchaço na perna e em outras partes do corpo, como pés e mãos, também pode ser um sintoma de doenças envolvendo a circulação do sangue ou dos líquidos do corpo. Vamos descobrir?
Quais são as causas mais comuns do inchaço na perna?
1 – Calor e falta de movimento
As explicações mais tranquilas para essa condição são as que envolvem fatores externos pontuais. Durante verão, ou quando visitamos locais de temperaturas mais altas, é possível que as veias fiquem mais cheias de sangue, o que resulta no inchaço na perna.
As pessoas também costumam ingerir mais líquidos e ficam mais preguiçosas para se exercitar em condições como essas.
A falta de movimentos, aliás, principalmente durante viagens muito longas, nas quais você fica com as pernas para baixo na mesma posição muito tempo, pode ser outro fator que leva o sangue a não circular e em casos extremos pode até a coagular. O mesmo vale para situações de completo sedentarismo.
2 – Varizes
As veias – vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração – fazem caminho entre o órgão e as pernas, e possuem válvulas que controlam a circulação para que esse ciclo aconteça corretamente. Porém, se elas ficam comprometidas, condição que chamamos de varizes, o sangue se acumula nas pernas, o que pode dilatar as veias, fazer os membros pesarem e provocar o inchaço.
3 – Insuficiência cardíaca
O que acontece com o coração quando a pessoa possui insuficiência cardíaca? Ele não consegue bombear o sangue da forma correta. Dessa maneira, o sangue não circula como deveria e também pode se acumular em alguns lugares, por isso o inchaço na perna, na barriga e nos pulmões.
4 – Trombose
O paciente que possui essa doença acaba tendo coagulação do sangue no interior das veias em partes do corpo que não deveria. Em 90% dos casos, os membros inferiores são os afetados. Logo, inchaço na perna acompanhado de muita dor pode ser um sintoma dessa doença.