As veias das pernas são as responsáveis em retornar o sangue para o coração. Quando essas veias estão doentes, elas se tornam dilatadas e seu funcionamento fica prejudicado. São as tão conhecidas varizes. Além de serem um problema estético, as varizes indicam que há um problema circulatório.
Se não for tratado, pode gerar sintomas como dores nas pernas, inchaço e coceira. Algumas complicações mais sérias podem ser decorrentes de varizes avançadas, como tromboflebites, manchas na pele e úlceras varicosas.
As varizes são muito prevalentes na população mundial. Uma grande parcela das mulheres apresenta algum grau de alteração em suas veias.
Variam desde vasinhos superficiais que não causam sintomas e apenas geram um desconforto estético, até varizes mais calibrosas podendo levar a alterações na coloração da pele e, em último grau, a úlcera varicosa.
O tratamento das varizes envolve mudanças no estilo de vida, atividade física, uso de meias elásticas e algumas medicações.
O melhor profissional para avaliar as varizes é o cirurgião vascular, que vai examinar o paciente e muitas vezes solicitar um exame chamado ecodoppler colorido venoso, um tipo de ultrassom. Esse exame avalia não só as veias visíveis, como as mais profundas.
A escleroterapia líquida (glicose ou outras substâncias) é usada para eliminar os vasinhos superficiais indesejáveis.
A cirurgia de varizes está indicada quando existem veias mais grossas, com perda de sua função. Essas veias “doentes” não fazem falta para o organismo, que encontra outras vias de drenagem para o sangue.
A escleroterapia com espuma é um método muito usado como alternativa para a cirurgia de varizes.
A espuma é injetada dentro das veias doentes, preenchendo totalmente seu espaço. Para essa injeção, algumas vezes é necessário usar o ultrassom para localizar a veia. Como a espuma é potente e se expande, é possível tratar veias mais grossas.
A espuma causa uma alteração na veia que chamamos esclerose. Com isso, a veia tende a desaparecer e os sintomas relacionados melhoram muito. Em casos de úlcera varicosa, o tratamento com a espuma acelera a cicatrização e diminui a chance de que a ferida volte.
A espuma precisa ser feita por profissional médico habilitado, pois não pode ser usada em todos os casos. Além disso, existem cuidados após sua aplicação para o procedimento ser bem sucedido.
Não é necessária internação hospitalar e nem anestesia. O paciente também não precisa se afastar do trabalho por muitos dias.
Para saber se a espuma é um bom tratamento para seu caso, agende uma consulta no dr.consulta com um de nossos cirurgiões vascular!