A menstruação é uma condição normal nas mulheres e existe para sinalizar que não houve gravidez naquele ciclo. Repete-se todos os meses, e apesar de causar alguns desconfortos, tem muita relação com a saúde feminina.
É importante lembrar que ela não acontece sempre igual nas mulheres. Podendo variar em relação ao fluxo sanguíneo, cor do sangue e periodicidade do ciclo, além de ir mudando durante a vida, conforme a idade.
Você sabia que a cor da menstruação pode indicar problemas como infecções, alterações hormonais e até mesmo uma possível gravidez? Se não sabia, pode ficar tranquila que contamos para você. Acompanhe.
Qual a relação entre a menstruação e sua saúde?
Em linhas gerais, o ciclo menstrual é o conjunto de mudanças fisiológicas cíclicas que ocorrem nas mulheres e que tem como finalidade a promoção da fecundação.
As condições de saúde afetam diretamente a frequência, características e a duração da menstruação. Assim, muitas vezes uma mudança na cor da menstruação, por exemplo, pode indicar uma alteração na saúde feminina.
Mas, além de se preocupar com a cor da menstruação, as mulheres devem observar certos comportamentos do ciclo, como cólicas menstruais excessivas, ciclos muito longos ou curtos demais, que também podem indicar alterações na saúde.
Alguns dos fatores a seguir podem interferir na cor da menstruação e na regularidade do ciclo, são eles:
- estresse e estilo de vida: ganho ou perda significativa de peso, dieta, mudanças nas rotinas de exercícios, viagens, doenças ou outras interrupções na rotina diária, podem afetar o fluxo e a quantidade de dias do ciclo.
- pílulas anticoncepcionais: tomar ou não pílulas anticoncepcionais pode afetar a menstruação. Algumas mulheres podem demorar meses para recuperar o seu ciclo reprodutivo natural após interrupção da pílula, podendo ter até dificuldade inicial para engravidar, enquanto outras podem recuperá-lo imediatamente, podendo voltar a engravidar logo no primeiro ciclo.
- problemas hormonais ou uterinos: se uma mulher que nunca teve corrimento vaginal passa a observar o seu aparecimento, ele pode ser representar alguma alteração na saúde feminina. Geralmente, são causados por variações hormonais, principalmente a progesterona e estrogênio ou ainda indicar problemas no útero, como mioma, pólipo ou complicações no colo do útero.
- irritação causada por objeto (camisinha, anel vaginal, absorvente): às vezes pode acontecer de um absorvente interno ou camisinha, por exemplo, ser esquecido dentro da vagina. Isso pode causar um corrimento com cheiro ruim acompanhado de sangue marrom. Nesse caso é preciso procurar auxílio médico para a retirada e avaliação.
- doença inflamatória pélvica: é uma infecção bacteriana que afeta o sistema reprodutor feminino. As bactérias podem entrar pela vagina principalmente por contato sexual Elas se espalham para o útero e trato genital superior, causando corrimento vaginal intenso com odor desagradável, além de menstruação irregular, podendo também causar dor na região pélvica e abdominal, febre, náusea, vômito ou diarreia.
- síndrome dos ovários policísticos: na SOP o fluxo é muito baixo, e por isso, pode ficar amarronzado.
- endometriose: nesse caso, o fluxo costuma ser mais intenso e dar muita cólica.
A menstruação possui naturalmente um cheiro suave. Então, se o cheiro ficar mais forte e incomodar, é necessário entender qual o motivo.
Um deles pode ser o uso de absorventes descartáveis. Os produtos químicos contidos neles reagem com a menstruação, proliferando microorganismos característicos do mau cheiro.
Agora, se o cheiro forte vier acompanhado de outros sintomas como coceira, ardência e corrimentos vaginais fora do período menstrual, você pode estar diante de uma infecção e precisará procurar ajuda médica.
Sempre que notar diferenças grandes nas suas menstruações, consulte um ginecologista.
Como é um ciclo menstrual saudável?
Um ciclo menstrual é considerado normal quando tem entre 21 e 37 dias. A média de tempo entre uma menstruação e outra é de 28 dias. O fluxo sanguíneo dura entre 3 e 7 dias e durante esse período pode haver sintomas leves de cólica.
A cor da menstruação e do corrimento e sua consistência variam durante o ciclo menstrual. Nos primeiros dias a menstruação normalmente possui um tom de vermelho vivo.
Em seguida, o sangramento se torna mais intenso e pode ser mais escuro e mais grosso. A menstruação com coágulos costuma acontecer nessa fase.
Por fim, quando a menstruação se aproxima do final, a intensidade do fluxo diminui e sua coloração fica mais rosada, amarronzada ou amarelada que é popularmente chamada de menstruação borra de café.
O que cada cor da menstruação significa?
Muitas cores não representam problemas na saúde feminina, como vimos acima, e aparecem em diferentes fases do ciclo menstrual. Mas, algumas alterações de saúde tem, sim, impacto na cor da menstruação.
A seguir, vamos falar sobre cada cor da menstruação e seus significados, para que você possa compreender exatamente o que pode estar acontecendo em cada situação.
Apesar de não haver menstruação quando engravidamos, algumas mulheres, nas primeiras semanas de gravidez, podem apresentar um pequeno sangramento marrom, rosa ou vermelho escuro.
Isso está relacionado à nidação, momento em que o embrião se prende às paredes do útero e acontece entre a 7ª e 9ª semanas de gravidez.
A menstruação marrom ou rosa também é conhecida como menstruação falsa, já que ela pode confundir muitas mulheres que ainda não sabem que estão grávidas e acham que se trata de uma menstruação comum.
Importante: se apresentar sangramento em uma fase mais avançada da gestação procure um médico.
O ginecologista é seu aliado
Apesar de fazer parte da vida da mulher, a menstruação, como vimos, tem íntima ligação com a saúde e pode revelar através de vários sinais de algumas possíveis alterações. A cor da menstruação é apenas um desses sinais, por isso, consultar regularmente um ginecologista e realizar exames preventivos é fundamental.
Se você apresenta mudanças na cor da menstruação ou está com suas visitas ao ginecologista atrasadas, não deixe de colocá-las em dia.
Agora, com o Cartão dr.consulta você tem descontos em consultas, exames, procedimentos odontológicos e em medicamentos. Um verdadeiro clube de benefícios para a atenção com a sua saúde e de quem mais ama.
Conheça todos os benefícios e modalidades de assinaturas disponíveis, certamente temos uma para a sua necessidade: