Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Cromolerg

Como o Cromolerg funciona?


As manifestações clínicas de alergia têm sua origem em uma reação anafilática e a consecutiva liberação de mediadores espasmógenos. É justamente inibindo essa liberação de mediadores que atua o cromoglicato dissódico.

A atividade dessa substância é exercida essencialmente em processos devidos a uma reação de hipersensibilidade imediata, agindo também em outras reações anafiláticas e em processos originados pela degranulação de mastócitos.

O cromoglicato dissódico não modifica os efeitos dos mediadores, não estimula os receptores ?-adrenérgicos, nem bloqueia o processo de sensibilizacão. Supõe-se que atua impedindo uma das etapas de degranulação de mastócitos, posterior à fixação antígeno anticorpo, evitando dessa forma o processo alérgico.

Contraindicação do Cromolerg

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Como usar o Cromolerg

A concentração e a posologia diária serão estabelecidas a critério médico.

Instile a dose recomendada no saco conjuntival, evitando tocar a ponta do frasco nos tecidos oculares.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Precauções do Cromolerg

Devido à presença do cloreto de benzalcônio, é desaconselhável o uso de lentes de contato durante a utilização do produto.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Interações medicamentosas:

Não são conhecidas interações com outros medicamentos.

Reações Adversas do Cromolerg

A aplicação do produto pode provocar uma sensação de ardência transitória em alguns pacientes, que é considerada normal.

Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

População Especial do Cromolerg

Pacientes Idosos:

Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias.

Gravidez e lactação:

Informe ao médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Informe ao médico se estiver amamentando.

Composição do Cromolerg

Apresentações:

Frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml de solução oftálmica estéril a 2% e 4%.

Uso adulto e pediátrico.

Composição:

Solução oftálmica.

Cada ml contém:

 

2%

4%

Cromoglicato dissódico

20 mg

40 mg

Veículo:

edetato dissódico, cloreto de benzalcônio, ácido clorídrico/ hidróxido de sódio e água purificada.

Superdosagem do Cromolerg

Em geral, superdosagens não provocam problemas agudos. Se, acidentalmente, for ingerido, beba bastante líquido para diluir, ou procure orientação médica.

Interação Medicamentosa do Cromolerg

Não foram relatadas interações medicamentosas com o Cromoglicato Dissódico (substância ativa).

Não é recomendado o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Cromoglicato Dissódico (substância ativa).

Ação da Substância Cromolerg

Resultados de eficácia

No estudo realizado para avaliar a eficácia de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) em pacientes com rinite perene, por um grupo duplo-cego por um período de quatro semanas, um jato numa frequência de seis vezes por dia, foi observado que através de dois parâmetros objetivos e subjetivos, em esfregaços nasais. A análise dos dados obteve-se uma diferença significativa entre os ativos. Houve redução de eosinófilos no esfregaço nasal dos pacientes que fizeram o tratamento com a solução de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) e não houve praticamente nenhuma mudança para o grupo que recebeu o placebo. Este estudou demonstrou que a solução de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) é eficaz no tratamento da rinite perene, onde os efeitos benéficos da solução de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) pode ser observado após 7 dias de tratamento.

Dezesseis crianças nascidas prematuramente foram estudadas em um ensaio clínico randomizado controlado com placebo em 15 meses de idade (Variação de 4 a 31 meses). Os pacientes receberam aleatoriamente, um tratamento de 3 semanas com Cromoglicato Dissódico (substância ativa) ou placebo, ambas administradas quatro vezes ao dia. Foi concluído que o Cromoglicato Dissódico (substância ativa) pode ser útil para profilaxia superior e inferior, nos sinais do trato respiratório em crianças nascidas prematuramente e menores de 3 anos de idade. 

Após a administração de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) a melhoria da rinite alérgica geralmente ocorre nas primeiras 2-4 semanas, onde alguns pacientes apresentam uma resposta imediata.

Características farmacológicas

Absorção

O Cromoglicato Dissódico (substância ativa) é pobremente absorvido pelo trato gastrointestinal, com uma biodisponibilidade de apenas 1%. O fármaco após penetrar os pulmões de onde é rapidamente absorvido para a circulação sistêmica. A concentração plasmática máxima ocorre após 15 minutos. A meia vida de eliminação é de aproximadamente 80 a 90 minutos. Cerca de 0,7% a 3% da dose são recuperados na urina dentro de 24 horas e 84% encontram-se no fígado após 3 dias.

Mecanismo de ação

Embora seu mecanismo permaneça incerto, acredita-se que sua ação principal seja inibir a liberação de histamina e de outros mediadores inflamatórios dos mastócitos sensibilizados, provavelmente impedindo a degranulação mastocitária. Outras ações que são atribuídas incluem efeito direto na inervação das vias aéreas superiores e antagonismo da substância P que está ligada a inibição do fator de atividade plaquetária (PAF). 

Eliminação

Cerca de 30 a 50% da dose é excretada inalterada na urina, e o restante é excretado pelas fezes e pequenas quantidades são exaladas.

Cuidados de Armazenamento do Cromolerg

Cuidados de armazenamento: o produto deve ser armazenado a temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) e ao abrigo da luz.

Prazo de validade: vide cartucho.

Não use medicamento com prazo de validade vencido.

Após a abertura do frasco, o produto deve ser consumido no prazo máximo de 15 dias ou rejeitado.

Dizeres Legais do Cromolerg

Reg. ANVISA/ MS – 1.0147.0096.

Farm. Resp..:

Dra Flávia Regina Pegorer.
CRF-SP nº 18.150.

Qualidade e Tradição a Serviço da Oftalmologia

Allergan Produtos Farmacêuticos LTDA.
Av. Guarulhos, 3272 – CEP 07030-000 – Guarulhos -SP.
CNPJ 43.426.626/0009-24.
Indústria Brasileira.

Venda sob prescrição médica.

Sair da versão mobile