Bula do Decadronal
Contraindicação do Decadronal
Decadronal está contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade aos componentes da fórmula, em infecções fúngicas sistêmicas e administração de vacinas de vírus vivo.
Como usar o Decadronal
Agite antes de usar.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Precauções do Decadronal
Medicamentos imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose.
Os médicos que acompanham pacientes sob imunossupressão devem estar alertas quanto à possibilidade de surgimento de doença ativa, tomando, assim, todos os cuidados para o diagnóstico precoce e tratamento.
Interações medicamentosas
O ácido acetilsalicílico deve ser usado com cautela em conjunto com corticosteroides em hipoprotrombinemia.
Fenitoína, fenobarbital, efedrina e rifampicina podem acentuar a depuração metabólica dos corticosteroides, resultando em níveis sanguíneos diminuídos e atividade fisiológica diminuída, requerendo portanto, ajuste na posologia de corticosteroide. Estas interações podem interferir com testes de supressão da dexametasona, que deverão ser interpretados com cuidado durante a administração destas drogas.
Os resultados falso-negativos nos testes de supressão da dexametasona, têm sido reportados em pacientes sob tratamento com a indometacina.
Em pacientes que simultaneamente recebem corticosteroides e anticoagulantes cumarínicos, deve-se verificar frequentemente o tempo de protrombina pois há referências ao fato de os corticosteroides alterarem a resposta a estes anticoagulantes. Quando os corticosteroides são ministrados simultaneamente com diuréticos depletores de potássio, os pacientes devem ser estreitamente observados quanto ao desenvolvimento de hipocalemia. Os corticosteroides podem afetar o teste do nitroazultetrazol para infecção bacteriana, produzindo resultados falso-positivos.
O uso com anticoncepcionais orais pode inibir o metabolismo hepático do corticoide. Pela ação hiperglicemiante do Decadronal, o uso com hipoglicemiantes orais e insulina necessita ajuste da dose de uma ou ambas as drogas.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Não deve ser autoclavado.
Não deve ser injetado por via intravenosa.
Reações Adversas do Decadronal
Decadronal é geralmente bem tolerado, mas nos casos de uso prolongado pode ocorrer retenção de água, inchaço, atrofia muscular e maior suscetibilidade a infecções. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
População Especial do Decadronal
Gravidez e lactação
Os riscos/benefícios de seu uso em gestantes devem ser avaliados por um médico, pois a segurança de Decadronal durante a gravidez não foi ainda estabelecida.
Recomenda-se cautela na administração a mães lactantes.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informe seu médico se estiver amamentando.
Composição do Decadronal
Apresentações
Decadronal é apresentado sob a forma farmacêutica de suspensão injetável em caixa com 1 frasco-ampola de 2 mL.
Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos de idade.
Uso intramuscular, intra-articular ou intralesional.
Não deve ser injetado por via intravenosa.
Composição
Cada mL contém:
Acetato de dexametasona (equivalente a 8 mg de dexametasona) 9,2 mg.
Excipientes:
cloreto de sódio, creatinina, edetato dissódico di-hidratado, carmelose sódica, polissorbato 80, hidróxido de sódio, água para injetáveis, álcool benzílico e bissulfito de sódio.
Superdosagem do Decadronal
O uso de Decadronal em altas dosagens ou por tempo prolongado pode causar imunossupressão semelhante a outros corticosteroides.
Interação Medicamentosa do Decadronal
Em casos de uso extenso ou curativo oclusivo aumenta a probabilidade de absorção do princípio ativo e de interferência medicamentosa no uso de digitálicos, anticoagulantes, antidiabéticos e diuréticos.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Dexason® (apresentação de creme).
Ação da Substância Decadronal
Resultados de Eficácia
As referências de estudos que suporte as indicações acima podem ser encontradas na seguinte fonte:
Martindale. The complete drug reference, 34 ed, 2005. Páginas 1074-1075 e 1097-1099.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Dexason® (apresentação de creme).
Características Farmacológicas
Propriedades Farmacodinâmicas
O Acetato de Dexametasona (substância ativa) é um princípio ativo do grupo dos corticosteróides, com ação antiinflamatória e antipruriginosa. Pode ser utilizado para uso local em algumas enfermidades da pele. O mecanismo de ação está ligado a estabilização de membranas dos lisossomos dos tecidos afetados. Há indícios de ação vasoconstritora adicional.
Propriedades Farmacocinéticas
O grau de absorção percutânea do Acetato de Dexametasona (substância ativa) depende de diferentes fatores como o tipo de veículo e o estado de integridade da pele. Existe alguma absorção na pele normal que é favorecida por inflamações e outros processos patológicos locais. Os curativos oclusivos aumentam significativamente a velocidade de absorção. Após a absorção de Acetato de Dexametasona (substância ativa) na pele, os caminhos metabólicos são idênticos aos do Acetato de Dexametasona (substância ativa) administrada por via sistêmica. Liga-se primeiramente às globulinas, a meia vida é longa (superando um dia) e a metabolização é essencialmente hepática, sendo a seguir excretada pelos rins.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Dexason® (apresentação de creme).
Cuidados de Armazenamento do Decadronal
Decadronal, quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz e umidade, apresenta uma validade de 36 meses.
Protejer do congelamento.
Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa.
Nunca use medicamento com o prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado, pode prejudicar a sua saúde.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Decadronal
MS – 1.0573.0317
Farmacêutica Responsável:
Gabriela Mallmann
CRF-SP nº 30.138
Registrado por:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – 20º andar
São Paulo – SP
CNPJ 60.659.463/0029-92
Indústria Brasileira
Fabricado por:
Biosintética Farmacêutica Ltda.
São Paulo – SP
Venda sob prescrição médica.