Como Dengvaxia funciona?
A Dengvaxia contém os sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue que foram enfraquecidos. A Dengvaxia age estimulando as defesas naturais do corpo (sistema imunológico), que produz sua própria proteção (anticorpos) contra os vírus que causam a dengue.
Contraindicação do Dengvaxia
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoas que:
- São alérgicas (hipersensíveis) aos princípios ativos ou qualquer outro ingrediente de Dengvaxia;
- Desenvolveram uma reação alérgica após a administração prévia de Dengvaxia. Os sinais de uma reação alérgica podem incluir urticária, encurtamento da respiração, e inchaço do rosto e da língua;
- Têm um sistema imunológico enfraquecido, por exemplo, devido a um problema genético, infecção por HIV ou terapias que afetam o sistema imunológico (por exemplo, altas doses de corticosteroides, quimioterapia ou radioterapia). As condições que podem afetar o sistema imune incluem leucemia, linfoma ou outra doença neoplásica maligna que afete a medula óssea ou sistema linfático;
- Estão grávidas;
- Estão amamentando.
Não utilize Dengvaxia se você ou sua criança estão com febre de moderada a alta ou doença aguda. Neste case, seu médico irá adiar a administração de Dengvaxia até que você ou sua criança tenha se recuperado.
Como usar o Dengvaxia
A Dengvaxia é administrada por seu médico ou enfermeiro, após ser totalmente dissolvida no diluente fornecido, através de uma injeção sob a pele (via subcutânea) no braço.
Você ou sua criança receberá 3 injeções de 0,5mL cada em intervalos de 6 meses. A primeira injeção ocorrerá na data escolhida ou agendada, a segunda injeção ocorrerá 6 meses após a primeira injeção, e a terceira injeção ocorrerá 6 meses após a segunda injeção. A Dengvaxia deve ser utilizada conforme o cronograma de vacinação local.
A necessidade de uma dose de reforço após a vacinação primária com Dengvaxia ainda não foi estabelecida.
As instruções de reconstituição são direcionadas aos profissionais de saúde e são apresentadas na bula do profissional de saúde.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Dengvaxia?
Se você ou sua criança perder uma injeção programada, seu médico decidirá quando deverá administrar a injeção perdida.
É importante que você ou sua criança siga as instruções de seu médico em relação às visitas de retorno para as aplicações seguintes. Se você esqueceu ou não pode retornar ao seu médico no momento programado, consulte o seu médico.
Em caso de dúvidas, procure orientação de seu médico.
Precauções do Dengvaxia
Antes de receber Dengvaxia, informe seu médico ou enfermeiro se você ou sua criança:
- Está recebendo um tratamento imunossupressor (20mg ou 2mg/kg de peso corpóreo de prednisona ou equivalente por 2 semanas ou mais). Seu médico irá adiar a administração de Dengvaxia até 4 semanas após você ter interrompido o tratamento.
- Apresentou qualquer problema de saúde após a administração prévia de quaisquer vacinas. Seu médico irá considerar cuidadosamente os riscos e benefícios da vacinação.
- Está recebendo tratamento com imunoglobulinas ou produtos hemoderivados contendo imunoglobulinas, tais como sangue ou plasma. É recomendado esperar por, pelo menos, 6 semanas, e, preferencialmente, por 3 meses, após o fim do tratamento antes de administrar Dengvaxia, para evitar neutralização do vírus atenuado contido na vacina.
Assim como todas as vacinas, a Dengvaxia pode não proteger 100% das pessoas vacinadas. A vacinação com Dengvaxia não é um substituto para a proteção contra as picadas de mosquitos.
Você deve tomar as precauções apropriadas para você e sua criança prevenirem as picadas de mosquito, incluindo o uso de repelentes, roupas adequadas e redes de proteção contra mosquitos.
O desmaio, frequentemente acompanhado de queda, pode ocorrer (principalmente em adolescentes) após, ou até mesmo antes, de qualquer injeção com uma agulha. Portanto, informe o médico, farmacêutico ou enfermeiro se você ou sua criança já desmaiaram com uma injeção prévia.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Reações Adversas do Dengvaxia
Como todo medicamento, a Dengvaxia pode causar efeitos adversos, embora isso não ocorra com todas as pessoas.
Reações alérgicas graves
Se quaisquer desses sintomas ocorrerem após você deixar o local onde você ou sua criança receberam a injeção, você deve consultar um médico
imediatamente
:
- Dificuldade em respirar;
- Cor azulada da língua ou lábios;
- Erupção cutânea;
- Inchaço da face ou garganta;
- Pressão sanguínea baixa causando tontura ou queda;
- Mal-estar grave e repentino com queda da pressão sanguínea causando tontura e perda de consciência, taxa cardíaca acelerada associada a distúrbios respiratórios.
Quando estes sinais ou sintomas (sinais ou sintomas de reações anafiláticas) ocorrem, eles geralmente se desenvolvem rapidamente após a administração da injeção e enquanto você ou sua criança ainda estão na clínica ou consultório médico.
Estes também podem ocorrer muito raramente após o recebimento de qualquer vacina (pode afetar até 1 em 10.000 pessoas).
Outros efeitos adversos
Os seguintes efeitos adversos foram relatados durante estudos clínicos em crianças, adolescentes e adultos (dos 9 aos 60 anos de idade). A maioria dos efeitos adversos relatados ocorreram dentro de 3 dias após a administração de Dengvaxia.
Reações muito comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Dor de cabeça;
- Dor muscular (mialgia);
- Mal-estar geral;
- Fraqueza (astenia);
- Dor no local da injeção;
- Febre.
Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Reações no local da injeção:
vermelhidão (eritema), hematoma, inchaço e coceira (prurido);
Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Infecções do trato respiratório superior;
- Tontura;
- Dor de garganta (dor orofaríngea);
- Tosse;
- Coriza (rinorreia);
- Náusea;
- Erupção de pele (rash);
- Dor no pescoço;
- Endurecimento da pele no local da injeção.
Efeitos adversos adicionais em adultos (dos 18 aos 60 anos de idade)
Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Gânglios inchados (linfadenopatia);
- Enxaqueca;
- Dor nas juntas (artralgia);
- Sintomas semelhantes aos da gripe.
Efeitos adversos adicionais em crianças e adolescentes (dos 9 aos 17 anos de idade)
Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Urticária.
Dados de experiência pós-comercialização
Com base em relatos espontâneos, os seguintes eventos adversos adicionais foram relatados após o uso comercial. Estes eventos foram muito raramente relatados, contudo as taxas exatas de incidência não podem ser calculadas com precisão.
Distúrbios do sistema imunológico
Alergia incluindo reações anafiláticas.
Se você apresentar qualquer efeito adverso, incluindo possíveis efeitos adversos não listados na bula, fale com seu médico ou farmacêutico.
Informe seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa entrando em contato com o seu serviço de atendimento ao cliente.
Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.
Por favor, também informe à empresa entrando em contato com o Serviço de Informação sobre Vacinação (SIV) para acompanhamento adequado.
População Especial do Dengvaxia
Crianças
As crianças menores de 9 anos de idade não devem receber esta vacina.
Gravidez e amamentação
A Dengvaxia não deve ser administrada em mulheres grávidas ou que estão amamentando.
Se você:
– Está em idade fértil, você deve tomar as precauções necessárias para evitar a gravidez por um mês após a administração de Dengvaxia.
- Está grávida ou amamentando, se acredita que você possa estar grávida ou se está planejando engravidar, consulte o seu médico antes de utilizar Dengvaxia. Este vacina não deve ser utilizada em mulheres grávidas.
Esta vacina não deve ser utilizada em mulheres grávidas.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Não há dados disponíveis sobre os efeitos de Dengvaxia na capacidade de dirigir ou operar máquinas.
Composição do Dengvaxia
Após a reconstituição, uma dose (0,5 mL) contém:
Vírus quimérico febre amarela – Dengue | 4,5 – 6,0 log10 DICC50/dose** |
Vírus quimérico febre amarela – Dengue | 4,5 – 6,0 log10 DICC50/dose** |
Vírus quimérico febre amarela – Dengue | 4,5 – 6,0 log10 DICC50/dose** |
Vírus quimérico febre amarela – Dengue | 4,5 – 6,0 log10 DICC50/dose** |
* Produzido em células Vero sem soro. Cada um dos quatro sorotipos do vírus da dengue contidos na vacina foi obtido separadamente por tecnologia de DNA recombinante, combinando o vírus atenuado da vacina febre amarela (17D204) e os quatro sorotipos dos vírus selvagens da dengue.
** DICC50: Dose Infectante para 50% das Culturas Celulares.
Excipientes:
Não são adicionados adjuvantes ou conservantes.
Liofilizado:
aminoácidos essenciais, incluindo fenilalanina, aminoácidos não essenciais, cloridrato de arginina, sacarose, trealose di-hidratada, sorbitol, trometamol e ureia.
- Para a apresentação monodose, a quantidade estimada de fenilalanina é aproximadamente de 0,041mg por dose de 0,5mL da vacina reconstituída.
- Para a apresentação multidose, a quantidade estimada de fenilalanina é aproximadamente de 0,007mg por dose de 0,5mL da vacina reconstituída.
Diluente para reconstituição:
cloreto de sódio e água para injeções.
Superdosagem do Dengvaxia
Nenhum caso de superdosagem foi relatado. Entretanto, em caso de superdosagem, é recomendado entrar em contato com o Serviço de Informação sobre Vacinação (SIV) para acompanhamento adequado.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente Socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação Medicamentosa do Dengvaxia
A Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) não deve ser misturada com nenhuma outra vacina ou produto farmacêutico injetável.
Caso alguma outra vacina ou produto farmacêutico seja administrado(a) concomitantemente, devem ser usadas seringas e agulhas diferentes, locais de administração diferentes e, preferencialmente, membros diferentes.
Não foram realizados estudos específicos sobre a administração concomitante da Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) com qualquer outra vacina ou outro produto farmacêutico em indivíduos dos 9 aos 45 anos de idade que moram em áreas endêmicas.
Foram coletados dados clínicos limitados sobre a administração sequencial de outras vacinas e Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) na fase inicial de desenvolvimento: a administração prévia de vacina contra febre tifoide (42 indivíduos dos 2 aos 45 anos de idade), vacina inativada contra a encefalite japonesa (32 indivíduos dos 18 aos 45 anos de idade) ou vacina contra a febre amarela (42 indivíduos dos 2 aos 45 anos de idade) 3 a 4 meses antes da administração de Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) não levou a quaisquer preocupações de segurança.
Para os pacientes que recebem tratamento com imunoglobulinas ou hemoderivados contendo imunoglobulinas, como sangue ou plasma, aconselha-se esperar, no mínimo, 6 semanas e, preferencialmente, 3 meses após o fim do tratamento antes de administrar a Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa), para evitar a neutralização dos vírus atenuados contidos na vacina.
Para informações sobre terapia imunossupressora ou terapia corticosteroide, consultar as contraindicações, advertências e precauções.
Ação da Substância Dengvaxia
Resultados de Eficácia
Imunogenicidade
Os dados de imunogenicidade foram coletados em um total de aproximadamente 3.104 indivíduos dos 9 aos 45 anos de idade de áreas endêmicas e que receberam pelo menos uma injeção da formulação final de Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa), de acordo com o esquema de vacinação preconizado, em 10 estudos clínicos randomizados, cegos para o observador e controlados por placebo de Fase II a Fase III. A maioria dos indivíduos tinham entre 9 e 17 anos de idade (n = 2.810).
Os dados de imunogenicidade apresentados correspondem aos títulos de anticorpos neutralizantes para cada sorotipo, medidos com o teste de neutralização por redução de placas (PRNT). Os resultados são apresentados como média geométrica dos títulos (MGTs), expressos em recíproca das diluições (1/dil), e são medidos no início do estudo e 28 dias após a terceira injeção de Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa).
Os dados de MGTs dos indivíduos entre 18 e 45 anos de idade incluídos nos estudos de segurança e imunogenicidade de Fase II realizados em áreas endêmicas (CYD22, CYD28 e CYD47) e dos indivíduos
entre 9 e 17 anos de idade incluídos nos 3 estudos de eficácia (o estudo de eficácia de Fase IIb, CYD23, e os dois estudos de eficácia em larga escala de Fase III, CYD14 e CYD15) são apresentados por estudo e região nas Tabela 1 e Tabela 2. Estudos prospectivos específicos de surtos não foram realizados com Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa).
Tabela 1: Dados de imunogenicidade contra a dengue antes da injeção 1 e 28 dias após a injeção 3 – MGTs de anticorpos contra os sorotipos 1 e 2 (1/dil) – PRNT da dengue – Indivíduos dos 9 aos 45 anos de idade em áreas endêmicas – PAC
PAC: População de Análise Completa.
O limite inferior de quantificação para anticorpos neutralizantes da dengue é 10 (1/dil).
As áreas endêmicas são definidas como áreas onde a doença é continuadamente presente na população nativa com surtos ou epidemias documentadas.
CYD22: Vietnã; CYD28: Singapura; CYD47: Índia; CYD14: Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã; CYD23: Tailândia; CYD15: Brasil, Colômbia, Honduras, México, Porto Rico.
Tabela 2: Dados de imunogenicidade contra a dengue antes da injeção 1 e 28 dias após a injeção 3 – MGTs de anticorpos contra os sorotipos 3 e 4 (1/dil) – PRNT da dengue – Indivíduos dos 9 aos 45
anos de idade em áreas endêmicas – PAC
PAC: População de Análise Completa.
1O estado imunológico contra a dengue na avaliação inicial (isto é, antes da primeira injeção), medido por PRNT, é definido como:
- Imune: indivíduos com anticorpos neutralizantes quantificados (? 10 [1/dil], o limite inferior de quantificação) contra pelo menos um sorotipo da dengue na amostra da avaliação inicial.
- Não imune: indivíduos sem anticorpos neutralizantes quantificados (lt; o limite inferior de quantificação) contra qualquer um dos 4 sorotipos da dengue na amostra da avaliação inicial.
O limite inferior de quantificação para anticorpos neutralizantes da dengue é 10 (1/dil).
As áreas endêmicas são definidas como áreas onde a doença é continuadamente presente na população nativa com surto ou epidemias documentadas.
CYD22: Vietnã; CYD28: Singapura; CYD47: Índia; CYD14: Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã; CYD23: Tailândia; CYD15: Brasil, Colômbia, Honduras, México, Porto Rico.
Em todos os grupos etários de todos os estudos, foi observado um aumento nas MGTs em relação à avaliação inicial para cada um dos 4 sorotipos 28 dias após a terceira injeção de Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa),independentemente da região, ou seja, Ásia-Pacífico ou América Latina.
Foram observadas diferenças nas MGTs 28 dias após a terceira injeção, sendo dependentes do estado imunológico contra a dengue1 antes da primeira injeção, da idade e da região.
No geral:
- Quanto mais altas as MGTs antes da primeira injeção, maiores são as MGTs 28 dias após a terceira injeção;
- As MGTs 28 dias após a terceira injeção foram maiores em indivíduos que eram imunes à dengue antes da primeira injeção em comparação aos indivíduos que não eram imunes à dengue
- antes da primeira injeção;
- O estado imunológico contra a dengue antes da primeira injeção é um fator de confusão de idade: quanto maior a idade do indivíduo, maiores são as MGTs antes da primeira injeção e maiores são as MGTs 28 dias após a terceira injeção, ou seja, a resposta imunológica em termos de MGTs 28 dias após a terceira injeção aumenta com a idade.
Dados sobre a persistência em longo prazo de anticorpos
Em indivíduos de 9 anos de idade ou mais em áreas endêmicas, foi observada uma diminuição nas MGTs contra todos os 4 sorotipos um ano após a terceira injeção e, então, foi observada uma tendência de estabilização nos anos subsequentes. A diminuição nas MGTs foi variável, dependendo da idade e do estado imunológico contra a dengue dos sujeitos antes da primeira injeção. As MGTs em longo prazo
para cada sorotipo mantiveram-se acima das MGTs antes da primeira injeção.
Eficácia
A eficácia da Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) foi avaliada em 3 estudos de eficácia randomizados, cegos para o observador e controlados por placebo: um estudo de suporte de eficácia de Fase IIb (CYD23), e 2 estudos de eficácia pivotais em grande escala de Fase III realizados em 5 países cada, sendo o CYD14 na Ásia e o CYD15 na América Latina.
Nos 2 estudos pivotais de Fase III, a eficácia foi avaliada em um total de 17.230 indivíduos dos 9 aos 16 anos de idade que receberam pelo menos uma injeção de Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) : 3.316 indivíduos dos 9 aos 14 anos de idade no CYD14 e toda a população em estudo no CYD15, ou seja, 13.914 indivíduos dos 9 aos 16 anos de idade. Mais de 70% dos indivíduos eram imunes à dengue na avaliação inicial.
Os estudos de eficácia são desenhados em 2 fases para detectar casos de dengue sintomáticos confirmados:
- A fase ativa (ou seja, até 25 meses após a primeira dose da vacina), na qual a vigilância foi desenhada para maximizar a detecção de todos os casos de dengue independente da gravidade (vigilância escolar, ligações telefônicas/mensagens de texto por celular ou vistas domiciliares).
- niciando a partir do fim da fase ativa, uma fase de vigilância hospitalar (ou seja, acompanhamento de longa duração para segurança e imunogenicidade até 6 anos após a primeira dose da vacina) com foco em casos de dengue que requerem hospitalização.
Os dados de eficácia da fase ativa foram analisados com base em cada estudo individual, CYD14 e CYD15, e através de uma metanálise realizada nos resultados de eficácia de ambos os estudos.
Em indivíduos dos 9 aos 16 anos de idade, a eficácia de Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) contra casos de dengue virologicamente confirmada (DVC) sintomática devido a qualquer e cada um dos 4 sorotipos foi demonstrada em ambos os estudos, CYD14 (não estatisticamente significante para o sorotipo 2) e CYD15, e na meta-análise. O período de avaliação se estendeu da primeira injeção até o final da fase ativa, isto é, ao longo do período de 25 meses após a primeira injeção.
A eficácia de Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) contra casos de DVC severa e contra casos de hospitalização por DVC (ou seja, a internação hospitalar devido a dengue, independentemente da gravidade) também foram avaliados. Para os casos de DVC grave, foram considerados dois tipos de desfechos: casos de DVC clinicamente grave e casos de DVC que atenderam os critérios da OMS para a febre hemorrágica da dengue (FHD). A eficácia da vacina foi demonstrada para estes três desfechos em ambos os estudos e na meta-análise.
Os resultados de eficácia também foram analisados de acordo com co-variáveis, ou seja, a idade no momento da primeira injeção e situação imunológica contra a dengue antes da primeira injeção. Em indivíduos dos 9 aos 16 anos de idade, não foi observado nenhum efeito significativo da idade sobre a eficácia da vacina, enquanto uma tendência para uma maior eficácia foi observada em indivíduos imunes à dengue no início do estudo em comparação com indivíduos não imunes à dengue no início do estudo (ver Tabela 3).
Os resultados de eficácia em indivíduos dos 9 aos 16 anos de idade são apresentados na Tabela 3 para cada um dos dois estudos de eficácia de fase III e na meta-análise. Os resultados são apresentados para toda a fase ativa de 25 meses.
Tabela 3: A eficácia da vacina (EV) estimada em indivíduos dos 9 aos 16 anos de idade a partir de uma meta-análise de dados de estudo de eficácia da fase III durante um período de 25 meses após a primeira injeção – PACE
PACE: População de Análise Completa para Eficácia
* A eficácia de Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) é considerada significativa se o limite inferior do IC de 95% é maior que 0.
IC: intervalo de confiança.
**A análise da eficácia da vacina de acordo com a situação imunológica contra a dengue antes da primeira injeção foi realizada no subconjunto de imunogenicidade de 2.000 indivíduos por estudo. Extrapolação dos dados de eficácia para os indivíduos dos 17 aos 45 anos de idade em áreas endêmicas.
Os 2 estudos de eficácia pivotais demonstraram que MGTs mais elevadas após a injeção 3 foram associadas a uma proteção superior. Antecipando níveis de anticorpos neutralizantes semelhantes ou mais elevados após a terceira injeção em adultos de áreas endêmicas, um nível de proteção semelhante ou superior após a terceira injeção de Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) é esperado em indivíduos dos 17 aos 45 anos de idade em áreas endêmicas em comparação com a eficácia da vacina observada nos estudos CYD14 e CYD15.
Características Farmacológicas
Mecanismo de ação
A Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa) contém vírus atenuados. Após a administração, o vírus se replica localmente e induz anticorpos neutralizantes e respostas imunológicas mediadas por células contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
Propriedades farmacocinéticas
Não foram realizados estudos farmacocinéticos com a Vacina dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante e atenuada) (substância ativa).
Dados pré-clínicos de segurança
Os dados pré-clínicos não revelaram riscos particulares para humanos com base em um estudo de toxicidade de doses repetidas e tolerância local, um estudo de distribuição e propagação, um estudo e neurovirulência e um programa de toxicologia ao desenvolvimento e reprodutiva.
Cuidados de Armazenamento do Dengvaxia
O prazo de validade da vacina é 36 meses.
Não utilize a Dengvaxia após a data de validade indicada no cartucho. A data de validade é referente ao ultimo dia do mês indicado.
Armazenar em refrigerador (entre + 2°C e +8°C).
Não congelar.
Manter a vacina dentro do cartucho para protegê-la da luz.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Apresentação
A vacina é um pó liofilizado branco e homogêneo com possível retração na base e pode formar um bolo anelado.
O diluente é um líquido límpido e incolor.
Após a reconstituição com o diluente fornecido, a Dengvaxia é um líquido límpido e incolor com a possível presença de partículas brancas a translúcidas.
Apresentação monodose
Após preparo, a Dengvaxia deve ser utilizada imediatamente.
Apresentação multidose
Após a reconstituição com o diluente fornecido, a Dengvaxia deve ser usada assim que possível e descartada no fim da sessão de vacinação ou em até 6 horas, o que ocorrer primeiro. Durante este período, a Dengvaxia deve ser mantida entre +2°C e +8°C, ou seja, em refrigerador, e protegida da luz.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Mensagens de Alerta do Dengvaxia
Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina.
Esta vacina não deve ser utilizada em mulheres grávidas.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Venda sob prescrição médica.
Dizeres Legais do Dengvaxia
Registro MS n° 1.1300.1159
Farmacêutica Responsável:
Silvia Regina Brollo
CRF-SP: n° 09815
Fabricado por:
Sanofi Pasteur
Val de Reuil, França
Importado por:
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Rua Conde Domingos Papaiz, 413 Suzano – SP
CEP 08613-010
CNPJ 02.685.377/0008-23