Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Dermolimp

Como o Dermolimp funciona?


Sua ação queratoplástica permite a descamção da pele, favorecendo uma eficaz ação antisséptica sobre o microrganismo causador da acne.

Contraindicação do Dermolimp

Este produto é contra indicado no caso de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, em crianças menores de 2 anos, eczema, em casos de fotosensibilidade, psoríase eritrodérmica e pustular generalizada.

Como usar o Dermolimp

Aplicar nas áreas afetadas, à noite, e retirar pela manhã.

Para correta utilização deste medicamento, solicite orientação do farmacêutico.

Precauções do Dermolimp

Pode ocorrer a absorção e sacilismo em uso prolongado.

Reações Adversas do Dermolimp

O Ácido Salicílico é irritante e pode causar dermatites. Foram relatadas reações alérgicas e reações de toxicidade no local de aplicação do uso do coaltar após exposição solar.

Não há informação sobre a frequência da incidência dessas reações.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Composição do Dermolimp

Cada grama de pomada contém

Ácido salicílico20mg
Excipiente q.s.p.1

Excipiente:

óleo mineral, vaseline sólida.

Apresentação do Dermolimp


Pomada 30g.

Uso adulto.

Uso dermatológico.

Interação Medicamentosa do Dermolimp

Não há relatos de interações medicamentosas com o medicamento.

Interação Alimentícia do Dermolimp

Não há relatos de interações alimentícias com o medicamento.

Ação da Substância Dermolimp

Resultados da eficácia

Ácido Salicílico tem sido utilizada por vários grupos de médicos na assistência aos pacientes com caspa e dermatite seborréica, por conter duas medicações eficazes no controle dessas afecções.

Assim, o coaltar e o ácido salicílico, com suas ações queratolíticas, anti- pruriginosas, anti-proliferativas, antiinflamatórias e anti-sépticas, associam-se de forma sinérgica para o tratamento das dermatites descamativas do couro cabeludo.

Características Farmacológicas

O ácido salicílico tem ação queratolítica, auxiliando a remoção das escamas superficiais e fragmentos, de maneira a permitir que o xampu entre em contato mais íntimo com a superfície do couro cabeludo.

O nome químico do ácido salicílico é ácido 2-hidroxibenzóico, sua fórmula molecular é C7H6O3 e possuiu peso molecular de 138,12. Apresenta-se como cristais aciculares brancos ou incolores ou como pó cristalino branco. Sua forma sintética é branca e sem odor e sua preparação natural proveniente do metilsalicilato pode ser discretamente amarelada ou rósea, com odor leve de menta.

O tempo para atingir o pico de concentração do ácido salicílico em aplicações tópicas é de 5 horas, atingindo concentrações entre 0,3 a 0,9 mg/l após o uso de 2 a 6 mg/l de metilsalicilato. A área sob a curva dos níveis séricos varia entre 15,3 ± 6,6 mg/h/l a 35,8 ± 11,8 mg/h/l. Em óleos contendo 5% e 10% de ácido salicílico, observou- se absorção sistêmica, com o uso tópico em pele, de 9,3% a 25,1%, cujo aumento foi notado após múltiplas aplicações.

Após a absorção, 50% a 80% do ácido salicílico se ligam a proteínas plasmáticas, mais precisamente à albumina sérica, com maior afinidade pela albumina fetal. Os metabólitos do ácido salicílico são os glucuronatos de salicilato e o ácido salicilúrico.

A excreção do ácido salicílico é 95% realizada pelos rins. O ácido salicílico facilita a descamação, solubilizando o cimento intercelular que une as camadas do estrato córneo, levando à perda da queratina. Além de suas ações queratolíticas, indicadas no tratamento das condições hiperqueratóticas da pele, o ácido salicílico possui ação fungicida e é usado topicamente no tratamento da infecção cutânea por dermatófitos.

Tal ação é efeito da remoção da camada córnea da pele, o que suprime o crescimento fúngico. O ácido salicílico também possui ação levemente anti-séptica.

Cuidados de Armazenamento do Dermolimp

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 a 30°C). Proteger da luz.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Dermolimp

Medicamento de notificação simplificada RDC Anvisa N° 199/20006. AFE n° 1.00571.1

Farm. Resp.:

Dr. Rander Maia
CRF – MG n° 2546

Belfar Ltda.

Rua Alair Marques Rodrigues, 516
CEP 31560-220
Belo Horizonte – MG
CNPJ: 18.324.343/0001-77
Indústria Brasileira

SAC:

0800 031 0055

Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Sair da versão mobile