Uma saúde bucal que não está em dia pode prejudicar o organismo todo
Quando falamos de uma má higiene bucal, é comum que as pessoas pensem apenas nas consequências mais óbvias, como a cárie, o tártaro e o mau hálito. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil as cáries acometem cerca de 60% das crianças com até 5 anos de idade, enquanto a halitose se apresenta em mais ou menos 30% da população geral.
É claro que todos esses são problemas que precisam de atenção de qualquer maneira, porém, o que muita gente não sabe é que, com a presença deles, a saúde do organismo todo também pode ser comprometida.
Como a falta de higiene bucal afeta a sua saúde
A boca é lugar propício para a proliferação de bactérias por causa do contato com o ambiente externo e a umidade, então, quando a higiene não é realizada corretamente, aumenta ainda mais as chances de problemas.
Essas bactérias podem se espalhar pelo sistema vascular e circular por todo o corpo por meio da corrente sanguínea. Caso cheguem até a válvula cardíaca, causam uma infecção grave, chamada de endocardite infecciosa que, se não tratada, pode resultar em insuficiência cardíaca e até óbito.
Outra consequência perigosa de uma má higiene bucal é o câncer de boca, que pode surgir nos lábios, mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e/ou assoalho da boca. Segunda o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o Brasil tem a 3ª maior incidência de câncer bucal do mundo.
O que e como fazer a higiene bucal corretamente?
De acordo com o Ministério da Saúde, é possível manter uma boa saúde bucal com alguns cuidados básicos, assim evitando doenças na região e preservando sua saúde geral:
- escove os dentes todos os dias, após cada refeição, por pelo menos dois minutos (recomendação dos profissionais da área);
- escolha sua escova de dentes com tamanho adequado e com as cerdas macias para não machucar as gengivas;
- as pastas de dentes precisam ter sais de flúor (fluoreto) na quantidade adequada para cada idade;
- utilize o fio dental todas as vezes e faça bochechos com flúor;
- em casos de uso de aparelhos ortodônticos, a atenção precisa ser redobrada e é indicado utilizar as escovas especiais prescritas pelo dentista;
- não se esqueça também de escovar a língua, pois é um local de instalação de bactérias e restos de comida;
- recomenda-se trocar as escovas de dentes a cada 3 meses para garantir sua eficácia e higiene;
- a alimentação também influência, principalmente a ingestão de doces. O indicado é diminuir o açúcar;
- visite seu dentista a cada 6 meses para limpeza e check-up.
FONTES:
Mantenha seu sorriso fazendo a higiene bucal corretamente, Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/mantenha_sorriso_fazendo_higiene_bucal.pdf
Higiene bucal para manter o corpo saudável, Sociedade Brasileira de Clínica Médica
http://www.sbcm.org.br/v2/index.php/artigo/1193-higiene-bucal-para-manter-o-corpo-saudavel