Dicas para melhorar a sua alimentação
Algumas pequenas mudanças de hábitos e comportamentos podem fazer a diferença na sua saúde
Cada vez mais estamos observando uma mudança nos hábitos nutricionais das pessoas. Uma pesquisa realizada este ano pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) mostrou que 80% dos brasileiros buscam uma alimentação mais saudável no dia a dia.
Investir em uma dieta balanceada não é só questão de manter a estética, mas também uma forma de evitar doenças crônicas como a obesidade, o diabetes, condições cardíacas e até o câncer. Mesmo na correria do cotidiano é possível adaptar a sua alimentação com algumas dicas simples.
Alimentação saudável no dia a dia
- alimentação saudável não precisa ser cara, os alimentos escolhidos podem ser os produzidos na região que você vive, desde que sejam naturais ou pouco processados
- dê preferência sempre aos alimentos não industrializados, coloridos e de qualidade. Se puder, prefira os orgânicos.
- baseie suas refeições nos princípios da pirâmide nutricional, com alimentos fontes de vitaminas, minerais, gorduras, proteínas e carboidratos. Todos distribuídos de maneira equilibrada e proporcional à sua demanda.
- dietas da moda não são necessariamente mais nutritivas. Busque ajuda de profissionais como endocrinologistas e nutricionistas para entender o que é melhor para a sua saúde e o seu quadro clínico.
- uma dica para a correria do dia a dia é organizar todas as suas refeições anteriormente, como nos finais de semana, já nas porções certas. Assim você não precisa arrumar qualquer coisa na pressa e nem acabar comendo alguma besteira na rua.
- tenha sempre um lanche saudável na bolsa ou mochila para os imprevistos, como frutas, castanhas e barras de cereais naturais.
- evite ficar beliscando entre as refeições, principalmente alimentos doces. Antes de comer, procure avaliar a sua saciedade e reflita se há realmente necessidade da ingestão naquele momento.
- diminua a quantidade de açúcar e também de sal nos seus alimentos.
- alimentação saudável também inclui líquidos para manter-se hidratado. Leve sempre uma garrafinha com você. O indicado é tomar de 2 a 3 litros de água por dia.
O comportamento saudável na hora da alimentação
Além da escolha dos alimentos e das porções que você vai ingerir, o comportamento que você tem na hora das refeições também impacta diretamente na sua saúde.
Dedique sua atenção ao momento da alimentação. Se estiver focado no que consome, certamente você estará mais atento à qualidade e acertará na quantidade que necessita ingerir.
FONTES:
Entrevista com Nutricionista na Revista A Lavadoura, Sociedade Nacional de Agricultura
http://www.sna.agr.br/alimentacao-e-nutricao-por-que-alimentar-se-bem/
Alimentação saudável: fiquei esperto!, Anvisa
http://www.anvisa.gov.br/propaganda/alimento_saudavel_gprop_web.pdf
Alimentação e nutrição no Brasil, MEC e Governo Federal
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=610-alimentacao-e-nutricao-no-brasil&Itemid=30192
Estou interessada em saber como calcular o valor calorico das refeicoes?Por exemplo,??em carbohidratos, para saber o valor nutritivo do que estou consumindo, se puder avaliar, p.ex., 1 colher cheia de arroz equivale a …. calorias, 1 paozinho frances possui cerca de …. caloris e …gr.de acucar, gr.de sal, etc. ou quando se fala em porcao de legumes ou frutas,qual e a medida para se caracterizar 1 porcao pois as piramides trazem as calorias a serem cnsumidas mas para o povo fica dificil identificar quanto de que material equive a esta quantidade de calorias. Se houver uma tabela ou similar,ajudariano calculo para preparar as refeicoes do dia a dia, seja em casa,escola,crecheou asilo para idosos, etc.Agradeco desde ja.